Minha namorada é border, e estamos morando juntos a 1 ano e 8 meses. Ela quer se casar, contudo não

5 respostas
Minha namorada é border, e estamos morando juntos a 1 ano e 8 meses. Ela quer se casar, contudo não tenho certeza se é o momento certo, até pelo pouco tempo só que quando falo isso, geram diversas brigas, ataques de fúria e pertences destruídos. Como agir nesta situação?
Olá! Realmente pode ser bem difícil se relacionar com o Transtorno de Personalidade Borderline, tanto para você, como para ela. É importante que você tente não tomar como pessoal as reações intensas que ela tem nesse momento. Seria importante que você também pudesse fazer terapia para aprender a lidar com tudo isso.

E apesar de não existir uma maneira correta para lidar com essa situação, algumas coisas costumam funcionar melhor. Ouça com atenção o que ela tem a dizer, tentando entender a emoção que ela está sentindo, mas evite ser categórico ao afirmar coisas como "eu sei como você está se sentindo" porque isso pode aumentar as respostas emocionais dela. Por último, tente ajudá-la a econtrar uma solução para o que ela está buscando, provavelmente o casamento é uma maneira dela se sentir mais segura e amada na relação com você. Existem outras formas que podem ajudá-la a sentir que você gosta e está com ela? Um abraço!

Entre as características do transtorno de personalidade borderline podemos encontrar: medo do abandono (real ou imaginado), raiva intensa e um baixo limiar às frustrações. Essas características podem dificultar conversas delicadas com a sua namorada, pex. sobre casar. Ao dizer que acha melhor esperar um pouco, ela pode sentir que você na verdade irá abandoná-la, e frustando um desejo dela podem surgir os ataques de fúria que você cita acima.
Não existe jeito certo de agir nessas situações mas sugiro que ao conversar com ela tente estar em um momento mais sereno, tente comunicar o que você quer de maneira clara para evitar interpretações equivocadas e se certifique que ela está entendendo (na maioria das vezes que o falamos não é a mesma coisa que o outro escuta e vice-versa, uma dica!).
É importante que fique claro que talvez você sozinho não consiga fazê-la enxergar que seu intuito não é abandonado-la, sendo fundamental que ela tenha um acompanhamento psicológico que a dê suporte.
Acredito que se ela não faz acompanhamento vai dificultar ela trabalhar essa situaçao.
Se vai continuar o namoro, seria interessante se consultar com um psicoterapeuta, pois não é fácil conviver com quem vive nas polaridades das emoções. Pode se sentir minado, cansado, confuso.
A convivência com pessoas com transtorno de personalidade é muito dificil, voce ja esta tendo sinais com apenas um anone pouco de namoro, é importante que ela faça terapia e acompanhamento com psiquiatra para tratar os sintomas da doença . É implrtante que voce também procure ummprofissional para saber lidar e entender este relacionamento e suas consequencias !!