minha namorada em um problema de descontrole, quanto sente muita raiva me bate, e depois chora arrependida

11 respostas
minha namorada em um problema de descontrole, quanto sente muita raiva me bate, e depois chora arrependida e quer cuidar de mim... O que fazer com relação a isso nela ?
Seria interessante você sugerir que ela busque ajuda especializada (psiquiatra e psicólogo), pois descontrole da raiva pode indicar um quadro de Transtorno Explosivo Intermitente.

Independente das dificuldades dela, também é importante que você olhe para si mesmo. Observe como a questão dela afeta você e como lida com isso. Talvez possa considerar a possibilidade de buscar terapia também para você.

Sua namorada tem uma agressividade contida,isto é, a agressividade está dentro dos sentimentos dela.
Quando ela sente raiva , ela não consegue conter a raiva e explicar o que sente. É um distúrbio que deve ser investigado por psicoterapeuta ou psiquiatra. Ela deve cuidar das emoções, procurando um melhor equilíbrio e desta maneira conseguirá resolver este
problema.
É fundamental conversar com sua namorada num momento de calma entre vocês e propor que ela procure aconselhamento com um psicólogo. Caso ela não queira procurar ajuda profissional, seria importante que você conversasse com um psicoterapeuta para compreender melhor o que ocorre na relação de vocês: por que ela se descontrola e por que você permite que isto ocorra.
Numa situação de violência física é importante que você se afaste para manter a integridade física de ambos.
Procure ajuda.
Olá amigo,
ter controle para se comunicar é uma habilidade social. Portanto isso pode ser desenvolvido e estimulado. Em um diálogo nos também precisamos prestar atenção em quem é o ouvinte. Sendo assim, você pode desenvolver um papel muito importante na melhoria da relação do casal. Fortaleça o comportamento adequado da sua namorada, devolvendo atenção e carinho sempre que ela se comportar assim.
Um treino de assertividade (capacidade de expressar seus sentimentos) e um treino de empatia ( se expressar de forma atenta a necessidade do outro) são treinos possíveis em uma psicoterapia comportamental e costuma gerar resultados muito proveitosos nas relações sociais!
Vocês têm uma boa comunicação? Muitas vezes, a violência pode ser produto de uma tentativa desesperada (e errada) em comunicar alguma coisa. Mas para melhorá-la, muitas vezes o casal não dá conta sozinho. Procure ajuda, pois a violência muitas vezes cresce em uma escalada sem fim dentro de um relacionamento e é bem destruidora da auto-estima (tanto de quem agride como também de quem é agredido). Leia algo sobre assertividade. Acho que pode ajudar.
Assim como alguns colegas sugeriram, também sugiro que ela procure a ajuda de um psiquiatra primeiramente, e o mesmo poderá encaminhar ao psicólogo (ainda mais porque se procurar ajuda através de convênio é necessário o encaminhamento de um psiquiatra).
E após o psiquiatra procurar ajuda de um psicólogo, o mesmo poderá dar um direcionamento para o caso
O comportamento agressivo de sua namorada é um comportamento aprendido que foi construído ao longo da história de vida dela. É preciso que você converse com ela num momento em que esteja tranquila para sugerir um acompanhamento psicológico. A busca por um profissional especializado vai ajudá-la a entender melhor as causas deste comportamento agressivo, em que situações ele se manifesta e quais as consequências do mesmo. O terapeuta vai ajudar sua namorada a entender o que está acontecendo e propor mudanças comportamentais, a fim de lidar melhor com este problema.
Olá!
Pela sua fala parece que você se sente um pouco confuso quanto aos sentimentos dela, porque ao mesmo tempo que ela briga e bate em você, ela se arrepende e quer cuidar de você, mas você não sabe o que fazer quanto a isso e por isso está buscando uma ajuda. Sugiro que você tente conversar com ela, pois o diálogo é fundamental numa situação como essa. Se não houver abertura por parte dela para vocês conversarem, sugiro uma terapia de casal para vocês, para conseguirem entender o que está acontecendo na relação de vocês. Agora, se o problema for mais dela, aí sugiro que ela busque uma terapia para ela, para resolver as questões dela!

Espero ter ajudado!
Abraços,
Marcela.
Sugiro, antes de mais nada, que você procure ajuda Psicoterapêutica para si. Vai facilitar bastante o manejo da relação existente entre vocês. À ela, seria interessante a Psicoterapia individual para alívio dos sintomas apresentados. Resumindo: ambos necessitam de Psicoterapia Individual, pois os sintomas de ambos precisam ser melhor observados e trabalhados.
Em um relacionamento afetivo, seja ele qual for ( hétero, homo, entre amigos, colegas de trabalho, etc) as duas pessoas precisam estar implicadas no bem-estar do outro, mas para isto acontecer, se faz necessário que seja desenvolvido o autocuidado. Afinal, como irei cuidar do outro se não cuido de mim?!

Abraços Fraternos.
No exato momento da explosão, da raiva que se manifesta através do comportamento agressivo, não há muito o que fazer. O descontrole e a forte corrente de emoção certamente a impedirão de ouvir qualquer apelo. Diante da violência física é importante proteger-se e, de preferência, afastar-se para proteger a ambos. Num momento mais tranquilo é importante retomar a situação e conversar seriamente a respeito. Procurar escutá-la sem julgamento pode ser fundamental para que ela perceba seus excessos, o que os tem disparado e assim reconhecer a necessidade de ajuda terapêutica. Essas conversas, contudo, tem um objetivo claro: ajudá-la a pedir ajuda e essa ajuda não pode ser dirigida a você que é seu namorado, mas a um profissional. É preciso que você possa deixar claro seu desconforto e preocupação. Estabelecer limites é muito importante, já que a felicidade de um casal passa, necessariamente, pela felicidade de cada um.
Olá, você consegue identificar em qual momento isso ocorre? Onde vocês estavam, pessoas, o que faziam, falavam, viam antes de entrar nessa raiva descontrolada e bater em você? Tente lembrar desses momentos e identificar alguma coisa que possa estar acionando a situação nela.. No momento de raiva ela não irá lhe ouvir, vai estar descontrolada por alguns minutos e acaba batendo muito provavelmente, e quando passa vem esse arrependimento e nesse momento ela te posiciona o que sentiu e razão do descontrole?.. Ela precisa buscar ajuda porque a violência pode aumentar, acabar de forma jurídica, enfim, várias outras possibilidades. Indico um trabalho em conjunto de psiquiatra e psicólogo para ajudar neste processo, será bem importante. Boa sorte!!