Minha sogra se estressa com tudo e começa se coçar o corpo todo. Já virou amiga intima da escova de

8 respostas
Minha sogra se estressa com tudo e começa se coçar o corpo todo. Já virou amiga intima da escova de cabelo. Como deve se controlar esse stress ou qual tipo de remédio pode tomar? Porque aqui em casa já esta virando farmácia nada passa. Coça vem o vermelhidão fica roxo ele sente o sangue correndo pelas veias.
A coceira pode ser sim um sintoma do estresse. Ela pode aparecer como somatizacão neste processo.
Sem entender exatamente o que está acontecendo não há como indicar nenhuma medicação.
O ideal é que ela investigue com um médico se não há uma razão orgânica. E se ela já fez isso. A psicoterapia pode ajudá-la neste processo ela poderá entender e lhe dar melhor com suas emoções. O que poderá ter efeito no sintoma da coceira.

Recomendo uma avaliação com um médico que pode ser um profissional que já a assiste, para que verifique se existe um componente fisíco para tais sintomas.
A Psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento e assim atingir o equilíbrio psico emocional para lidar de forma eficaz com o estresse.

Abraços
Urticária nervosa, o estresse, tensão emocional, podem sim ser a base para desencadear a coceira intensa. Ainda mais quando a urticária termina no momento que o estresse acaba. Recomendo que vá ao médico dermatológico e psiquiatra, que façam avaliações físicas e mentais e também acompanhamento psicológico. Abraço e boa sorte !
É muito provável que essa coceira seja mesmo do estado de estresse. Antialérgicos não vão resolver, apenas ajudam na crise que se mostra na pele. Ela precisa de fazer uma terapia para identificar o que está causando tudo isso e, através disso, tomar consciência e conviver com isso sem maiores transtornos.
Me parece claro a relação do estresse com a coceira. Como foi relatado, se estressa com tudo. Assim que possível, procure um psicólogo para tratar o estresse e a causa desse estresse.
Como os colegas do Doctoralia orientaram, médico e psicoterapia são indicados neste caso, da forma como você apresenta a situação. Gostaria de dar minha contribuição ao lembrar que é comum o idoso ter fragilidade no sistema imunológico e o que fortalece este sistema, é a pessoa fazer o que gosta, o que a faz sentir satisfação. Este cuidado com o comprovante é importante. Também gostaria de lembrar, que todo grande problema começa com um detalhe que não foi valorizado. É preciso rever as situações vividas pela sua sogra, refletir e encontrar a oportunidade para fortalece-la.
Como seria para ela pensar em buscar um psicologo? A coceira pode estar relacionada a algo emocional que ela vem sofrendo e pode não estar percebendo. Pode sim ser sintoma de estresse, como foi falado aqui por outros profissionais, mas seria interessante uma investigação de um médico, juntamente à terapia, para detectar a origem da coceira.
Boa noite. Sugiro que a primeira providência venha para atenuar as coceiras que devem ser muito ruins para ela. Vocês podem usar práticas naturais como banhos de chás de camomila que alivia o sintoma da cosseira. Este banho pode ser regado a uma música tranquila uma luz mais suave que possibilitam um relaxamento aliviando o estresse. Depois procurar entender o que desencadeia esta reação corporal, observar se é alimentar, se é quando se irrita, enfim ao que desencadeia. A psicoterapia vai ajudá-la a identificar o fator que gera estas cosseiras e construir caminhos de resolver . boa sorte