Minha tia usa marcapasso ha mais ou menos 10 anos, ela vai sempre às revisões, troca de bateria etc.,

3 respostas
Minha tia usa marcapasso ha mais ou menos 10 anos, ela vai sempre às revisões, troca de bateria etc., agora na última revisão que ela foi, disseram para ela que o marcapasso dela vai durar apenas 3 meses e que não vão trocar porque não pode mais, o que fazer?
Não existe contra-indicação para troca de bateria (unidade geradora) do marcapasso. Se já está no fim da bateria (menos que 3 meses) deve ser programada a troca que é um procedimento simples.
Se o paciente for dependente do marcapasso a não realização do procedimento pode ser acompanhada de morte.
Antes de esgotar por completo a bateria, o marcapasso perde suas propriedades como redução da frequência cardíaca programada.
Antes da realização da troca é importante saber como está a integridade dos eletrodos, pois se tiver algum eletrodo funcionando mal, o procedimento de troca da bateria deve ser acompanhado de recolocação de outro eletrodo com ou sem a retirada do eletrodo antigo (o que aumenta a complexidade do procedimento).
Espero ter ajudado. Boa sorte.

Deve trocar! O momento de troca eletiva de marcapasso, ERI - Elective Replacemente Indication, é determinado pelas avaliações. Após esta data, ele funciona ainda alguns meses em modo de emergência. E então para!!!
Não há contra-indicação nenhuma para troca de aparelho: nem idade, nem doenças (seja cancer ou alzheimer).
A troca é muito simples, realizada em 10-20 minutos, com anestesia local. A paciente vai pra casa minutos após o procedimento.
É muito raro isso acontecer, mas pode ser que o coração da sua tia tenha sofrido alguma alteração que o fez deixar de precisar do marca-passo. Por exemplo, uma pessoa que use um marca-passo atrial de câmara única pode vir a deixar de precisar do marca-passo caso seu coração sofra uma fibrilação atrial crônica. Mas, repito, casos como esse são raríssimos. Já fatores como idade ou outras doenças não impedem a troca do marca-passo -- salvo em casos de extrema debilidade de saúde, como quando a pessoa está quase à beira da morte. Por isso, peçam mais esclarecimentos ao profissional médico que as orientou a não realizar a troca. Caso não concordem com a conduta, marquem uma consulta com outro médico especializado em marca-passo e peçam uma segunda opinião.