Minha tia usa marcapasso ha mais ou menos 10 anos, ela vai sempre às revisões, troca de bateria etc.,

3 respostas
Minha tia usa marcapasso ha mais ou menos 10 anos, ela vai sempre às revisões, troca de bateria etc., agora na última revisão que ela foi, disseram para ela que o marcapasso dela vai durar apenas 3 meses e que não vão trocar porque não pode mais, o que fazer?
Não existe contra-indicação para troca de bateria (unidade geradora) do marcapasso. Se já está no fim da bateria (menos que 3 meses) deve ser programada a troca que é um procedimento simples.
Se o paciente for dependente do marcapasso a não realização do procedimento pode ser acompanhada de morte.
Antes de esgotar por completo a bateria, o marcapasso perde suas propriedades como redução da frequência cardíaca programada.
Antes da realização da troca é importante saber como está a integridade dos eletrodos, pois se tiver algum eletrodo funcionando mal, o procedimento de troca da bateria deve ser acompanhado de recolocação de outro eletrodo com ou sem a retirada do eletrodo antigo (o que aumenta a complexidade do procedimento).
Espero ter ajudado. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Deve trocar! O momento de troca eletiva de marcapasso, ERI - Elective Replacemente Indication, é determinado pelas avaliações. Após esta data, ele funciona ainda alguns meses em modo de emergência. E então para!!!
Não há contra-indicação nenhuma para troca de aparelho: nem idade, nem doenças (seja cancer ou alzheimer).
A troca é muito simples, realizada em 10-20 minutos, com anestesia local. A paciente vai pra casa minutos após o procedimento.
É muito raro isso acontecer, mas pode ser que o coração da sua tia tenha sofrido alguma alteração que o fez deixar de precisar do marca-passo. Por exemplo, uma pessoa que use um marca-passo atrial de câmara única pode vir a deixar de precisar do marca-passo caso seu coração sofra uma fibrilação atrial crônica. Mas, repito, casos como esse são raríssimos. Já fatores como idade ou outras doenças não impedem a troca do marca-passo -- salvo em casos de extrema debilidade de saúde, como quando a pessoa está quase à beira da morte. Por isso, peçam mais esclarecimentos ao profissional médico que as orientou a não realizar a troca. Caso não concordem com a conduta, marquem uma consulta com outro médico especializado em marca-passo e peçam uma segunda opinião.

Especialistas

Eduardo da Costa Rodrigues

Eduardo da Costa Rodrigues

Cirurgião cardiovascular

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rilson Moitinho

Rilson Moitinho

Cirurgião cardiovascular

Salvador

Agendar uma visita
Fabiano André Pereira

Fabiano André Pereira

Cirurgião cardiovascular

São Paulo

Agendar uma visita
Mauricio Basilio

Mauricio Basilio

Cirurgião cardiovascular, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Luiz Neves Neto

Luiz Neves Neto

Cirurgião cardiovascular

Curitiba

Agendar uma visita
Dilmar Cardeal da Cunha

Dilmar Cardeal da Cunha

Cirurgião cardiovascular, Cirurgião geral

Goiânia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 86 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.