Minha tia usa marcapasso ha mais ou menos 10 anos, ela vai sempre às revisões, troca de bateria etc., agora na última revisão que ela foi, disseram para ela que o marcapasso dela vai durar apenas 3 meses e que não vão trocar porque não pode mais, o que fazer?
Dr. Rodrigo Paez
Dr. Rodrigo Paez
Cardiologista, Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Deve trocar! O momento de troca eletiva de marcapasso, ERI - Elective Replacemente Indication, é determinado pelas avaliações. Após esta data, ele funciona ainda alguns meses em modo de emergência. E então para!!!
Não há contra-indicação nenhuma para troca de aparelho: nem idade, nem doenças (seja cancer ou alzheimer).
A troca é muito simples, realizada em 10-20 minutos, com anestesia local. A paciente vai pra casa minutos após o procedimento.

Dr. Roberto Costa
Dr. Roberto Costa
Cirurgião cardiovascular
São Paulo
É muito raro isso acontecer, mas pode ser que o coração da sua tia tenha sofrido alguma alteração que o fez deixar de precisar do marca-passo. Por exemplo, uma pessoa que use um marca-passo atrial de câmara única pode vir a deixar de precisar do marca-passo caso seu coração sofra uma fibrilação atrial crônica. Mas, repito, casos como esse são raríssimos. Já fatores como idade ou outras doenças não impedem a troca do marca-passo -- salvo em casos de extrema debilidade de saúde, como quando a pessoa está quase à beira da morte. Por isso, peçam mais esclarecimentos ao profissional médico que as orientou a não realizar a troca. Caso não concordem com a conduta, marquem uma consulta com outro médico especializado em marca-passo e peçam uma segunda opinião.

Dr. Fábio Erthal
Dr. Fábio Erthal
Cardiologista
Niterói
Não existe contra-indicação para troca de bateria (unidade geradora) do marcapasso. Se já está no fim da bateria (menos que 3 meses) deve ser programada a troca que é um procedimento simples.
Se o paciente for dependente do marcapasso a não realização do procedimento pode ser acompanhada de morte.
Antes de esgotar por completo a bateria, o marcapasso perde suas propriedades como redução da frequência cardíaca programada.
Antes da realização da troca é importante saber como está a integridade dos eletrodos, pois se tiver algum eletrodo funcionando mal, o procedimento de troca da bateria deve ser acompanhado de recolocação de outro eletrodo com ou sem a retirada do eletrodo antigo (o que aumenta a complexidade do procedimento).
Espero ter ajudado. Boa sorte.

Especialistas em Troca de gerador de marcapasso

Cartlos Eduardo Vilhena Favaro

Cartlos Eduardo Vilhena Favaro

Cardiologista

Santo André

Amira Rose Costa Medeiros

Amira Rose Costa Medeiros

Cardiologista

João Pessoa

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Antonio Carlos Camargo Da Rosa

Antonio Carlos Camargo Da Rosa

Cardiologista

Francisco Beltrão

Isis Sandra Frota Oliveira Lopes

Isis Sandra Frota Oliveira Lopes

Angiologista

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.