mitomania deve ser tratada com qual abordagem psicológica?

11 respostas
mitomania deve ser tratada com qual abordagem psicológica?
Eu diria a você que inicialmente deve-se entender a origem desse transtorno. Existe a possibilidade de ser adjacente a algum outro quadro. Assim, com o entendimento dos gatilhos e mecanismos que levam a tal compulsão, é possível identificar a melhor estratégia de tratamento. A psicoeducação do quadro e o autoconhecimento são partes fundamentais em qualquer tratamento, e a Terapia Cognitivo Comportamental persegue essas premissas na conduta terapêutica.
Boa sorte e grande abraço

Olá!Não existe abordagem específica para problemas específicos. O ideal é que vc busque um profissional com o qual você estabeleça um vínculo de confiança e que se sinta atendido na sua demanda. Dessa forma, tanto abordagem Cognitivo-Comportamental, quanto abordagens Humanistas ou Psicanalíticas podem ser úteis. O importante é você procurar ajuda e se identificar com o profissional. Boa Sorte!
Olá, creio não haver necessidade de definir a abordagem para iniciar o tratamento, principalmente se o olhar estiver voltado para a função do sintoma (comportamento).
Busque pelo profissional que melhor atende os quesitos de confiança e empatia, bem como pelo engajamento ao tratamento.
Forte abraço.
Terapia EMDR pode te ajudar a tratar as raízes de comportamentos cronificados, bem como os que você descreve.
Olá! o que você descreve como diagnóstico é facilmente tratado com um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Paz e bem!
Conforme os demais especialistas já comentaram, várias abordagens podem tratar a mitomania. O mais importante é que a relação terapêutica seja de confiança e empatia. Para que possa conhecer um pouco mais, converse com seus conhecidos e leia artigos de fontes confiáveis, assim poderá escolher algo que "tenha mais a ver com você", Boa sorte!
Olá! A terapia cognitivo-comportamental, alicerçada na influência do seu jeito de pensar, seus pensamentos e seus comportamentos, é uma abordagem muito eficaz no tratamento de diversos transtornos. Aliada a terapia do esquema, que resgata às causas do seu funcionamento auto-sabotador, torna o processo de psicoterapia muito efetivo. Mas cada paciente se adapta a determinada abordagem. E como já foi dito, o mais relevante é o vínculo que se estabelece entre psicoterapeuta e paciente. Procure por um profissional qualificado.

Abraço!
Acredito que uma relação terapêutica satisfatória, onde se estabelece um vínculo terapêutico gerador de segurança e confiança, seja o alicerce para um tratamento psicoterápico bem sucedido, independente da abordagem teórica adotada.
Olá. A Mitomania refere-se à um transtorno psicológico que é a compulsão em mentir..A terapia Cognitivo Comportamental é indicada para o tratamento de compulsões, onde será identificado os seus pensamentos disfuncionais que o levam a tal prática. Através da reestruturação cognitiva dos seus pensamentos, o seu comportamento e emoções serão mudados. Há tratamento.Abraço.
Olá ... antes de tudo não fique preso quanto a abordagem, para um bom processo terapêutico, você deve procurar é um Psicólogo Clínico com o qual você estabeleça uma relação de confiança e se sinta seguro e confortável para falar de sua vida, seus pensamentos, formado essa aliança terapêutica, você e seu psicólogo traçaram estratégias para o enfrentamento da sua demanda.
Olá, acredito que o mais importante neste processo será a sua identificação e vínculo com o seu psicólogo. Abraços.