Não tenho resistência insulínica, nem aumento de hormônio masculino, aumento de pelos, nem obesidade.

5 respostas
Não tenho resistência insulínica, nem aumento de hormônio masculino, aumento de pelos, nem obesidade. Meus sintomas são pele oleosa e acne, atraso menstrual e os microcistos no ultrassom. Tento engravidar há um ano sem sucesso. O diagnostico de SOP é correto para o meu caso?
A pele oleosa e a acne poderiam ser considerados critérios clínicos de hiperandrogenismo (aumento de hormônios masculinos), em conjunto com as irregularidades menstruais e o aspecto ultrassonográfico, por alguns protocolos poderia sim fechar como diagnóstico de SOP. Porém ele também é um diagnóstico de exclusão, na qual sempre deve-se descartar outras possibilidades que causem sintomas semelhantes.

Hoje é fundamental uma correta avaliação da reserva ovariana, antes de se iniciar uma indução da ovulação, principalmente na sompc, onde existe aumento excessivo dos ovários. Para tanto, dosa-se o amh , e faz-se contagem dos foliculos antrais. Converse com seu médico.
Olá. Para o diagnóstico de SOP você deverá ter 2 dos 4 critérios: 1)irregularidade menstrual; 2)sintomas hiperandrogênicos como acne, pele oleosa, excesso de pêlos; 3)aumento dos andrógenos (testosterona, DHEAS); 4)cistos nos ovários ao ultrassom (mais que 12 menor de 9 mm). Você precisa excluir outras desordens hormonais: hipotireoidismo, hiperprolactinemia, hiperplasia adrenal, falência ovariana precoce, etc.
Você tem 3 dos 4 critérios. Excluindo os outros problemas hormonais você tem o diagnóstico de síndrome do ovário policístico.
Algumas mulheres conseguem engravidar espontaneamente realizando atividades físicas, controlando e perdendo peso e com dieta pobre em gordura e carboidrato.
Algumas mulheres que não ovulam, precisam de indução de ovulação. Este deve ser o seu caso, pois você relatou atrasos menstruais.
Converse com o seu médico. Você tem uma dificuldade mas não uma impossibilidade de gravidez.
Concordo com os outros colegas ginecologistas, o diagnóstico parece ser de SOP, mas a investigação de outras causas para a infertilidade se faz necessária. Precisamos saber também se você ovula e acompanhar esta ovulação poderia facilitar a suas tentativas. Concordo com a necessidade de hábitos saudáveis como dieta equilibrada, manutenção de peso normal para sua altura, controle da gordura abdominal e atividade física. Precisamos também avaliar se há necessidade de usar algum hormonio para regularização do ciclo menstrual e sempre bom investigar seu parceiro. Ele já fez espermograma? A infertilidade pode ser do casal! abs
Olá!
Procure seu especialista o quanto antes.
Seu diagnóstico será desvendado.