Não tenho uma boa relação familiar. Como lidar com pais conservadores, pessimistas, que vivem reclam

26 respostas
Não tenho uma boa relação familiar. Como lidar com pais conservadores, pessimistas, que vivem reclamando de você e das coisas? Isso está atrapalhando e muito minha vida, eu tenho TOC, e parece que piora quando ha brigada aqui. O que fazer?
bom dia, é interessante se distanciar do pessimismo dos pais e tentar se fortalecer sobre o que deseja realizar, ser mais assertiva nas escolhas que respeitam mais tuas capacidades para conseguir ter sucesso no teu trabalho e/ou estudo. E´importante a psicoterapia que vai te ajudar a se conhecer melhor e ter um apoio para se confrontar sem estresse, sem briga e te deixar mais tranquila sobre teus desejos para tua vida.

Boa tarde. É possível que sua percepção da dinâmica familiar esteja sendo afetada pelos próprios sintomas do TOC. Esses sintomas são, em grande parte, mecanismos desenvolvidos pela mente para o controle temporário da ansiedade, e independentemente da estratégia de manejo que você consiga aplicar na relação com seus pais, provavelmente será muito difícil obter a remissão do transtorno de um modo mais completo sem ajuda especializada. Visto que você tem um grau considerável de consciência a respeito da sua doença, aproveite o momento e busque auxílio de um psicólogo de sua confiança, para juntos traçarem um programa de tratamento. Com a psicoterapia adequada, as chances de cura são grandes. Abraços, e boa sorte.
Pelo o seu relato, há um disfuncionalidade na relação famíliar. Veja a possibilidade de buscar uma terapia em familia, ajudará muito a relação de você. Um grande abraço - Josué Wesley
Olá. Sugiro que você busque terapia tanto pra aprender a lidar com esses pais quanto pra lidar com seu toc. Boa sorte
É muito importante que procure um psicólogo que com certeza irá indicar psicoterapia. Mesmo que haja toda uma problemática familiar, o fato de só vc estar em terapia permitirá um bom trabalho igualmente. Trabalhará seus aspectos internos e suas relações externas, promovendo aprendizagem e mudanças.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Fazer psicoterapia seria ideal pra você. Pois aprenderia a lidar com o conflito familiar e com suas emoções, incluindo o TOC. Lembrando que a psicoterapia complementa o tratamento psiquiátrico para o TOC.
Bom dia!
Não há uma formula certa de como agir com pais assim. O melhor seria fazer uma teriapia psicologica para que o/a terapeuta possa junto com você , criar formas de melhor lidar com isso.
Boa Tarde, você faz uma observação importante e com muito boa percepção de sua parte ,relatando a dificuldade de comunicação na família, e sua sensação de impotência , nao ser ouvida,nao poder argumentar , porque nao se sente aceita em seu ponto de vista, etc, e tambem relaciona isto com o aumento de sofrimento em relação ao TOC. Geralmente os transtornos emocionais são gerados e mantidos pelo ambiente, e a familia. Isto nao se refere à falta de amor ou de bondade ou mesmo de cuidados dos pais.Muitas familias são muito rígidas , afetando a comunicação e aceitação do que um membro traz de pensamentos um pouco diferentes. Atualmente os estudos e pesquisas sobre o funcionamento familiar , permite que muitos sintomas das familias possam se tornar mais funcionais, inclusive melhorando os sintomas individuais que trazem sofrimentos.Uma terapia de familia, no seu caso pode se alternar com uma terapia individual e as mudanças aparecerem mais rapidamente. Abraços
Olá Boa Tarde!
O ideal seria uma terapia familiar!
Mas muitas vezes não é o que acontece!
Busque apoio psicológico! Além do desgaste familiar você vem apresentando TOC e que intensifica quando há conflitos.
Imagino a sua dificuldade e o quanto possa estar se sentindo sozinho. A terapia vai lhe ajudar a perceber onde você está nesta constelação familiar, qual lugar você ocupa nesta família e como está essa diferenciação. ali.O processo lhe ajudará a visualizar, lhe fortalecer e assim buscar o seu lugar.
Reflita e sucesso!
Abraços
Maria Consolata Pappacena
Conflitos entre gerações é bastante comum nos dias de hoje, eu vejo algumas saídas, por exemplo: psicoterapia familiar, psicoterapia individual ou em grupo e uma constelação familiar, pesquise sobre essa última. Espero ter ajudado.
Olá, sugiro que busque atividades que te acalmem, um escape para esses momentos de briga. Tente algumas altervativas, até achar a ideal para você. Não sei como é o funcionamento da sua família, mas dependendo de como for, você pode tentar conversar com eles sobre isso, dizer o quanto esses comportamentos te afetam, tentar uma terapia de família, ou, se nada disso der certo, busque uma psicoterapia individual mesmo, para você aprender a lidar melhor com essa situação e se fortalecer. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
A melhor escolha para você nesse momento é procurar um psicólogo para falar sobre essas questões familiares, e de como elas o afetam. Sem dúvida a sua vida vai melhorar se você puder falar e ser escutado por um profissional.
Seria interessante primeiro entender se já está em acompanhamento psicológico. Se você for menor de idade, talvez expor de alguma maneira essa situação aos pais, se for maior talvez se afastar por um tempo para entender algumas coisas em relação à sua vida e depois tomar decisões do que fazer nessa situação. O fato é que seis pais só mudarão se eles quiserem, então, nesse caso você precisa procurar um auxílio para saber lidar com essa situação
Acredito que fazer uma psicoterapia possa vir a ser muito importante pra você. Nesse espaço você poderia trabalhar suas angústias, sua autoestima, se fortalecer e abordar também o seu relacionamento familiar. Será um espaço onde você poderá trabalhar também o TOC, a Terapia Cognitivo Comportamental tem uma boa abordagem desse problema.
Olá! É realmente bem complicada essa situação. Nossa saúde mental muitas vezes é influenciada pelo nosso contexto familiar. É necessário aprender a estabelecer limites para que você consiga separar o que é deles e você também compartilha e o que não é seu. É preciso lembrar também que não podemos mudar ninguém, são as pessoas que mudam por si mesmas.

A psicoterapia pode te ajudar a aprender a lidar com todas essas questões. Estou à disposição! Um grande abraço para você!
Preciso te dizer, você não esta sozinho, eu atendo diariamente muitas pessoas com as mesmas queixas. Já ouviu falar de constelação familiar, psicoterapia sistêmica?
São duas técnicas que podem te ajudar muito. Você nunca vai mudar seus pais, mas você pode mudar a sua percepção. E aos poucos ir se libertando e assumindo cada vez mais a sua vida e percebendo que estes julgamentos não te afetarão mais.
O funcionamento familiar pode influenciar no surgimento e/ou manutenção de sintomas de TOC. Um psicólogo poderia avaliar as variáveis históricas e te ajudar a analisar o impacto disto sobre você. Quanto à sua família, o melhor cenário preditivo é que os familiares façam terapia, mas isto nem sempre é possível pois é normal surgirem resistências pessoais. Caso seja o caso, você estar sendo acompanhado e cuidado por um profissional pode ser crucial para que você tenha uma qualidade de vida e atinja objetivos pessoais.
Olá. Um psicoterapia te ajudará a se conhecer melhor e separar o que é seu e o que é dos outros. Nem sempre na família concordamos com tudo. As diferenças existem e devem ser preservadas, por serem seus pais o impacto é maior, sem dúvida. Temos que aprender a lidar com esse tipo de conflito. Depois de iniciar a psicoterapia, o psicólogo conseguirá avaliar a necessidade ou não de te encaminhar para um psiquiatra. Atenciosamente.
Olá
Não é fácil lidar com isso, são conflitos de gerações e de opiniões que quanto mais bater de frente mais se agrava.
Dificilmente você irá convencê-los, mas para lidar melhor com isso e conseguir manter-se mais calmo(a).
Imagino que já esteja tratando do seu TOC com mediamento e psicoterapia, caso não esteja é preciso começar para se sentir melhor.
abçs
Olá! Por conta do seu breve depoimento que relata TOC e uma dinâmica familiar delicada, o ideal seria em primeiro lugar você procurar terapia para trabalhar suas questões e se necessário e se seus pais concordarem a terapia familiar depois.
Olá, tudo que você está relatando dos seus pais é deles e não tem como mudá-los. A questão é você procurar aceitá-los como eles são e seguir a sua vida da maneira que você acredita ser a certa. É provável que um psicólogo poderá ajudá-la a saber como lidar com essa situação. Abçs!
Olá querida. É muito difícil mesmo quando não temos um relacionamento harmônico com nossos pais e somos obrigados a morar com eles. O estresse e ansiedade pioram o TOC e se você ainda não faz seria muito importante fazer terapia. Não podemos mudar o outro, mas podemos criar estrutura para não nos deixarmos contaminar por eles e a psicoterapia poderia te ajudar muito nisso.
Procure um psicanalista para trabalhar o TOC e, posteriormente, ele mesmo poderá sugerir alguma intervenção em Psicoterapia de Família ou Casais. Boa sorte!
Olá! É compreensível que você perceba os sintomas de TOC se agravarem quando os conflitos familiares aumentam. Possivelmente, há uma relação entre o padrão de funcionamento familiar e as dificuldades psicológicas. Infelizmente, não há como dar uma resposta direta e objetiva para sua pergunta, pois muitas variáveis devem estar envolvidas tanto nos comportamentos dos seus pais quanto no TOC. Um processo de psicoterapia poderia ajudar, seja individual e/ou familiar. Fico à disposição!
Olá. Para conseguir te responder seria preciso entender melhor a dinâmica de funcionamento da família e teu papel nele, se estiver dentro das suas possibilidades, o indicado é fazer psicoterapia. Para além disso, busque atividades que te tragam relaxamento, faça coisas que você gosta e comunique para seus pais como você se sente. Abraço
Olá! Como vai?
Neste caso pode ser interessante iniciar um acompanhamento psicanalítico para que você possa compreender quais questões atravessam sua dinâmica familiar e encontrar uma maneira mais sadia de vivenciar a relação com seus pais.
Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta gratuita online