No tratamento para TDAH, por quanto tempo se mantem os resultados, após o final do tratamento?

22 respostas
No tratamento para TDAH, por quanto tempo se mantem os resultados, após o final do tratamento?
Uma pessoa não se cura de TDAH como se curaria, por exemplo, de uma infecção. A ideia é que o tratamento a ajude a lidar com suas tendências ao longo da vida, lembrando que a tendência ao comportamento hiperativo e a dificuldade de manter a atenção se mantêm, são traços que não se apagam e o que se faz com tratamentos é buscar a melhor maneira de lidar com eles.

Não tenho conhecimento do Neurofeedback, entretanto tenho experiência com Terapias de Reprocessamento.

Em casos de TDAH, trabalhar conflitos emocionais de base, possíveis traumas alimentadores do TDAH, ou mesmo traumas associados as dificuldades geradas pelo TDAH podem trazer ganhos concretos para a melhora da qualidade de vida e aprendizado.

O auto-abuso, incorporado através das relações de cobrança e sentimento de incompetência são muitas vezes os focos desses conflitos e traumas.

Utilizar as terapias de reprocessamento (EMDR e Brainspotting) são uma forma eficaz de desacelerar o cérebro para facilitar o processo de aprendizagem e reorientação do conflito emocional.
A base do TDAH é o déficit de atenção e a hiperatividade. Um processo terapêutico deve incluir, principalmente, o aumento da capacidade manter-se atento, como também, a desaceleração dos processos de hiperatividade. Uma vez que estes fatores sejam estimulados, é provável que não exista recaída, a menos que haja total afastamento das práticas comportamentais aprendidas. Lidar com TDAH implica, em casos de pacientes extremamente desatentos, a utilização de "memórias auxiliares" (agenda, lembretes, etc). Isto poderá ser necessário por longos períodos, até que exista uma automação da ação desejada. Uma vez automatizada tal ação, será desnecessário o uso de suportes para auxílio da memória.
O tratamento com diagnóstico de TDAH eh um tratamento de equipe: Neuropediatra ou Neurologista de acordo com a idade, indicação de esportes, Psicopedagogia quando necessário e Psicoterapia independente da abordagem terapêutica, o importante é o fortalecimento egoico e de auto estima em que o paciente apreenda a lidar com seus sintomas ou características de forma que estes sejam minimizados no seu convívio escolar e posteriormente de trabalho. Na clinica observamos adultos que receberam o tratamento anteriormente lidando de forma bem mais consciente com seu diagnóstico e com as características atenuados!
Quando a pessoa com TDAH aprende a lidar com os sintomas durante um longo período, os mesmos são estimulados e dificilmente possuem recaídas se criarem estratégias para auxiliarem a lidar com o problema.
Bem TDAH não é considerada uma doença portanto não se fala em “ cura”. O tratamento consiste em
Psicoterapia e medicamentos, e com um bom tratamento e aprendendo a lidar com ela, sim, se mantém os resultados, podendo ter algumas recaídas de ansiedade que logo se resolverão. Não é dito que tenha que tomar psicotrópicos para sempre. A terapia é super importante, para controle de ansiedade, hábitos e respiração. Procure ajuda, e inicie rapidamente depois de um bom psicodiagnóstico é claro.
Olá, o tratamento da TDAH é realizado através de psicoterapia e medicamento receitado pelo psiquiatria. pessoas com TDAH apresentam dificuldade em concentrar-se nas atividades que estão realizando, e também apresentam uma hiperatividade muito forte, tendo bastante dificuldades em se manter parado, está sempre em movimento independente do contexto no qual esteja inserido, sendo assim, dificultando o poder de concentração, pois o mesmo não consegue ficar quieto e manter o foco no momento em que está estudando/trabalhando. Através do tratamento com o medicamento o sujeito passa a ficar mais focado na atividade que está sendo exercida, desta forma, "aprendendo"/"treinando" a se manter focado nas atividades. No tratamento com a psicoterapia, o sujeito observa quais os motivos que fizerem com que ele se torne desse jeito, qual o sentido atribuído por ele a este modo de ser, e quais novas possibilidades de modos de ser ele poderia desenvolver, visando sempre o desenvolvimento da melhora. O principal objetivo do tratamento é fazer com que o sujeito seja capaz de viver da melhor forma possível do jeito que ele é, realizando as mudanças que ele visa ser necessárias. Caso você sinta que os sintomas estão retornando retorne ao psicólogo para compreender um pouco mais o que está ocorrendo em sua vida, que estão fazendo com que você se sinta desta forma.
Para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade deve-se fazer o diagnóstico precoce bem cedo antes da criança entrar na Escola...é um tratamento multiprofissional que requer muita dedicação da família. Não se deve esperar que a criança fique mais velha para que ela não fique muito atrasada em relação aos demais coleguinhas. O preconceito e atraso dos pais em aceitar o diagnóstico prejudica o desenvolvimento desta criança...Então muitas vezes se descobre através das queixas dos professores que farão com que esses pais procurem escolas "especializadas" nesta disfunção. O carinho e paciência dos pais ainda são os melhores ingredientes para a melhora e equilíbrio dessas crianças.
Ao contrário de outras técnicas que podem trabalhar significativamente uma melhora da atenção, o tratamento pressupõe que as dificuldades sejam parcial ou totalmente superadas, de maneira definitiva.
Olá! Bom o Tratamento em idades iniciais ao Diagnóstico do TDAH pode ajudar muito a trazer uma estabilidade na vida do paciente. É importante um trabalho multidisciplinar para o acompanhamento deste transtorno.
A manutenção dos resultados de um tratamento para TDAH vai depender de como o paciente lida com os ganhos obtidos durante o tratamento. É preciso que o paciente se mantenha utilizando as estratégias aprendidas, inclusive quando perceber recaídas.
O tratamento se propõe a preparar o paciente para lidar bem com as demandas de sua vida, e para isto o deverá manter-se disciplinado para o que lhe foi trabalhado durante o processo terapêutico e ou multidisciplinar. Porém havendo situações de vulnerabilidade, há possibilidade do mesmo necessitar retomar para alguma etapa ou reforçar os cuidados e tratamento. Da mesma forma também existe a possibilidade de não haver recaída nem a necessidade de retomar o tratamento.
O tratamento do TDAH
Psicoterapia cognitivo-comportamental com psicólogos e acompanhamento médico: psiquiatra. O tratamento é psicoeducativo. São poucas sessões de psicoterapia.
Olá, isso vai depender de um diagnóstico preciso, de um bom tratamento e especialmente a idade do indivíduo. Em crianças os resultados são mais satisfatórios e o transtorno pode ser curado se o tratamento for realizado por especialistas capacitados para o mesmo.
Boa tarde, concordo plenamente com quanto o colega D Gabarra sugeriu a cima, por ter também experiencia em terapias de reprocessamento quais EMDR e Brainspotting. Estes dois métodos de reprocessamento favorecem a auto regulação e permitem com o passar do tempo perceber quando é preciso dar atenção mais precisa ao momento que se está vivenciando e pedir ajuda se for necessário.
O Tratamento de TDAH tem que ser feito com médico a parte medicamentosa e com o psicólogo a parte do comportamento. Eu acho muito pertinente para os casos de TDAH a avaliação Neuropsicológica e a após a avaliação é necessário fazer Reabilitação Cognitiva.
Na avaliação neuropsicológica serão verificadas as áreas em que o avaliado apresenta maiores deficits, se é um TDAH com prevalência da desatenção ou prevalência da hiperatividade, ou as duas coisas. Após verificadas as areas o reabilitados irá construir um plano de reabilitação a fim de trabalhar a funcionalidade do Individuo, trabalhando também as suas habilidades sociais e a sua parte emocional. Qualquer duvida estou a disposição
Bem,
Não há um prazo de manutenção e tão pouco de tratamento para o TDAH, uma vez que não tem cura, porém o que é bastante comum é que pessoas com TDAH na fase adulta aprendem conviver e controlar seu sintomas e muitas vezes param de tomar a medicação, e outras vezes mantem-se bem com um ansiolíticos.
abçs
O TDAH não possui cura, porém com o tratamento multidisciplinar pode-se reduzir os prejuízos. A medicação entraria para tratar "a parte orgânica" do transtorno, já a psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com o quadro. Para avaliar a necessidade de medicação será necessário procurar o médico responsável.
Olá, não consegui compreender sua pergunta totalmente, quando você questiona sobre o "tratamento" não referiu se este é o farmacólogico ou se é o psicológico. Muitas pessoas convivem bem com TDAH durante a fase adulta, mesmo que mantendo algumas dificuldades. Cada caso deve ser orientando conforme suas especificidades e o manejo clínico depende das demandas do paciente. Espero ter esclarecido um pouco sobre sua dúvida.
Na verdade todo e qualquer acompanhamento a pessoas hiperativas com dificuldade de atenção, consiste em melhorar a qualidade de vida ao oferecer condições necessárias para que elas consigam dominar a ansiedade advinda do transtorno. Estudos concluem que a TDAH, continua mesmo na idade adulta.
Busque um tratamento multiprofissional com psicólogo que trabalha com terapia cognitiva comportamental, neuropsicólogo para reabilitação neuropsicológica, psiquiatra ou neurologista para tratamento medicamentoso. Todo esse tratamento em conjunto pode gerar um excelente resultado.
Olá. O tempo de duração dos resultados depende da relação de diversos fatores, não sendo possível prever. O tratamento para TDAH é muito mais um processo do que um lugar final a se chegar. Abraço.