O arsenicum álbum 200 CH é utilizado para fortalecer o sistema imunológico? Tem efeitos colaterais?

9 respostas
O arsenicum álbum 200 CH é utilizado para fortalecer o sistema imunológico? Tem efeitos colaterais?
Prezado paciente,
todos os medicamentos homeopáticos tem sempre o poder de aumentar as defesas do organismo se for escolhido como medicamento de fundo. Também possuem o poder de gerar efeitos colaterais, por isso é necessário consultar um Médico Homeopata para ver se é o melhor indicado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A homeopatia pode atuar também frente a situações que acometem a saúde das pessoas coletivamente como em epidemias ou até em pandemias
Ha uma técnica conhecida pelos homeopatas em que é estudado com profundidade a forma como se dá o acometimento da doença nas pessoas nesta situação e identificado um medicamento ou um grupo de medicamentos que tem uma atuação benéfica em pessoas susceptíveis a doença ou ja doentes, sobretudo melhorando a resistência das pessoas ao adoecimento
Desde o inicio da pandemia Covid 19, ha um empenho de diferentes Centros de estudos e pesquisa em homeopatia de diferentes países na procura de medicamentos que possam atuar beneficiando as pessoas no enfrentamento da covid 19
E o Arsenicum Album esta entre uma das medicaçoes identificadas
Boa tarde. Na dosagem prescrita está sendo utilizado como medicamento de fundo, ou seja, o que mais apresenta características de sintomas mentais iguais ao do paciente. Nesta dosagem não apresenta efeitos colaterais. Pode apresentar sintomas característica seus, mas não são colaterais.
Remédios homeopáticos não causam efeitos colaterais porque a base conceitual dos mesmos seria potencial de onda - conceito da física quântica, diferente da alopatia com conceito de massa e peso a regê-la, estes provenientes da química orgânica. O ser humano é um ser energético e esta energia é específica e individualizada em cada um, a determinar expressões únicas do todo, como uma assinatura. Remédios homeopáticos atuam nos mediadores elétricos orgânicos que são muito mais potentes do que os mediadores químicos como histamina por exemplo. A atuação dos remédios homeopáticos está em nível destes mediadores energéticos que possuem um padrão próprio em cada pessoa. Se o indivíduo apresentar um padrão em sua forma de ser semelhante ao conjunto de aspectos descritos na matéria médica de Arsenicum, ele tem indicação de usar este remédio e o mesmo promoverá benefícios e equilíbrio em todos os aspectos. Esta sistemática de tratamento é exclusiva da homeopatia, sendo ímpar em seus resultados benéficos. Ela trata as pessoas como um todo e não somente suas doenças pois a doença é inerente a humanidade e não existe como entidade isolada. Então tratar um indivíduo como um todo, trata tudo nele, inclusive suas doenças. Arsenicum usado exclusivamente para tratar um sintoma, é indicado na asma sem secreções (broncoespasmo seco de qualquer natureza), mas ele não tem atuação direta em sistema imunológico. Os melhores atuantes no sistema imunológico são Anas barbariae e Echinacea.
Caro amigo, o sistema imunológico é fortalecido por um conjunto de ações que se resumem em habito alimentar, atividade física e respiração adequados. Por isso, antes de tomar qualquer homeopatia, certifique-se de que vc está fazendo as coisas indicadas acima, e, se estiver são, nao tome nada. Somente tome homeopatia se for necessário segundo apresentar os sintomas do remédio, e nao para apenas estimular seu sistema imune. Lembre-se de que se vc tomar arsenium c200 durante um certo tempo, seu sistema ira se "acostumar" com ele ao ponto de alguns meses ele nao funcionar mais. Terá de ficar mudando de potencia. A Homeopatia nao fuciona igual alopaticos, voce deve seguir a orientação de um profissional homeopata.
O Arsenicum album, desde que seja o medicamento melhor indicado para o paciente, pode sim estimular as defesas orgânicas, mas também age em vários outros setores do
organismo do paciente. Não utilizamos os medicamentos homeopáticos com indicação específica, como por exemplo
o próprio Arsenicum album para Bronquite asmática. O homeo-
pata avalia o todo do paciente, para tentar encontrar um medicamento que mais se assemelhe às reações do doente,
incluíndo os aspectos emocionais e físicos manifestados.
É muito difícil em laboratório , que se faça uma análise comparativa entre as ações dos medicamentos alopáticos e os homeopáticos.Os primeiros agem em doses ponderais, enquanto que os homeopáticos agem em dose infinitesimal.
O ideal seria que os tratamentos Homeopáticos e Alopáticos
fossem complementares, visando a plena saúde do paciente.
Todo medicamento deve ser prescrito por um médico. A arte de medicar é justamente encontrar o equilíbrio entre os efeitos colaterais de todos os medicamentos e os sintomas da doença, com a intenção de aliviar o paciente.
O medicamento homeopático se bem indicado sempre estimula a auto regulação corporal, e assim, melhorando a imunidade. Por isso, é comum vermos pacientes adoecendo menos ou por menores períodos de tempo ao fazer uso de homeopatia. O efeito colateral não é comum na prática homeopática. Porém, frequente, diagnósticos de doenças não são realizados, tendo assim, novos sintomas surgindo. Ou seja, sempre procure um bom médico homeopata, e procure sanar todos as suas dúvidas quanto ao tratamento.
Como os colegas já pontuaram, o medicamento homeopático se bem selecionado à semelhança do doente promove a saúde, inclusive fortalecendo o sistema imunológico, mas estamos falando do ser como um todo, então não vai atuar apenas sobre determinado foco. Quanto aos efeitos colaterais, os medicamentos homeopáticos não produz os efeitos colaterais de medicamentos alopáticos, no entanto podem provocar manifestações indesejáveis como retorno de sintomas. Muitas vezes esses sintomas desaparecem rapidamente de forma espontânea. No entanto, dependendo da evolução do doente, precisamos intervir dando uma nova dose ou, quando necessário, selecionando outro medicamento.

Especialistas

Leandro Gago

Leandro Gago

Médico clínico geral, Médico acupunturista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Bárbara Alves

Bárbara Alves

Pediatra, Homeopata

São Paulo

Agendar uma visita
Davisson Tavares

Davisson Tavares

Homeopata, Alergista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luis Sánchez Hernández

Luis Sánchez Hernández

Homeopata, Generalista

Igarapé Grande

Agendar uma visita
Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Homeopatia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.