O bruxismo severo pode causar gengivite em volta de uma protese unitaris e desadaptar seu bordo?
Em primeiro lugar, quero dizer-lhe que quase sempre o bruxismo tem cura na minha clínica. No início do tratamento utiliza-se a placa miorrelaxante, mas será completado com o ajuste da oclusão dos dentes para eliminar o desvio da mandíbula. Quanto a pergunta digo que desadaptação da prótese não ocorrerá pelo bruxismo. Gengivite sim, mas esta será mais frequente, devido a escovação incorreta. Consulte um dentista para ajudar na escovação dos dentes.

0

Olá, bom dia. Primeiramente, à gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos a distância de sua boca, sendo assim, não há nenhuma relação direta com o bruxismo. A gengivite permite que às bactérias adentrem na corrente sanguínea, isto posto, podendo ocasionar em diversos coágulos acionando um possível problema cardíaco. No que concerne ao tratamento de gengivite orienta-se que a partir da escovação solicitada pelo seu dentista. Em se tratando do bruxismo é importante salientar que é um habito do subconsciente, sendo que em grande parte das vezes ocorre no momento de repouso. O paciente a partir de efetuar uma consulta junto ao profissional cirurgião-dentista terá alguns resultados que serão emitidor a partir de um exame clínica, pois somente dessa formar é possível identificar um pretenso desgaste do esmalte (brilho do dente). Ainda há casos em que se verifica a possibilidade de rachar os dentes, vindo a fraturar algumas faces dos dentes. O bruxismo pode ser acometido por outros motivos, por exemplo: dor de cabeça, dor na face, dor no pescoço e outros. No que se refere à prótese fixa, não há que se falar em desgaste, pois depende do material utilizado na prótese dentária. Os resultados poderão ser alterados.

Dr. Francisco Luciano Germani
Dr. Francisco Luciano Germani
Dentista
Belo Horizonte
Pode sim, se a força gerada pelo seu bruxismo pode gerar inclusive perdas dentárias, perda de implantes, perda de próteses, a gengivite pode ocorrer como um fator oportunista nestes casos, você precisa de fazer ma avaliação imediata para resolver seu problema.

Olá, tudo bem?
Existem diversos sintomas que um paciente que sofre de bruxismo ou apertamento pode apresentar. Dentre eles podemos citar lesões ao redor dos dentes devido ao trauma constante, desgaste do esmalte e demais estruturas dentárias, trincas e fraturas que podem ser identificadas tanto nos dentes quanto em restaurações (resinas, próteses fixas unitárias e com vários elementos).
Se você já foi diagnosticado com bruxismo, procure um cirurgião-dentista que possa ajudá-lo com o tratamento a fim de evitar problemas futuros.
Espero que tenha ajudado!

O Bruxismo poderá ocasionar gengivite e retração gengival, mas gengivite deve-se geralmente a escovação errada e a não usar o fio dental.

Olá. O Bruxismo pode sobrecarregar a prótese em uso e há possibilidade que ocorre retração gengival. A gengivite só acontece com acúmulo de placa. Se não tiver placa bacteriana, não há gengivite.
É possível que com o passar do tempo , a prótese possa desadaptar e começar acumular placa. Se você estiver na região do Vale do Paraíba, estou à disposição para avaliar o seu caso é fornecer um diagnóstico mais preciso.

Como o bruxismo impõe ao dente forças extremas, esta força pode acarretar em um processo inflamatório na gengiva e no osso, podendo causar retração gengival, gengivite, mobilidade dentária além de trincas nos dentes. Por isso a adaptação de próteses pode acontecer sim.

Especialistas em Bruxismo

Fernanda Vieira Ribeiro

Fernanda Vieira Ribeiro

Dentista

Barueri

Anne Sibicheski

Anne Sibicheski

Dentista

Ponta Grossa

André Luiz de Paula Machado

André Luiz de Paula Machado

Dentista

Rio Verde

Cristiano Cordeiro

Cristiano Cordeiro

Dentista

Uberaba

José Stechman Neto

José Stechman Neto

Dentista

Curitiba

Ariadna de Castro Bruno

Ariadna de Castro Bruno

Dentista

Maracanaú

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Bruxismo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.