O consumo de pornografia pode prejudicar algo no cérebro responsável pela sexualidade? É permanente

29 respostas
O consumo de pornografia pode prejudicar algo no cérebro responsável pela sexualidade? É permanente ou pode reverter?
A motivação do nosso comportamento esta diretamente associado ao que nos traz prazer. Fugimos do que é ruim (desprazeroso) e buscamos o que é bom (prazeroso). Ações como: comer, fazer sexo e dormir são comportamentos primitivos e instintivos da nossa espécie humana que garantem a nossa sobrevivências. Todos eles estão associados ao prazer. Entretanto, pode haver um efeito colateral nestes comportamentos representados pelo abuso , seja ele de substâncias ou algum comportamento específico como o excesso de pornografia. Este abuso pode ser um comportamento de fuga de algum alguma sensação desagradável provindo de um contexto gerador de angústia. A sua repetição gera um ciclo vicioso que pode causas dependência e comprometimento em atividades rotineiras. Se este for o seu caso, procure uma ajuda de um terapeuta para que criem estratégias de resolução destes problemas. Algumas pessoas se sentem envergonhadas, porém a dependência em pornografia é uma questão psicológica como qualquer outra.

Boa tarde. Se vc tem compulsão sexual e entra em sofrimento por não conseguir controlar, você precisa de ajuda. Se na pornografia vc encontra prazer, seu cérebro tem uma região chamada de núcleo accumbis, que é responsável pelo prazer e recompensa, impulso e comportamento no cérebro, então toda vez que estiver em situação conflitante, seu cérebro te direciona para os caminhos do prazer para se sentir recompensado, e isso se torna um ciclo vicioso que precisa de terapia e se for algo agudo, entrar com ajuda medicamentosa, junto ao médico, para diminuir os impulsos.
Espero ter ajudado. ????
O consumo excessivo de pornografia prejudica sim o seu desempenho sexual, pois a sua imaginação sexual vai ficando menor e consequentemente você vai achando que o sexo real vai acontecer da mesma forma que no filme porno e na realidade sabemos que não é da mesma forma então você vai se sentindo frustrada, a boa notícia é que se você foi condicionado a isso por meio de repetição é possível com hipnose e programação neurolinguística reprogramar criando uma nova forma de reação para que você consiga dar mais direcionamento para relações reais e desta forma melhorando sua imaginação e performasse sexual.
Como apontado pelo colega acima, o problema pode ser quando passa a ser necessário um consumo cada vez maior para se atingir o mesmo nivel de prazer. Como qualquer comportamento compulsivo, pode vir a gerar prejuízos no longo prazo, atrapalhando outras atividades. Pensando na questão da pornografia, em alguns casos isso pode atrapalhar ainda os relacionamentos, pois você se acostuma com um tipo de obtenção de prazer muito rápido, e quando do encontro com um parceiro real, ele não é tão imediato, alem de envolver tambem a satisfação da outra parte. Se você sente que esta tendo prejuízos em sua vida por esse motivo, procure ajuda! Estou a disposição! Abraço
Tudo em excesso pode atrapalhar, aconselho fazer uma psicoterapia para trabalhar essa compulsão.
Boa sorte
Não necessariamente, é necessário uma avaliação. A compulsão sexual pode dizer de uma falta ou vazio que está dentro do individuo, recomendo tratamento psicológico.
Na verdade tudo em excesso pode causar prejuízo e tornando-se um vicio, no início há a sensação de prazer e o corpo entende como sensação de prazer, mas como o passar do tempo, essa sensação não será mais a mesma, podendo surgir uma sensação de cansaço ou de perda energética, a resposta passa a se dar de diversas formas.
Atualmente, com o uso do computador, tablet, smartphone, a pornografia está a um palmo, quando e onde quiser.
O uso intenso e descontrolado, causam mudanças neuroanatomica no cérebro com diminuição de competências específicas, além de agir no Sistema de Recompensa no Sistema Límbico, o que torna extremamente viciante, dessa forma, com o tempo, será necessário buscar mais e mais estímulos visuais para chegar ao mesmo resultado ou nem chegar, já que as relações sexuais fora da rede poderá ser muito difícil, como dificuldade de ereção e prazer.
Socialmente falando, poderá trazer prejuízo aos casais.
Esse tipo de Compulsão possui tratamento, o qual se baseia no Acompanhamento Psicológico e a prescrição de medicamentos, uma vez que poderá ter surgido uma depressão e ansiedade.
Lembrando que aPsicoterapia é fundamental para o paciente a médio e longo prazo ampliando os recursos psicológicos para lidar com a questão da impulsividade.
Espero que tenha conseguido lhe ajudar, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Boa tarde! Me parece que está desejoso (a) de compreensão sobre a possibilidade de prejuízo na sexualidade por conta da utilização de pornografia como meio de satisfação sexual; no relato não há nenhum apontamento sobre vício. Destaco, e este é um apontamento bastante generalista, que a substituição de contato sexual real por pornografia, em alguns casos, pode acarretar na dificuldade de futuras interações sexuais presenciais, uma fez que estamos falando sobre o confronto entre fantasia e realidade. Desta forma, em alguns casos e após período importante, pode-se desenvolver dificuldades em desfrutar do contato sexual presencial.
É preciso lembrar que a busca por este meio de satisfação sexual, em muitos casos, vem acompanhado de outras motivações. Desta forma, sugiro que se possível, inicie com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança. É possível que se beneficie da análise e compreenda, de forma individual, as suas motivações pessoais para busca deste meio , assim como possibilidades de deixa-lo , caso esta for a "sua vontade".
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
A sexualidade humana é complexa e fluida. Porém, não existe evidências empíricas suficientes para classificar "vício em pornografia" como um transtorno mental. Esse é, inclusive, o posicionamento da AASECT (American Association of Sexuality Educators, Counselors and Therapists). Se o uso de pornografia é considerado excessivo pela pessoa e está prejudicando seu dia a dia, isso poderá ser trabalhado como um comportamento qualquer em excesso no contexto da terapia. Procure um/a psicólogo/a com especialidade em sexualidade humana. Abraço!
Boa tarde como os colegas já falaram tudo o que é em excesso pode causar danos para a pessoa que o pratica. Em relação a pornografia as consequências estão ligada sim a libido mas não somente a ela, pode comprometer muito a relação a dois e não sentir mais prazer de estar com o outro/a, reduzir o sexo a um prazer só físico Procure um psicologo para ser ajudado a compreender melhor o que te leva a procurar esse tipo de gratificação ,
Bom dia, tudo que nós fazemos com certa repetição em nossa vida se torna um hábito, chamamos isto de "Habituação". Isso pode ser bom no caso de aprender a dirigir, andar de bicicleta, etc; acabando por tornar-se automático. O grande problema está quando isso gerar um problema, um comportamento obsessivo compulsivo (vício por sexo) e gerando muita ansiedade. Tudo que a gente aprende pode desaprendido a "Desabituação", para isso é importante a psicoterapia para desinstalar esse comportamento. Espero ter te ajudado. Fico a disposição.
Olá! Tudo na vida é reversível, basta querer. A pornografia pode ser prejudicial dependendo da frequência e intensidade em que recorre a ela. Um ponto a ser destacado é a função pela qual busca a pornografia e a fenda existente entre relações sexuais reais e as representadas nos filmes. Sem tabus!! O corpo pode ser explorado de muitas formas para obtenção de prazer.... contudo, os filmes retratam o sexo de maneira reduzida e muitas vezes alienada. Espero ter contribuído
os excessos prejudicam, bem como as ausências. Pornografia estimulam as fantasias sexuais. Excesso: prejuízo no desempenho no coito
Boa tarde! A sexualidade humana não é igual em todas as pessoas, ao contrário, é muito complexa e diferente para todos. Assistir pornografia não é um problema mas, se o uso da pornografia é excessivo e têm prejuízos no dia a dia da pessoa, isso pode ser tratado na psicoterapia.
A pornografia afeta sim o modo como você se relaciona com sua sexualidade. Sua mente e seu cérebro passam a entender que o que você vê existe e é possível. É difícil e custoso estimar precisamente esses efeitos, mas poderíamos falar certamente que sua mente e seu corpo passam a se acostumar com estes estímulos, pois eles se tornam o contexto habitual onde sua sexualidade é estimulada. A intensidade de seu tesão também pode ser afetada, tanto para mais quanto para menos. Como são vivências situacionais, a evitação pode sim fazer com que estes efeitos sejam revertidos. De qualquer forma, nem sempre a reversão é fácil ou dispensará mecanismos auxiliares.
Pesquisas recentes em algumas revistas bem conceituadas têm encontrado que sim, o consumo constante de pornografia afeta o cérebro e o modo como novas interações (como contato físico e não virtual) ativam áreas específicas. Deste modo, pode gerar ou intensificar problemas sexuais ou de vínculo. Mas não significa que seja uma regra. Marque uma consulta para avaliar isto com um profissional.
A exposição continua ou compulsiva pela pornografia pode ser associada à uma parafilia. Só um diagnostico poderá discriminar melhor o quanto interfere na sua saúde sexual. Procure um profissional de saúde mental ou um sexólogo.
Olá, é importante que você entenda que o excesso de pornografia, segundo alguns estudos pode sim afetar o cérebro, Porém pode ser revertido, quanto mais rápido você procurar ajuda de um profissional da área da saúde mental, melhor será o tratamento. A terapia cognitiva comportamental tem tido bons resultados. Boa sorte!
O que a pornografia faz é instaurar uma série de comportamentos e hábitos compulsivos que dependem de certas cenas-imagens. Com o tempo esses comportamentos podem produzir uma habituação que passa a influenciar o metabolismo e até mesmo o funcionamento do cérebro, o que a longo prazo pode modificar suas estruturas orgânicas. Outra questão é que a pornografia reproduz preconceitos, estereótipos, machismo, modos de relação, os quais tendem a moldar e influenciar as relações entre casais.
Se faz necessário compreender mais profundamente a função da pornografia na sua vida. Podemos pensar desde um ajustamento criativo, necessidade ou até compulsão. É importante perceber os ganho e perdas que possui a longo e curto prazo com o consumo de pornografia. Vale lembrar que o uso dê, não causa ou acusa, necessariamente, uma patologia. É necessário buscar uma ajuda psicoterápica para entender melhor a sua subjetividade e compreender os desdobramentos da pornografia na sua vida.
Bom dia, o abuso de pornografia pode afetar sim a resposta sexual, e isso não é definitivo, contudo é necessário ter um trabalho sério e feito por um profissional especializado em sexualidade para que se alcance os resultados desejados, não costuma ser fácil, nem rápido, mas normalmente satisfatório.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e fico a disposição.
Um Abraço
O consumo de pornografia de maneira excessiva pode trazer prejuízos psicológicos passageiros. É sempre bom procurar um profissional que possa te auxiliar a lidar com isso sem que se torne um sofrimento.
Olá!
A depender do tipo de consumo que se faz da pornografia (frequência, tipo, quando a procura, entre outros detalhes), há de fato a possibilidade de a sexualidade ser afetada de alguma forma, especialmente se se tornar um consumo compulsivo. Não necessariamente prejudicar o cérebro organicamente (caso tenha sido isso o que você quis dizer), mas sim a relação íntima/emocional que o sujeito tem com a própria sexualidade. Como esse prejuízo pode se manifestar de múltiplas maneiras, é importante que se procure um acompanhamento com psicoterapia no qual se sinta à vontade e com confiança para se falar disso.
Olá!!! É importante entendermos o grau desse consumo de pornografia, pois tudo é preciso ter um equilíbrio. O consumo exagerado em algo que da prazer, seja ele sexo, pornografia, compras, jogos acontecem quando o sistema de recompensa do cérebro não funciona bem, ou seja algo na vida da pessoa está disfuncional, onde ela canaliza reforçadores para ter bem estar em algo que de prazer podendo leva-la até o vicio. Caso esse consumo esteja extremamente alto, onde começa a prejudicar a vida, emocional, social, sexual e podendo resultar em um vicio, é importante buscar tratamento psicológico.
Olá...Em resposta a sua demanda, te oriento a buscar ajuda de um Psicólogo . O consumo de pornografia pode causar sintomas físicos e emocionais. Os principais incluem: Dificuldade para se excitar com pessoas reais; Dificuldade ou até incapacidade de ter um orgasmo durante o sexo; As ereções são instáveis; Causa ansiedade, estresse e até depressão; Deixa a pessoa indisposta e desanimada; Provoca isolamento e dificulta as interações sociais. O tratamento é multidisciplinar, então pode ser necessário buscar ajuda de um psicólogo e psiquiátrica, além de consultar um urologista para tratar do problema da impotência caso seja existente.Se você passa por isso, não desista! Esse problema tem solução e é possível recuperar sua qualidade de vida. Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional!
O consumo excessivo de pornografia pode afetar o cérebro e a sexualidade de algumas maneiras, embora o grau e a natureza do impacto possam variar de pessoa para pessoa.

Quando se consome pornografia excessivamente, há um constante estímulo do sistema de recompensa do cérebro, o que pode causar uma dessensibilização ao prazer sexual. Isso ocorre porque a pornografia pode oferecer uma estimulação sexual muito intensa, que pode superar a da atividade sexual real. Com o tempo, isso pode levar a necessidade de estímulos sexuais cada vez mais intensos ou novos para obter o mesmo nível de excitação, o que pode afetar a capacidade de se sentir atraído ou excitado por uma parceira real.

Além disso, o consumo excessivo de pornografia pode contribuir para expectativas irreais sobre o sexo e o comportamento sexual, o que pode causar dificuldades em relacionamentos reais.

No entanto, é importante notar que esses efeitos não são inevitáveis ou permanentes. Muitas pessoas que percebem que o consumo de pornografia está afetando negativamente sua vida sexual ou relacionamentos conseguem mudar esses hábitos. Isso pode envolver reduzir ou eliminar o consumo de pornografia, buscar terapia ou aconselhamento, ou participar de grupos de apoio. A recuperação e a mudança são definitivamente possíveis.
O consumo excessivo e compulsivo de pornografia pode ter efeitos no cérebro e na sexualidade de algumas pessoas, mas os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo. Algumas pesquisas sugerem que a exposição frequente e prolongada à pornografia pode levar a mudanças neuroplásticas no cérebro, especialmente nas áreas associadas à recompensa, prazer e tomada de decisões.

Aqui estão alguns efeitos possíveis do consumo excessivo de pornografia no cérebro e na sexualidade:

Dessensibilização: A exposição frequente a imagens e vídeos pornográficos altamente estimulantes pode levar a uma dessansibilização, onde o cérebro se adapta e requer estímulos mais intensos para experimentar a experiência sexual. Isso pode resultar em dificuldades para se excitar com parceiros na vida real.

Disfunção Erétil e Dificuldades Sexuais: Algumas pessoas relatam a disfunção erétil e dificuldades sexuais após um uso excessivo de pornografia, o que pode estar relacionado à dessensibilização mencionada anteriormente.

Mudanças nas Atitudes e Comportamentos Sexuais: O consumo frequente de pornografia também pode influenciar as atitudes e comportamentos sexuais.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Olá. O consumo simplesmente não, depende da quantidade e da forma de uso, podendo sim causar disfunções no cérebro, porém não dano físico. Abraço.
Olá, tudo bem? A sexualidade de um individuo necessariamente não é afetada, mas no que diz respeito a noção de praticas sexuais, estímulos de excitação no individuo podemos enxergar um impacto prejudicial principalmente a depender da frequência com que consome, o material que esta consumindo, além de quanto tempo que vem ocorrendo esse consumo. A estimulação que você acaba recendo por conta da fácil acessibilidade do conteúdo na maioria das vezes, compromete a vida sexual e capacidade de se relacionar com outros indivíduos mesmo que não seja necessariamente para finalidade sexual. É possível um tratamento para diminuir o consumo abusivo, voltar a ter excitação pôr estímulos menos intensos, claro que cada caso é único mas há possiblidades sem duvidas. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia