O exame cintilografia spect - perfusao cerebral serve para verificar a presença de tdah na pessoa?

8 respostas
O exame cintilografia spect - perfusao cerebral serve para verificar a presença de tdah na pessoa?
Não, não serve. O diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é clínico, realizado pela avaliação dos sintomas presentes no paciente, o quanto eles trazem prejuízo, entrevista com os pais, escalas de gravidade de sintomas, relatórios da escola e de outros educadores, dentre outros.
Não há exames complementares que realizem o diagnóstico de TDAH. Tomografia, ressonância, eletroencefalograma, etc podem ser solicitados para se descartar outras causas para as alterações de comportamento, mas não para firmar diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Hoje já existem uma avaliação neuropsicológica, pautadas em testes que podem ajudar na identificação do diagnóstico, porém, o diagnóstico de TDAH é clínico.
A minha experiência na clínica , mostra a importância da avaliação multiprofissional para fazer o diagnóstico e o tratamento do TDAH. O médico neurologista e o psicólogo com experiencia, poderão cada um na sua especificidade, fazer uma avaliação e indicar outros profissionais, se for o caso, para seguirem com acompanhamento. Espero ter lhe ajudado nos seus questionamentos.
Prezado!
O diagnóstico será realizado com exames complementares, equipe multidisciplinar e com a realização das baterias Neuropsicologicas, através dos testes serem avaliadas as funções cognitivas e executivas para verificar qual transtorno e ou suas comorbidades.
Feito este procedimento levará o laudo para o Neurologista ou Psiquiatra!
Abraços
Monica Araújo/ Neuropsicóloga
Olá! TDAH, para ser diagnosticado precisa de uma série de procedimentos clínicos. Os exames para esse fim, também são variados, dependendo do profissional que cuida do caso. Fechado o diagnóstico, um trabalho multidisciplinar torna-se importante e necessário. A Psicoterapia Cognitivo Comportamental e a Hipnoterapia deve fazer parte desse rol. Paz e Bem!
A avaliação neuropsicológica citada pelos colegas é um instrumento usado para auxiliar o médico a chegar a um diagnóstico. São aplicados vários testes psicológicos e neuropsicológicos onde são medidos o nível de atenção, memória, linguagem, funções executivas (planejamento, tomada de decisão, flexibilidade, controle inibitório), velocidade de processamento e praxia, além do funcionamento cognitivo global. Após testagem, faz-se um relatório que poderá ser utilizado não só para o médico mas também para o neuropsicólogo ou outro profissional que for trabalhar com a reabilitação de funções cognitivas comprometidas. A avaliação ajuda também a diferenciar os transtornos (TDAH, TEA, DPAC, DISLEXIA, TAG, outros).
Olá! O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, é dado pelo médico, a partir de critérios diagnósticos estabelecidos pela medicina, onde são avaliados os sintomas que a pessoa apresenta. O diagnóstico não é dado por exames complementares.
Não, não existe nenhum exame de imagem ou laboratorial para diagnosticar o TDAH, porque o transtorno não tem marcadores biológicos. O diagnóstico é feito por avaliação clínica de um médico ou psicólogo que tenha especialidade em TDAH.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 422 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.