o filho da minha amiga e muito violento em sala de aula ,ela vive recebendo reclamações sobre ele qu

20 respostas
o filho da minha amiga e muito violento em sala de aula ,ela vive recebendo reclamações sobre ele quase todos os dias ,ela diz que em casa ele e amoroso ,e que ela vive falando com ele ,e ate de castigo ela deixa ,e nada resolve . Por que em casa e tão carinhoso e na escola tão violento?
A maneira de expressar nossas emoções muitas vezes depende da forma como somos vistos, aceitos e do ambiente em que estamos inseridos. Os motivos pela divergência de comportamento podem ser inúmeros. Entretanto, há possibilidades de aprender maneiras de se socializar e de se expressar sem precisar usar a violência. Quando somos violentos e raivosos pode indicar uma não habilidade em lidar com nossas emoções. Aprender a lidar com as emoções é uma inteligência - inteligência emocional. Para nós adultos sabermos expressar nossas emoções de forma coerente já é difícil, imagina para as crianças!
Muitas vezes dependendo da criança, um processo terapêutico voltado para um aprendizado social e reconhecimento das emoções pode ser uma excelente estratégia.

Olá boa noite!
Ela precisa buscar ajuda imediatamente para investigar o por que, ou seja a "raiz" dessas atitudes violentas. Indicado procurar um Psicólogo que buscará
a causa de tais atitudes e o ajudará a superar as mesmas, inclusive até mesmo orientar os pais e/ ou responsáveis a o ajudarem também.
Espero ter ajudado de alguma maneira.
Dou coro às profissionais acima e acrescento que seria importante que o Psicólogo fizesse uma avaliação do comportamento da criança na escola, para observar em quais momentos o comportamento violento ocorre e quais são as suas consequências, bem como avaliar se em casa realmente ele não apresenta comportamento violento
Acrescento que violência e agressividade são manifestações diferentes. Saber e entender o que se passa na escola é fundamental. Orientadores educacionais presentes no espaço educativo podem ajudar muito realizando trabalhos de integração com o grupo. Se o problema só se manifesta na escola, a solução está lá, no coletivo.
O comportamento é sempre uma maneira de se expressar, tendo em mente essa informação, é necessário investigar o que a criança em questão está tentando comunicar. Quanto a diferença de comportamento, muitas coisas podem estar envolvidas, as crenças da criança quanto ao ambiente escolar e a vivencia da aprendizagem, seu relacionamento interpessoal, sua ligação emocional e ate mesmo uma necessidade de chamar atenção para uma detdrminada situação.O ideal é leva-lo a um psicologo que poderá fazer uma analise adequada e trabalhar para resolver a questão.
Ola! Muito bem colocado pelos colegas acima! Acrescento que e muito comum a criança em casa se comportar de uma maneira e na escola de outra, pois o conflito emocional tende a surgir no coletivo, onde a criança precisa dar conta de varias responsabilidades que envolvem a sua subjetividade! E preciso saber varias detalhes sobre essa criança pra uma melhor explicação, como idade, sexo e história de vida! Porém está bem claro que essa criança está pedindo ajuda! As crianças não sabem expressar os sentimentos e emoções através de palavra, por isso muitas vezes utilizam a agressividade e o desafio! Mas uma psicóloga poderá ajudar!
É muito importante conhecer o histórico desta criança, para avaliar o que se passa tendo em vista a mesma criança apresentar comportamentos tão diferentes no ambiente casa e escola .Esta criança tem espaço em casa para expressar seus sentimentos de medo ,raiva ou o tempo todo está "carinhoso " e por outro lado observar se na escola ,ele encontrou este espaço para extravasar ,chamar a atenção e está sentindo -se possibilitado de ter os olhares do "Outro " para si .
A psicoterapia pode ajudar esta criança nas suas dificuldades, o aconselhável é procurar por acompanhamento psicológico, de preferência um profissional especializado em atendimento infantil. Enquanto não se tem este suporte, é preciso olhar os dois lados desta história, a parte da escola parece já ter uma lista de problemas relacionado ao aluno, esta criança parece não ser o perfil de aluno que o professor deseja ter em sala de aula, mas e o julgamento da escola, quem faz?
Alguém já tentou conversar com esta criança para saber sua opinião sobre a escola? Talvez precisemos dar ouvidos a ele para assim compreender o que acontece dentro da escola. Sabemos que é comum os pais serem chamados na escola por "mal comportamento dos filhos", mas precisamos perceber se a escola não está tentando transferir aos pais a responsabilidade de manter as regras e disciplinas dentro da escola. Na verdade esta responsabilidade é da escola, não dos pais somente. Não precisamos dar à criança poder total a ponto de achar que pode fazer o que quiser, mas também não podemos vitimizar a escola vendo a criança como marginal sem possibilidade de recuperação.
Tente conversar mais com ele a respeito de seu comportamento, sem cobrança, mas buscando entender sua dificuldade, pergunte se gostaria de trocar de escola e porque?, assim ele trará argumentos que pode fazer algum sentido. Mas antes de qualquer coisa, reflitam no que é melhor para a família e para a criança, não necessariamente para escola (especificamente as particulares) que querem pequenos robôs dentro da sala de aula.
Lugares diferentes, muito estímulo, barulho, falta afetividade, produz em algumas crianças sentimentos adversas como choro inexplicáveis, medo, angústia,. que podem desembocar em reações, e crises, que são muitas interpretadas como violentas, sendo para muitos uma fuga para acabar com aquilo que lhe aflige, isso acontece muito com crianças autistas ou com qualquer comprometimento neurológico ou sensorial, sugiro procurar um profissional capacitado para começar uma avaliação.
Olá! Faz-se necessário uma avaliação criteriosa de um psicólogo para avaliara as reais causas dessas atitudes tanto na escola como em casa. O melhor é que seja feita uma avaliação psicológica o quanto antes, para evitar mais transtornos e/ou constrangimentos para a criança e a família, evitando prejuízos ainda maiores. Abraços,
Não raro é na escola emergem os conflitos sociais e emocionais. Em casa, tudo se adapta à criança,
já na escola, é a criança que deve se adaptar ao meio. Há embate de culturas, formas de pensar, há o julgamento do outro etc. Vários sentimentos são trazidos à tona no contexto escolar, como medo da reprovação, tanto intelectual, quanto social, medo do fracasso, sentimentos de inadequação, de abandono, de menos valia, que em casa são contornados com mais facilidade. Se faz necessário consultar um profissional, conforme sinalizado pelos colegas acima, a fim de se analisar e buscar quais razões podem estar gerando esse comportamento agressivo na escola, e propor soluções para este quadro.
Em alguns casos quando a criança é reprimida em casa ela procura uma maneira de mostrar mais sobre como ela é, extravasa então na escola, Se ela sentir pulso firme na professora vai querer desafiar para ter certeza se a professora é realmente o que ela espera , tudo para ter garantido seu espaço .
O comportamento agressivo na escola pode ter várias causas e fatores que exercem influências. Entre eles a idade da criança, o desenvolvimento cognitivo e corporal, a influência tanto do ambiente familiar como o da escola; ambos devem proporcionar um ambiente acolhedor e equilibrado. É importante que os pais conheçam realmente o que a escola oferece, não só a parte pedagógica mas na formação moral e ética. A escola tem um papel além da formação acadêmica, ela deve trabalhar a parte social e emocional, por isso é importante a parceria entre escola e família. A escola deve promover atividades que abordem temas como: valores, virtudes, respeito as diferenças, habilidades como empatia, sentimentos e autocontrole e os pais devem contribuir dando regras e limites aos filhos e participar das reuniões escolares.
Nossas emoções muitas vezes depende da forma como somos vistos, aceitos e do ambiente em que estamos inseridos. Os motivos pela divergência de comportamento podem ser inúmeros. Entretanto, há possibilidades de aprender maneiras de se socializar e de se expressar sem precisar usar a violência. Quando somos violentos e raivosos pode indicar uma não habilidade em lidar com nossas emoções. Aprender a lidar com as emoções é uma inteligência - inteligência emocional. Uma forma de querer chamar a atenção de alguém, querendo dizer algo que está se sentindo psicologicamente
É importante que ela procure um profissional que possa ajudá-la a descobri o motivo para esse comportamento. Muitas são as opções. É importante observar se esse é um comportamento que só acontece na escola ou também em outros ambientes fora da moradia. Além disso, é relevante observar se há ou não queda no rendimento escolar. Oriente que a mesma procure um psicólogo ou um psicopedagogo pois essa criança está pedindo ajuda, da maneira dela.
Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Para saber o porque da criança estar apresentando esse comportamento em sala de aula é necessário fazer uma avaliação da situação, do ambiente, uma avaliação para descobrir a função desse comportamento.
Olá!
O comportamento de agressividade precisa ser investigado pela escola (professora, coordenadora...) para que se tenha a certeza que não tenha nenhum motivo gerador como: dificuldades de aprendizagem, relação com os colegas e professores, bullyng, dentre muitos outros.
Sugiro avaliação psicopedagógica nesse primeiro momento.
Abraços e apoie seu filho!
O mais correto é avaliar essa criança, em sala de aula, com os professores, amigos ,família fazer uma investigação para conseguir ter uma visão mais ampla da situação apresentada.
Além do que os colegas já disseram, é importante pensar que vários fatores podem estar envolvido em um comportamento diferente casa/escola. Normalmente é mais comum termos a liberdade de nos expressarmos com divergências em casa. Mas... sugiro uma avaliação com um especialista para analisar a aprendizagem do aluno. Muitos comportamentos agressivos podem estar camuflando uma dificuldade oculta.
As regras de cumprimento das atividades na escola não são como as de casa com os pais. Vai saber que castigo lhe é dado. O castigo deve ser a proibição de algo que a criança goste, no primeiro momento castigo é cortar algo que se goste. Não de uma regra nova nesse primeiro momento. Terapia pedagógica muitas vezes não traz bons resultados porque a família quer resultados imediatos, as terapias são como medicamentos, só começam a surtirem efeitos após a segunda quinzena. Todo tratamento exige tempo. Pegar um habito negativo é rápido porque não exige regras, um hábito positivo é complicado porque há influências de terceiros sobre tais hábitos . Desejo Sucesso. Abraço Virtual.