O medo de ter DEPRESSÃO pode desencadear uma?

33 respostas
O medo de ter DEPRESSÃO pode desencadear uma?
Olá ! Gostaria de através de sua pergunta responder algo que pode te ajudar em muitos sentidos .
Algumas leis são irrevogáveis e uma delas é a lei da atração . Cientificamente podemos dizer.A física é infalível e isso já está mais que comprovado . Espiritualmente se diz . Aquilo que o homem teme vira sobre ele . Não temas! Porque tem esse medo já se perguntou ? O fato de ter medo não "lhe fará ter" mais você não deve colocar sua energia sobre esse medo pois as leis são claras atraímos tudo aquilo que desejamos bom ou ruim . Caso esse sentimento insista busque uma ajuda psicológica para entender o que está acontecendo.
Abraços e pensamentos positivos
Att
Dra. Sayonara Machado

Não da para precisar sem entender as raízes desse medo. Consulte um psicólogo e fale de seus medde. É certo que se sentirá melhor.
O medo é um sentimento de auto proteção que nos leva evitar riscos. Medo intenso, paralisante, persistente, acomodado numa auto imagem negativa, pode levar à depressão. A depressão revela uma conjunto de sentimentos relacionados à falta de esperança, falta confiança e aponta para a necessidade de buscar um conhecimento, que ainda se encontra no inconsciente.
Será que você não está com medo de ficar doente porque sabe que algo precisa ser resolvido ou discutido? Há algo que tenha disparado esse medo?
Olá. Nós temos tantos medos. Cada um sente de uma forma. Uns sentem medo de sofre acidente, outros sentem medo de ficar doente. Os medos são normais, ainda mais na nossa sociedade, onde estamos expostos a mais diversas doenças e catástrofes. Porém, se esse medo passa a te limitar, te traz prejuízos emocionais, sociais e vc começa a deixar de fazer as coisas que fazia antes e pensa nesses medos com muita frequência. Bom, aí esse medo deixou de ser uma preocupação normal e passou a ser um grande problema. O medo de ter depressão por si só não causa depressão. Muitos são os fatores que desencadeiam a depressão. Sugiro que procure um terapeuta cognitivo comportamental para falar sobre seus medos e tirar suas dúvidas.

Abraços.
;)
Olá! Na verdade os fatores que desencadeiam uma depressão são muito mais complexos (genéticos e ambientais). Então, o simples medo de ter depressão não é suficiente para ter uma. Algumas pessoas têm muito medo de adoecer e esse medo excessivo pode atrapalhar bastante a vida de uma pessoa, podendo até se estabelecer um transtorno de ansiedade. Se não estiver conseguindo lidar com os problemas procure ajuda profissional.
Muitos fatores é circunstâncias podem levar à Depressão, mas o que importa é saber que é possível tratá-la e sair dessa. O medo paralisante pode ser um fator desencadeante sim, porém, devemos tratar o medo como um sinal de alerta. Esse seu medo vem de onde? Quais são as questões que o afligem a ponto de pensar em ter medo de ter depressão? Mais do que tratar o "medo de ter depressão", é válido saber de onde ele vem.
Na terapia você conseguirá confrontar essas questões e resolver!

Busque um Psicólogo!
Talvez esteja confundindo medo com angústia, sendo que tal vem sinalizar uma demanda que provavelmente não esteja sendo atendida por você mesmo/a.
Uma boa escuta poderá lhe ajudar a entender esse "medo" do qual se queixa, podendo trazer questões importantes que não estão bem resolvidas. Tais questões podem ser esse desencadeador do medo do qual fala. Procure um/a profissional da psicologia para que juntos possam dar um destino melhor para esse medo que lhe aflige.
Toda pessoa que passa ou já passou por um episódio depressivo sabe o quanto é difícil este processo. As ideias pessimistas em relação ao mundo, às pessoas e a si próprio minam esforços de superação. No entanto, com a devida ajuda (social, psicológica e médica), muitas pessoas superam. O medo de ter uma recaída já sinaliza alguma fragilidade que a pessoa está vivenciando. Seja ela no meio social (isolamento, falta de apoio) ou em si mesmo (não encontrar os recursos necessários para enfrentar adversidades, autoestima reduzida). Portanto, o medo de ter uma depressão pode sim desencadeá-la se a pessoa não puder encontrar em si recursos de enfrentamento.
O medo necessariamente não causa uma depressão, mas ele revela e fala de ansiedade que pode ser um sintoma depressivo. Temos que qualificar este medo, o que ele camufla e o que está subjacente a ele. Precisamos ouvi-la com atenção para encaminhar um tratamento médico ou psíquico, investindo em sua qualidade de vida.
Ola! O medo pode desencadear, ser gatilho para diversas doenças psicossomáticas. A angústia gerada pelo medo deve ser enfrentado no processo psicoterapeutico e aprender a lidar com situações que podem gerar esse sentimento é determinante para uma vida equilibrada, melhor bem-estar e qualidade de vida. Como diz Jung "Tudo que resistimos, persisti". Abraço
Sugiro que procure por psicoterapia para compreender o que este medo representa para você, especialmente medo de algo tão específico como depressão.
Medo é algo comum quando estamos sob ameaça, mas ao identificar oque gera medo, certamente, poderá concluir não com achismos, mas com respaldo científico.
O ideal é não patologizar sensações que nos são comuns.
A depressão acabou sendo banalizada no senso comum e nem tudo é ou gera depressão.
O autoconhecimento pode contribuir com sua vivência mais saudável. Profissionais da Psicologia poderão te ajudar, pois a dúvida pode gerar ansiedade. Busque saúde e Psicoterapia
Quando o prazo de validade para lidarmos com as demandas da vida utilizando uma determinada natureza( idade afetiva) termina, se não dermos conta da necessidade de revisão e mudança, atendendo a um chamado que ocorre de dentro pra fora, inevitavelmente apresentaremos sintomas, dentre eles a depressão, que do ponto de vista da dinâmica psíquica, nada mais são do que os acicates que a natureza usa para nos colocar pra frente, obedecendo ao incontornável princípio do contínuo ultrapassar-se.
Admitir esta fisiologia da alma é fundamental para tomarmos consciência de que somos senhores do nosso futuro e de que não podemos fugir desta responsabilidade existencial. A vontade é a força impulsionadora da consciência e é esta firmeza de propósito que vai conduzir a mudança necessária para o desenvolvimento de uma idade afetiva apropriada . Não ignorar esta dinâmica é suficiente para transformarmos o medo da ocorrência de sintomas em aliados ao longo da nossa senda evolutiva.
A depressão tem múltiplas causas, o medo não é considerado gatilho direto mas um componente de vários transtornos. Tristeza, angústia, perdas, sim, podem ser prenuncio e componentes de depressão.

Pela mídia e informação mal direcionada, a sociedade tem sido bombardeada por sugestões que geram medo, panico e fobias desnecessárias, sendo em grande parte dos chamados casos de depressão, na verdade, quadros de tristeza generalizada mal tratados e mal resolvidos.

Uma consulta para mensurar e avaliar as origens do medo é uma boa medida de saúde preventiva.
O medo não é um fator desencadeante de uma depressão, mas ele pode estar surgindo devido a um estado depressivo ja existente, combinado com sintomas de ansiedade. Busque ajuda de um profissional psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação.
Não. A depressão é uma doença que tem uma história familiar geralmente importante, envolve neurotransmissores e emoções suprimidas ou mal resolvidas. O medo de ter uma doença não é o suficiente para causá-la. Contudo, acho interessante o fato de você sentir medo de ter uma determinada doença, como depressão, por exemplo. O que isso diz de você é mais importante do que um diagnóstico em si.
Olá!

O medo de qualquer natureza, pode desencadear sintomas de ansiedade, que por sua vez, a ansiedade pode desencadear uma depressão. Neste caso, recomendo que você procure ajuda. Quanto mais rápido você procurar ajuda, melhor será.
O medo é um estado emocional que surge como resposta da consciência quando se tem um perigo iminente, desta forma seu medo em ter depressão pode estar lhe indicando algo. A depressão pode ser desencadeada por vários fatores tais como os que já foram citados em respostas anteriores, porém, ela é uma reação que ocorre na bioquímica do cérebro. Desta forma, vale investigar esse medo e essa relação com a depressão, isto é, o que esse medo revela.
Olá! Procure por um Psicoterapeuta cognitivo comportamental e Hipnoterapia. Toda insegurança pode levar a qualquer tipo de desconforto psíquico. Paz e bem!
Depende do tamanho desse medo. Contudo, tal medo pode estar baseado na suspeita de já se estar em depressão. Procure um psicólogo para verificar se é esse o caso. Cuide-se. Estou a disposição.
Olá!
Podemos dizer que o medo é uma forma de proteção, porém o que precisa ser visto é o quanto este medo se faz presente em sua vida. Sabemos que todo excesso não é saudável e sendo assim este medo, em excesso, deixa de ser proteção e passa a ser algo adoecedor, que inclusive pode te levar a outros quadros de doenças, como pânico por exemplo. Sugiro que busque ajuda psicológica para que possa entender melhor sobre esse medo!
Estou a disposição!
Olá!
Além das respostas dos colegas, que foram bem abrangentes e pertinentes, reforço a indicação da procura por um profissional para auxiliá-lo na compreensão dessa questão.
Entender o que se passa com você em relação a esse receio.
Estou à sua disposição.
Grande abraço
Olá, não é o medo em ter depressão que leva a depressão. Primeiro precisamos entender o que é depressão. Depressao é um distúrbio psíquico que afeta a mente e o corpo, é decorrente de um conflito mental e de uma alteração bioquímica ocorrida no cérebro. então precisamos entender primeiro por que "tenho medo de ter depressão"? o que mais esta ligado a este pensamento? ok.
Depois precisamos definir a palavra "medo". O medo é um mecanismo ancestral que carregamos em nosso DNA e que tem como objetivo principal nos proteger, quando este medo nos coloca em ação -como no seu caso (em procurar respostas) ele é ativo. Em outros casos, ele pode ser paralisante e colocar o individuo reativo aos acontecimentos. O primeiro passo você já deu: que é procurar entender a si mesmo. Quanto maior nosso autoconhecimento, mais recursos internos temos a disposição para lidar com nossos sentimentos, emoções e pensamentos. ate mais,
Creio que a primeira questão é: o que te faz ter medo de entrar em depressão?
Porque este medo ronda sua mente? O que te faz pensar que você pode cair em depressão?
Procure um Psicanalista com certeza vai te auxiliar a entender este sentimento.
O medo faz parte de nossa existência sem ele não saberíamos o que trabalhar nem como agir com os enfrentamentos diários de nossas vidas. Att Allan Gandarela
Medo e Depressão são coisas bem diferente. Ter medo não significa que você terá depressão. Procure um psiquiatra!
Não. Apenas o medo de ter depressão não desencadeia uma depressão. Já se você tem motivos para suspeitar que tenha, aí sim, é interessante buscar um psicólogo ou psiquiatra para fazer uma avaliação. Abraços!
Existem vários graus de DEPRESSÃO, pela sua pergunta
EU já iria ver da onde começa esse seu MEDO, O QUE SIGNIFICA DEPRESSÃO PARA VC? QUEM TEVE DEPRESSÃO QUE VC CONHECE ? e etc....

São coisas, que não dá para ser falado aq

Estou a disposição

Até Logo
Vale investigar a origem deste medo.
Na sua pergunta chama a atenção o medo de um medo, ter depressão.
Você precisa de ajuda à sua emocionalidade.
Boa noite. O medo de uma gripe te faz ficar com gripe? Você estar com medo pode ter um outro motivo, não significando que você terá uma depressão, mas sim que existe uma sinalização que alguma coisa não esta bem com você. Procure um psicologo ele irá ajudar você a entender de onde vem esse medo, e não permita que as coisas tomem volume.
A princípio, o medo está mais associado a quadros de ansiedade. E visto a ansiedade geralmente 'caminhar de mãos dadas' com a depressão, é possível sim que esse receio venha acarretar a uma depressão.
Olá, boa noite. O medo está ligado a uma insegurança. Como está a sua vida? Como você tem se sentido emocionalmente? O que está te levando a ter esse medo? É importante que você busque uma ajuda psicológica para que possa entender melhor esse sentimento.
Sim