O que é a afasia?

13 respostas
O que é a afasia?
A afasia é a perda da capacidade do indivíduo de se expressar verbalmente. Esse dano pode ocorrer em consequência de lesões cerebrais como os AVCs ou AVEs que afetam diretamente as regiões do cérebro responsáveis pela linguagem e comunicação.

Afasia é a perda da habilidade de se comunicar verbalmente. Pode atingir a expressão ( fala) e a compreensão. A terapia fonoaudiológica é essencial para que o indivíduo recupere o máximo possível da sua capacidade em se comunicar.
A Afasia caracteriza-se pela perda progressiva( no caso das demências) ou abrupta das competências da linguagem (caso das encefalites, AVCs e traumatismos). Pode atingir vários aspectos da fala e linguagem ,da compreensão e expressão. Em alguns casos ela pode estar acompanhada de outras perdas cognitivas,
por exemplo, raciocínio, memória e funçoes executivas
A reabilitação em linguagem é uma das terapias que tem mais evidencias de base mundialmente de melhoras tanto cognitivas e de linguagem
A afasia se caracteriza pela perda abrupta de competências no desempenho linguístico em qualquer uma de suas modalidades (compreensão e expressão, oral e/ou escrita), em decorrência de uma lesão encefálica (acidente vascular encefálico ou cerebral, traumatismos) nas áreas específicas de linguagem.Os sinais mais relevantes da afasia são: dificuldade no uso do vocabulário e na obediência às regras gramaticais, e limitações na compreensão das mensagens. É importante ressaltar que a afasia acomete as habilidades de linguagem, mas não atinge a inteligência do sujeito. A terapia fonoaudiológica tem como objetivo reabilitar a comunicação do afásico e, por conseguinte, melhorar sua qualidade de vida. O grau de severidade e a reabilitação do afásico dependem do tempo transcorrido após a lesão, da idade, da personalidade do sujeito e do ambiente familiar.
Dificuldade na produção ou compreensão da linguagem por comprometimento neurológico. Existem alguns tipos diferentes de Afasia, dependendo da área neurológica envolvida.
A afasia é caracterizada pela perda da linguagem como consequência de uma lesão cerebral, em geral do lado esquerdo do cérebro.

Os quadros de afasia instalam-se como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), conhecidos popularmente como derrames cerebrais. O afásico perde a capacidade de compreender e/ou formular a linguagem, consequentemente, deixa de falar e de entender o que dizem as pessoas ao redor.
Você precisa de ajuda da Psicologia, assim trata a ansiedade e tristeza geradas pelo seu problema, além de evitar que outros transtornos apareçam. Procure ajuda e faça terapia.
As afasias são condições que alteram a capacidade dos pacientes de se comunicar de forma adequada afetando as seguintes funções:
- Capacidade de falar ou se expressar verbalmente
- Compreensão da linguagem verbal
- Compreensão da linguagem escrita (leitura),
- Capacidade de escrever.
Existe necessidade de avaliação neurológica clínica e de imagem para diagnóstico e prognóstico precisos.
Um abraço
A afasia é uma sequela após uma lesão cerebral. Essa lesão pode ser de diversos tipos (Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico; Traumatismo Cranioencefálico; Hipóxia; Epilepsia e outros), esta tem que ser avaliada e diagnósticada por um médico.
Já a Afasia é a sequela desta lesão e tem como manifestações questões ligadas a linguagem (compreensão e/ou expressão no meio oral e escrito). A afasia pode ser vista em diversas idades, tanto crianças quanto adultos e idosos. Ela é avaliada e dependendo do diagnóstico é iniciado uma terapia fonoaudiológica. É importante procurar um auxilio de um profissional capacitado que possa informar, orientar e trabalhar para a melhora da qualidade de vida deste indivíduo.
Afasia é uma patologia que atinge a linguagem; fala, escrita, compreensao, etc. Pode ser decorrente de uma lesao encefalica adquirida (AVC, TCE, Isquemia, anoxia) ou de uma doença degenerativa (afasia progressiva primaria); existem vários tipos, nas adquiridas Broca ou motora , (dif na articulaçao da fala, compreensao normal, repetiçao e nomeaçao normal, escrita variavel), Wernicke (fluente, mas com fala ininteligivel e dificuldade de compreensao, escrita , repetiçao e leitura), global (afluente, pega todas as areas) , transcortical motora (fluencia e nomeaçao ruim) ou sensorial (ecolalia e compreensao, nomeaçao e leitura anormal) e anomica (falha na nomeaçao). Atingem regioes cerebrais distintas (Broca mais frontal, wernicke mais temporal, etc.) Já as afasias progressivas primarias sao um subtipo de doença degenerativa que atinge pessoas normalmente acima de 50 anos; está dentro das degeneraçoes lobares frontotemporais; sao as variantes que atingem mais a fala, pode ser semantica (pega memoria semantica, significado de palavras, palavras); logopenica , agramatica e mista. Aqui ocorre uma degeneraçao e a pessoa vai progressivamente desenvolvendo os déficits de linguagem. Posteriormente atinge outras areas cerebrais também, com um prognostico ruim.
Distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da pessoa.
Pode ocorrer de repente, após uma lesão ou um acidente vascular cerebral, ou desenvolver-se lentamente, devido a um tumor em crescimento no cérebro ou a uma doença.
A afasia afeta a capacidade da pessoa de se expressar e de entender a linguagem escrita e falada.
Quando a causa subjacente é tratada, o principal tratamento para a afasia é a fonoterapia.

Se o seu caso for sem nenhuma lesão física, recomendo procurar ajuda emocional pois há uma grande chance de ser
A afasia é como se fosse uma interrupção temporária no caminho que as nossas palavras e pensamentos usam para se comunicar com as pessoas ao nosso redor. Imagine que você é uma pessoa muito boa em contar histórias e de repente, por algum motivo, você não consegue encontrar as palavras certas ou expressá-las da maneira que você deseja. Isso é um pouco parecido com a afasia. Mas não se preocupe, há tratamentos e terapias que podem ajudar a melhorar a comunicação e recuperar habilidades de linguagem perdidas. E você sempre será uma pessoa incrível, independentemente das suas habilidades de linguagem.
A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de uma pessoa compreender, expressar, ler ou escrever a linguagem. Geralmente, a afasia ocorre como resultado de uma lesão no cérebro, mais frequentemente devido a um acidente vascular cerebral (AVC) ou traumatismo cranioencefálico. Essa condição pode variar de nível a grave e pode afetar diferentes aspectos da linguagem.