O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

11 respostas
O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Cognitiva Comportamenta é um Sistema de Psicoterapias que tem demonstrado grande êxito nos mais variados transtornos e psicopatologias clínicas. Tem como base a hipótese da " vulnerabilidade cognitiva", com pressuposto básico a interpretação que o sujeito faz de uma determinada situação, sendo que essa pode ser interpretada das mais variadas maneiras, por pessoas diferentes, e essas interpretações que irão definir as resposta emocional e Comportamental do sujeito. As nossas interpretações são determinadas por nossos Esquemas e Crenças, funcionais ou disfuncionais. Essas crenças quando ativadas geram pensamentos automáticos ( positivos ou negativos), que por fim interferem em nosso comportamento.

Trabalha o entendimento do tipo de pensamento que por motivo de crenças verdadeiras ou não, passam a conduzir as ações do individuo. Estas ações podem beneficiar ou prejudicar e na maioria das vezes é quando estão prejudicando é que se faz nec ssario o acompanhamento psicoterápico para identificar as crenças. Fica muito legal e complementar quando são utilizadas técnicas integradas junto às abordagens com TCC.
A TCC é uma abordagem no campo da psicologia clínica e tem como foco central os processos cognitivos à saber : a percepção ,a representação, a atenção, o raciocínio ,etc.

Essa abordagem pode ser aplicada em casos de depressão, ansiedade, fobias, transtornos de personalidade , dependência quimica, compulsão alimentar , conflitos, crises , estresse etc.

Na prática, o psicólogo através de algumas técnicas e com uma participação ativa irá habilitar , o paciente a compreender , seus problemas emocionais de modo objetivo , consciente e autônomo.
Estou de acordo com todos, porém vou colocar de uma forma simples.
A terapia comportamental é uma abordagem de trabalho no qual o psicólogo atua, onde o foco é ajudar o paciente a compreender suas percepções, crenças, pensamentos e emoções a partir deste entendimento os processos passam ser claros para o paciente:

Modelo cognitivo comportamental:
Situação = Evento
Pensamentos = Como eu penso
Emoções = O que sinto
Comportamento = O que eu faço.
A TCC trabalha o conjunto entre pensamento e comportamento.
Nessa linha de atendimento psicológico o profissional trabalha ativamente com o paciente, no sentido de orientá-lo a aprender a compreender seus pensamentos automáticos em relação ao que sente e como reage a esse sentimento na ação do comportamento.
É possível utilizar técnicas na terapia para que sejam feitos menos encontros com maiores possibilidades de melhoras.
A terapia cognitivo-comportamental, trabalha de maneira objetiva e as tecnicas utilizadas são baseadas em comprovações científicas (o que é fantástico).

Para facilitar o entendimento os focos da terapia são: pensamento, sentimento e comportamento, estes estão ligados diretamente.

O objetivo básico é a reestruturação cognitiva, já que qualquer coisa pode ser interpretada de varias formas diferentes, a interpretação que se têm nas diversas situações da vida pode ser alterada, e quando estas interpretações não estão favorecendo o bem-estar do sujeito, é importante re-avaliar e reestruturar.

É uma terapia considerada breve, se baseia em diagnóstico, tratamento e prevenção de recaída.
Atenciosamente.
De uma maneira simples, o objetivo principal da TCC é ajudar a pessoa a entender como os pensamentos, emoções e comportamentos se relacionam e como isso afeta a nossa vida diária. A TCC pode ajudar a modificar a maneira como a gente pensa e como se comporta trazendo maior qualidade de vida para o seu dia a dia. Diferente de outras terapias, a TCC se centra mais nos problemas ou dificuldades do aqui e agora. Além disso, muitas pesquisas apoiadas pela Associação Americana de Psicologia (APA) mostram resultados importantes da TCC para diversos problemas, como por exemplo: ansiedade, depressão, pânico, agorafobia, fobia social, outras fobias, bulimia, transtorno obssessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia.
A Terapia Cognitivo - Comportamental nada mais é que os nossos pensamentos e comportamentos, ou seja cognitivo - tudo aquilo que nós pensamos, sentimos e interpretamos dos eventos ocorridos em nossas vidas. Comportamental = as nossas ações, os comportamentos.

Porém em nossa vida passamos por diversas situações e elaboramos crenças interiormente do qual passamos a acreditar verdadeiramente nelas, entretanto algumas passam a serem disfuncionais e precisam ser identificadas e torná-las funcionais novamente para ter melhor qualidade de vida.

A forma como pensamentos determina as nossas emoções e ações.

Grata
Não é uma situação que determina a forma como você vai se sentir, mais a interpretação , avaliação que a pessoa faz daquela situação. A forma como você pensa influencia a forma como você se sente e como irá se comportar. Na TCC o importante é a determinação dos esquemas do indivíduo. Os pensamentos automáticos que o indivíduo apresenta em determinada situação, sofrem a influência desses esquemas. Esquemas são estruturas cognitivas que influenciam o processamento da informação produzindo como resultado o real percebido pelo individuo. Nela se procura inicialmente identificar e registrar os PANs ( Pensamentos Automáticos Negativos) que propiciam sentimentos negativos,como passo inicial para se elaborar a Conceituação Cognitiva do paciente
Terapia Cognitiva Comportamental é uma linha da psicologia, onde o psicólogo irá te ajudar a entender como seus pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos se relacionam em sua mente e como isso afeta em sua vida diária.
A terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem da psicologia que compreende que as nossas cognições/pensamentos são responsáveis por tudo que sentimos (emoções) e pela forma como nos comportamos, então tudo o que sentimos está relacionada com a nossa visão de si, do mundo e do futuro. Em muitas situações acabamos distorcendo alguns pensamentos e catastrofizando-os, fazemos isso porque temos crenças disfuncionais que são decorrentes da nossa história de vida, situações que passamos no decorrer da vida, o ambiente que crescemos, nossas figuras parentais e também por conta da genética. Todos temos crenças disfuncionais e a TCC tem o objetivo de estruturar/racionalizar esses pensamentos e crenças distorcidas sobre si.