O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

11 respostas
O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Cognitiva Comportamenta é um Sistema de Psicoterapias que tem demonstrado grande êxito nos mais variados transtornos e psicopatologias clínicas. Tem como base a hipótese da " vulnerabilidade cognitiva", com pressuposto básico a interpretação que o sujeito faz de uma determinada situação, sendo que essa pode ser interpretada das mais variadas maneiras, por pessoas diferentes, e essas interpretações que irão definir as resposta emocional e Comportamental do sujeito. As nossas interpretações são determinadas por nossos Esquemas e Crenças, funcionais ou disfuncionais. Essas crenças quando ativadas geram pensamentos automáticos ( positivos ou negativos), que por fim interferem em nosso comportamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Trabalha o entendimento do tipo de pensamento que por motivo de crenças verdadeiras ou não, passam a conduzir as ações do individuo. Estas ações podem beneficiar ou prejudicar e na maioria das vezes é quando estão prejudicando é que se faz nec ssario o acompanhamento psicoterápico para identificar as crenças. Fica muito legal e complementar quando são utilizadas técnicas integradas junto às abordagens com TCC.
A TCC é uma abordagem no campo da psicologia clínica e tem como foco central os processos cognitivos à saber : a percepção ,a representação, a atenção, o raciocínio ,etc.

Essa abordagem pode ser aplicada em casos de depressão, ansiedade, fobias, transtornos de personalidade , dependência quimica, compulsão alimentar , conflitos, crises , estresse etc.

Na prática, o psicólogo através de algumas técnicas e com uma participação ativa irá habilitar , o paciente a compreender , seus problemas emocionais de modo objetivo , consciente e autônomo.
Estou de acordo com todos, porém vou colocar de uma forma simples.
A terapia comportamental é uma abordagem de trabalho no qual o psicólogo atua, onde o foco é ajudar o paciente a compreender suas percepções, crenças, pensamentos e emoções a partir deste entendimento os processos passam ser claros para o paciente:

Modelo cognitivo comportamental:
Situação = Evento
Pensamentos = Como eu penso
Emoções = O que sinto
Comportamento = O que eu faço.
A TCC trabalha o conjunto entre pensamento e comportamento.
Nessa linha de atendimento psicológico o profissional trabalha ativamente com o paciente, no sentido de orientá-lo a aprender a compreender seus pensamentos automáticos em relação ao que sente e como reage a esse sentimento na ação do comportamento.
É possível utilizar técnicas na terapia para que sejam feitos menos encontros com maiores possibilidades de melhoras.
A terapia cognitivo-comportamental, trabalha de maneira objetiva e as tecnicas utilizadas são baseadas em comprovações científicas (o que é fantástico).

Para facilitar o entendimento os focos da terapia são: pensamento, sentimento e comportamento, estes estão ligados diretamente.

O objetivo básico é a reestruturação cognitiva, já que qualquer coisa pode ser interpretada de varias formas diferentes, a interpretação que se têm nas diversas situações da vida pode ser alterada, e quando estas interpretações não estão favorecendo o bem-estar do sujeito, é importante re-avaliar e reestruturar.

É uma terapia considerada breve, se baseia em diagnóstico, tratamento e prevenção de recaída.
Atenciosamente.
De uma maneira simples, o objetivo principal da TCC é ajudar a pessoa a entender como os pensamentos, emoções e comportamentos se relacionam e como isso afeta a nossa vida diária. A TCC pode ajudar a modificar a maneira como a gente pensa e como se comporta trazendo maior qualidade de vida para o seu dia a dia. Diferente de outras terapias, a TCC se centra mais nos problemas ou dificuldades do aqui e agora. Além disso, muitas pesquisas apoiadas pela Associação Americana de Psicologia (APA) mostram resultados importantes da TCC para diversos problemas, como por exemplo: ansiedade, depressão, pânico, agorafobia, fobia social, outras fobias, bulimia, transtorno obssessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia.
A Terapia Cognitivo - Comportamental nada mais é que os nossos pensamentos e comportamentos, ou seja cognitivo - tudo aquilo que nós pensamos, sentimos e interpretamos dos eventos ocorridos em nossas vidas. Comportamental = as nossas ações, os comportamentos.

Porém em nossa vida passamos por diversas situações e elaboramos crenças interiormente do qual passamos a acreditar verdadeiramente nelas, entretanto algumas passam a serem disfuncionais e precisam ser identificadas e torná-las funcionais novamente para ter melhor qualidade de vida.

A forma como pensamentos determina as nossas emoções e ações.

Grata
Não é uma situação que determina a forma como você vai se sentir, mais a interpretação , avaliação que a pessoa faz daquela situação. A forma como você pensa influencia a forma como você se sente e como irá se comportar. Na TCC o importante é a determinação dos esquemas do indivíduo. Os pensamentos automáticos que o indivíduo apresenta em determinada situação, sofrem a influência desses esquemas. Esquemas são estruturas cognitivas que influenciam o processamento da informação produzindo como resultado o real percebido pelo individuo. Nela se procura inicialmente identificar e registrar os PANs ( Pensamentos Automáticos Negativos) que propiciam sentimentos negativos,como passo inicial para se elaborar a Conceituação Cognitiva do paciente
Terapia Cognitiva Comportamental é uma linha da psicologia, onde o psicólogo irá te ajudar a entender como seus pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos se relacionam em sua mente e como isso afeta em sua vida diária.
A terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem da psicologia que compreende que as nossas cognições/pensamentos são responsáveis por tudo que sentimos (emoções) e pela forma como nos comportamos, então tudo o que sentimos está relacionada com a nossa visão de si, do mundo e do futuro. Em muitas situações acabamos distorcendo alguns pensamentos e catastrofizando-os, fazemos isso porque temos crenças disfuncionais que são decorrentes da nossa história de vida, situações que passamos no decorrer da vida, o ambiente que crescemos, nossas figuras parentais e também por conta da genética. Todos temos crenças disfuncionais e a TCC tem o objetivo de estruturar/racionalizar esses pensamentos e crenças distorcidas sobre si.

Especialistas

Taisa Borges Grün

Taisa Borges Grün

Psicólogo

Florianópolis

Agendar uma visita
Luiz Felipe Lamota

Luiz Felipe Lamota

Pediatra, Psiquiatra

São Paulo

Agendar uma visita
Cristiane Félix

Cristiane Félix

Psicólogo

Novo Hamburgo

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.