O que é Hérnia de Disco? O que eu devo fazer? É cirúrgico ou posso procurar tratamento sem cirurgia?

8 respostas
O que é Hérnia de Disco? O que eu devo fazer? É cirúrgico ou posso procurar tratamento sem cirurgia?
A Hérnia de Disco é uma alteração que ocorre nos discos intervertebrais podendo ou não gerar alterações sensitivas. Você deve procurar um especialista de primeiro contato (Fisioterapeuta ou Médico). O principal tratamento é conservador (sem cirurgia), com alguns casos sendo necessário a intervenção cirúrgica (necessário avaliação).

Olá, a hérnia de disco pode ser uma dor irradiada para os membros inferiores devido a compressão do canal vertebral comprimindo a medula espinhal, fazendo com que sinta formigamento até os pés. A hérnia de disco pode ser de forma extrusa que é quando o núcleo pulposo atravessa totalmente o ânulo fibroso. Você deve procurar um fisioterapeuta para realizar uma avaliação e tirar todas as suas dúvidas, o tratamento sempre é sempre conservador, em último caso será cirúrgico.
att
Olá, o disco é uma substancia gelatinosa que diminui o atrito entre os ossos da coluna e permite a mobilidade da mesma. A Hérnia de disco, é quando o disco está sobrecarregado e desloca, fazendo com que essa "gelatina" saia do lugar e comprima nervos. Ela pode ou não gerar sintomas. A cirurgia é indicada apenas em casos que tratamento conservador com fisioterapia e medicação não obteve sucesso. Um profissional, médico e fisioterapeuta deve ser consultado para orientar o melhor tratamento para seus sintomas.
A Hérnia de disco acontece devido a diminuição de espaço entre um vértebra e outra (as vértebras são os ossos que compõe a coluna vertebral) essa diminuição ocorrem por mudança das curvaturas fisiológicas (naturais) da coluna, esse processos de adaptações do corpo trazem prejuízos ao nosso corpo ao longo dos anos. O tratamento conservador (fisioterapêutico) é sempre a primeira escolha (de acordo com avaliação de profissionais médicos e fisioterapeutas). Sugiro um avaliação postural e biomecânica para avaliar sua clínica e os movimentos e traçar conduta de tratamento para a causa da sua queixa.
Antes mesmo de pensar em cirurgia procure um fisioterapeuta com formação no Método McKenzie. Hérnia de disco independente do tamanho já é comprovado que ela diminui, quanto maior a hérnia mais rápido ela regride, quanto menor a hérnia mais lento ela regride. O fisioterapeuta com formação neste método irá procurar qual o movimento mais adequado para acelerar este regresso.
Olá ;
Te explicando o que é Hérnia de disco?
A palavra hérnia significa projeção através da fissura de um orifício, ou seja, algo saindo de uma estrutura. O disco invertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Em resumo, eles é como um amortecedor entre as vértebras, e em seu núcleo encontra-se um líquido viscoso que garante o perfeito funcionamento desse “sistema de amortecimento”. A hérnia de disco ocorre justamente quando este liquido sai de onde deveria, deixando o núcleo.
O Indicado é você procurar um fisioterapeuta de sua confiança para realizar uma avaliação e traçar o melhor caminho para o tratamento.
A Fisioterapia e seus recursos é uma ótima alternativa para o tratamento conservador.

Abraços
Olá a hérnia de disco é quando o líquido que existe no interior do disco (este disco existe entre as vértebras e serve para amortecer e não ficar um osso atritando com o outro) se desloca para algum lado e pode comprimir enervações (nervos) que vão para outras partes do nosso corpo, como as pernas, o famoso ciático. Não necessariamente é cirúrgico, será cirúrgico caso você esteja perdendo os movimentos. Te oriento a procurar um fisioterapeuta para conversar e fazer uma avaliação mais precisa sobre o seu caso. Mas fique tranquilo essas situações são bem comuns e nem todos vão para a cirurgia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 60
Hérnia de disco é como se fosse um extravasamento de um amortecedor que você tem na coluna, ou seja , o disco.
Esse extravasamento pode ocasionar dores , ou ser totalmente assintomático em determinados pacientes.
Geralmente a hérnia trás limitação importante, sobretudo quando pressiona alguma raiz nervosa.
Sugiro que caso seja o seu caso, inicie um tratamento o quanto antes.