O que fazer quando uma criança gosta de jogar jogos violento e demonstra apático na sala de aula e

27 respostas
O que fazer quando uma criança gosta de jogar jogos violento e demonstra apático na sala de aula e não se interessa pelos estudos. Como os pais devem agir?
Caso os pais estejam em dúvidas em como agir, vale a pena procurar um psicólogo para realizar a orientação desses pais, trabalhando com eles as questões, dúvidas e angústias que podem vir a aparecer no cuidado e educação dos filhos.
Caso os pais queiram, também podem solicitar uma avaliação da criança e possível acompanhamento psicoterapeutico, a ser avaliada a necessidade com o psicólogo. Verificar como estão os estudos da criança e uma rotina onde a criança possa ter tempo para conversar com os pais também é importante. Cabe ressaltar que é importante verificar o quanto tais comportamentos vem trazendo sofrimento para os pais e a criança, para se poder pensar na melhor conduta. Cada pessoa é uma pessoa e deve ser avaliada dentro de seu contexto.
Espero ter ajudado.

Acho que o primeiro paço do que se fazer é ouvir. É preciso conhecer os motivos que levam esta criança a se interessar pelos jogos violentos e não se interessar pelos estudos, antes de se tomar qualquer medida ou atitude.

Esta falta de interesse pelo estudo pode ser multifatorial, como por exemplo: metodologia utilizada, não percepção de uma utilidade prática do conteúdo, conflitos relacionais na sala de aula, pensamentos e emoções que possuem origem externa da sala de aula mas ocupam sua mente e interesse nos momentos inadequados, problemas sensoriais (visão, audição), entre outros.

Uma escuta dos pais deve sempre ocorrer, e caso haja dificuldade em realiza-la, é aconselhável procurar um profissional que possa auxiliar nesse processo.
Crianças e adolescentes, na maioria das vezes, gostam de desafios. Os jogos são desafiadores exatamente por exigir que se avancem fases. Este é o desafio e a criança e adolescente gostam disso. A escola, por sua vez, pode não estar sendo desafiadora, prazerosa para esta criança/adolescente.
Sugiro avaliação de um profissional Psicopedagogo para trabalhar esta questão com o seu filho e buscar entender tal apatia pela escola.
Espero ter ajudado.

Abraços e boa sorte!
Crianças e adolescentes passam por estágios delicados do desenvolvimento psíquico e necessitam da presença dos pais para que esse desenvolvimento ocorra de maneira mais plena. O s pais são os responsáveis pela educação de seus filhos e devem entender que inseridas na maioria dos jogos, questões éticas e de relacionamento social que necessitam de discussão e orientação, além da estipulação de limites ao uso de videogames a fim de evitar o jogar compulsivo. O bom diálogo e um bom acordo entre pais e filhos é a melhor forma de prevenção desse tipo de comportamento, inclusive sobre a importância dos estudos para a vida atual e futura.
Em primeiro lugar, os pais devem buscar um profissional, nesse caso um psicólogo, a fim de dar um a escuta a esta problemática e assim te orientar melhor. De antemão posso te dizer que as crianças tendem a buscar através do lúdico, elaborar seus conflitos internos, seus medos e fantasias, então o brincar com jogos violentos é uma maneira de elaborar algo no seu mundo interno, então de certa forma, saudável. O que preocupa mais é essa "apatia" na sala de aula. Sugiro mesmo que busques orientação para entender e ajudar teu filho.
Boa sorte!
Olá!
A Adolescência é um período do desenvolvimento humano que requer um monitoramento grande; dos pais ou responsáveis por esta função.
Os adolescentes solicitam limites pois estão buscando uma identidade que ainda esta em formação .
Para que esta fase evolua é necessário que exista regras e combinados bem estabelecidos na conduta e educação deste adolescente .
Os pais ou quem exerce esta função, tem que deixar bem claro o que espera ,o que não admite e o que é tolerável e o tempo para mudança deste comportamento.
Organizar a casa é fundamental para esta fase.
Caso o comportamento continue procure a ajuda dos profissionais da psicologia e da psicopedagogia,
Mas vale a pena avaliar o que esta acontecendo com seu adolescente,
Não desista dele.!
O jogos de vídeo games podem ser usados como satisfação de fantasias. Dependendo da idade e situação, a criança expressa sua agressividade em diferentes intensidades. É necessário observar o que tem ocorrido na vida dessa criança que a está fazendo mergulhar na fantasia, desinvestindo das atividades produtivas como o estudo. Indico a ajuda de um profissional para avaliar e orientar o caso.
Penso que seria importante observar o comportamento do filho para perceber como ele está se sentindo. Vocês tem conversado com ele? Além dos jogos ele tem atividades extra-classe? Ele tem amigos ?
A apatia ou desinteresse na escola pode ser motivado por vários fatores. Ele pode apresentar dificuldades de aprendizagem ou questões emocionais. Seria indicado uma avaliação psicológica para compreender o que está acontecendo e ter uma orientação terapêutica.
Olá, os pais tem que procurar ajuda de um psicólogo/psicanalista para tentar compreender o que está acontecendo com seu filho. O filho ter um espaço para se expressar, pois os jogos e seu comportamento pode ser a maneira que está conseguindo "falar".
Todos os jogos eletrônicos vem uma classificação indicativa. É importante que os pais pesem bem a decisão de deixar o filho jogar algo que esteja fora da sua faixa etária. Não é o jogo violento em si que estaria causando esse desinteresse na escola. Os jogos são muito estimulantes e esse tipo de ação a "mil por hora" fascina muito os jovens. Na sala de aula o ritmo é outro. Ficam sentados, recebendo passivamente o conteúdo que o professor está oferecendo. É um desafio e tanto para os educadores e pais deixar o ensino mais atrativo para os jovens de hoje em dia. É importante conversar com o seu filho, tentar entender o que pode estar acontecendo na escola.
Mas lembre-se, os limites são os pais que devem colocar! Quanto tempo jogar por dia, qual tipo de jogo...isso é fundamental.
Olá! Os pais devem agir levando essa criança a um psicólogo, para que seja feito uma avaliação e possível tratamento psicológico. Avaliar e tratar a causa da agressividade expressada através do brincar. Pode ser que ele tenta elaborar algo que o incomode através das atividades que faz. Ele pode estar em sofrimento com suas fantasias e a apatia e falta de interesse pode estar ligado a agressividade. Procure por ajuda Psicológica.
Pode indicar estado depressivo, fobia social, dentre outros distúrbios. Necessário incluir a criança em atendimento psicológico
Os jogos são escitantes e nem sempre a vida presencial e tão prazerosa. Compromissos e relacionamentos presenciais do meio exigem mais empenho e a resposta nem sempre é a desejada. Seria interessante predominar exigências naturais da vida para a aprendizagem e vivências, reduzir os jogos e buscar um psicoterapeuta
Os pais deverão a princípio buscar atendimento psicológico do seu filho, com acompanhamento dos pais, visando um diagnóstico do quadro para então propor-se um tratamento adequado. O profissional indicado para esta análise é o Psicólogo Cognitivo Comportamental, o qual irá indicar outros tratamentos de for o caso.
Olá!
É necessário considerar que a violência dos jogos pode ser uma via de alívio por satisfazerem necessidades da criança. Importante observar quando o excesso está presente, ou seja, quais as outras atividades que a criança gosta de realizar? quanto tais jogos estão disponíveis a ela e por quanto tempo ao dia? quais as outras atividades que os pais acompanham ou incentivam a criança se envolver? Quais as atividades que a família tem além da rotina de trabalho e estudos?
Como outros colegas disseram, as imagens e os desafios dos jogos acabam sendo muito atrativas e a escola não tem o mesmo modo de funcionamento. E nem por isso, o desinteresse em aprender pode estar relacionado aos jogos, mas talvez o interesse e curiosidade em relação ao mundo que o cerca e que pode ser estimulado na cultura familiar.
Também penso que uma avaliação psicopedagógica pode ser de grande valia para trazer luz à situação e descartar problemas de aprendizagem.
Toda criança ou adolescente precisa ser orientado, educado e ensinado que há tempo para tudo. E que muitas vezes, irão ter que fazer coisas que mesmo a contra gosto, fazem parte de seu cotidiano para um maior aprendizado, mesmo que seja frustrante. Mas ao perceber que as coisas estão fugindo do controle e passando do limite, é de suma importância a busca pela orientação à pais através de psicólogos preparados para poderem auxiliar em situações muitas vezes confusas e ditas como um tanto delicadas e complicadas. Quando estamos enseridos em problemas familiares, precisamos de ajuda profissional de fora. É importante o conhecimento dito com neutralidade. A abordagem da terapia cognitiva comportamental (TCC) é de grande eficácia.
Olá. Procurem um psicólogo para orientar vocês. Atenciosamente
Olá!
Normalmente esses tipos de comportamentos se instalam aos poucos e quando os pais percebem, já não conseguem mais administrar a situação. O ideal é procurar ajuda profissional para ajudar você a entender o momento como um todo e assim decidir a melhor maneira de agir, orientando os pais ou realizando acompanhamento com a criança, isso, o profissional decidirá.
Qualquer duvida estou a disposição.
Jogar vídeo game costuma ser mais prazeroso do que estudar para grande parte das crianças. É muito importante limitar o tempo de uso de telas de acordo com a idade e também respeitar a idade indicativa de cada jogo. Além disso, estimular a criança a substituir jogos eletrônicos por brincadeiras é muito válido.
Quanto à falta de interesse pelos estudos é importante entender o que pode estar influenciando.
Segue algumas dicas que podem ajudar os pais nesse processo:
Envolva-se com os trabalhos da escola e monitore os progressos,
Evite punições e castigos para que a criança estude mais e tire melhores notas,
Quando estiver auxiliando nos estudos, procure estabelecer metas de desempenho menores e, só depois de alcançada, evoluam para uma exigência maior,
Tenham uma rotina de estudos,
Dêem atenção ao ambiente de estudos,
Valorize o comportamento de estudar.

A psicoterapia pode ajudar neste processo. Busque auxílio especializado, se sentir necessidade.
Olá! Sugiro buscar por um psicólogo para avaliação e orientação adequada, as observações levantadas e descritas merecem a atenção de um profissional. Grande abraço!
Buscar orientação psicológica, psicanalítica ou de família com vistas aos respectivos tratamentos depois de um minucioso diagnóstico neuro-psíquico-social.
Olá! É necessário buscar identificar os motivos dessa apatia em relação aos colegas e ambiente escolar, bem como investigar a dinâmica familiar. Uma orientação aos pais será mais eficiente conhecendo de perto a criança e todo esse contexto que a envolve. Atenciosamente.
Levá-lo para uma psicoterapia e se informar com a psicóloga, boa sote.
Os jogos com violência podem ser a forma que ele está conseguindo se expressar. Precisa-se fazer uma melhor avaliação do caso, da rotina, da relação com os cuidadores/pais.
Procurar ajuda profissional para ajudar você a entender o momento como um todo e assim decidir a melhor maneira de agir, orientando os pais ou realizando acompanhamento com a criança, isso, o profissional decidirá
A situação descrita é bastante delicada e merece atenção por parte dos pais e responsáveis pela criança. Jogos violentos podem ter um efeito negativo na formação do comportamento e personalidade da criança, contribuindo para a diminuição do interesse nos estudos e da empatia pelos outros.

Os pais devem conversar com a criança e explicar os possíveis efeitos dos jogos violentos em seu comportamento e desenvolvimento. É importante estabelecer limites claros e regras sobre o uso desses jogos e monitorar de perto o tempo que a criança passa jogando e o tipo de conteúdo dos jogos.

Além disso, os pais podem buscar ajuda profissional para a criança, como a psicologia infantil, que pode ajudar a entender a origem do problema e oferecer tratamentos para mudar esse comportamento prejudicial.

Os pais devem estar cientes de que mudanças significativas no comportamento da criança podem levar tempo e que é importante ser paciente e constante no processo. O importante é que a criança receba o apoio necessário para desenvolver o melhor de si.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 170
Buscar entender o que está acontecendo, conversando com seu filho e buscando ajuda profissional se necerrásario. Abraço.
Olá; a maioria das crianças gosta de jogos violentos; isso não seria um problema em si. Entretanto está havendo um desinteresse e apatia escolar e isso sim denota um problema. É importante entender o que está acontecendo com a criança. Converse com ela para tentar entender o que esta fazendo com que ela não esteja rendendo nos estudos. . Inumeros fatores podem influenciar nas questões escolares; problemas emocionais; questões neurológicas; problemas nos relacionamentos interpessoais; excesso de tela; etc. Busque ajuda profissional caso isso perdure.