O que são padrões restritivos e repetitivos de comportamento, atividade e interesse?

7 respostas
O que são padrões restritivos e repetitivos de comportamento, atividade e interesse?
Olá! Quem apresenta um padrão restritivo e repetitivo possui pouca variabilidade comportamental. Isto é, é uma pessoa que gosta sempre da mesma coisa (por exemplo, se gosta de brincar de boneca, irá querer brincar apenas disso, não aceitando variações na brincadeira), que tem uma resistência grande a tudo que é novo, como lugares novos, alimentos, rotina, vestimenta. Além disso, apresenta grande distanciamento e até repulsa de pessoas que são diferentes dela. Essas características podem estar dentro do quadro do Transtorno do Espectro Autista. Porém, é necessária uma avaliação clínica para se fechar esse diagnóstico. Espero ter ajudado! Att

Paz a todos! No dia a dia, nos comportamos e temos interesses por diversas coisas, assuntos e pessoas. Temos nossos gostos próprios e preferências pessoais, mas somos capazes de mudar de opinião, conversar com outras pessoas, desenvolver comportamentos diferentes, experimentar novos alimentos, cores, roupas, lugares, empregos, escolas. Porém, algumas pessoas apresentam muita dificuldade em sair daquilo que elegeram como preferência e percebemos que não são como a maioria.Crianças (e também adultos) com Espectro Autista apresentam, então, os Padrões Restritivos e Repetitivos de Comportamento, Atividade e Interesse. Assim, repetem compulsivamente um comportamento (balançar o corpo ou comer somente o mesmo alimento),não aceitam qualquer tipo de mudança em sua rotina (barulhos, roupas diferentes, pessoas diferentes).Eles também podem padronizar interesses, sendo muito restritivos a novos conhecimentos e gostam sempre da mesma coisa. Quando perceber esses padrões, procure ajuda profissional
Olá Padrões repetitivos de comportamento
e restritivos de atividades e interesses
São características do TEA.
De modo bem prático. EX: criança que tem interesse fixo restrito por determinados objetos, tipo: carrinho, avião...
Comportamento, repetitivo e restritivo: Não aceitar flexibilidade de rotina: se o educador disser que vai ao Shopping e no meio do caminho mudar... A chance de não dar certo é muito grande,a criança tem um ritual para fazer as atividades e resposabilidades, elas não aceitam isso.
Com o método ABA, as crianças e educadores, aprendem a manejar os Padrões repetitivos de comportamento.
Espero tê-la ajudado.
Essa resposta pode ser bem ampla, mas - em termos do dia-a-dia, simplificando bem - se manifestaria em dificuldades de adaptar o comportamento individual às diferentes demandas do meio ambiente. Normalmente, encontram-se juntos no Transtorno do Espectro Autista, mas também no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou outras patologias.
Bom dia! Padrões restritivos e repetitivos de comportamento, podem se manifestar desde a infância com o alinhamento dos brinquedos ou ficar rodando os objetos, repetindo as mesmas frases, e o interesse restrito se manifesta pela fixação pelo mesmo assunto ou brinquedo, não se interessando por outros temas. Todas essas alterações comportamentais indicam que a criança precisa passar por uma avaliação neuropsicológica ou médica, pois são sintomas de Transtorno do Neurodesenvolvimento.

padrões restritivos e repetitivos de comportamento, atividade e interesse caracterizam-se por interações limitadas e fixas. As pessoas que desenvolvem esse padrão, geralmente se esquivam de diversas situações interativas, seja com pessoas, lugares ou objetos, o que gera o empobrecimento das próprias descobertas e possibilidades de desenvolvimento, uma vez que o indivíduo tende ao isolamento. Por isso é de suma importância a avaliação profissional do quadro. Abraço!
ja foi respondida sua pergunta a cima, o que coloco como suma importancia a avaliação profissional para poder ser trabalhado estes comportamentos.