O uso do Tamoxifeno pode causar trombose ou embolia. Isso pode ocorrer a qualquer momento durante o

3 respostas
O uso do Tamoxifeno pode causar trombose ou embolia. Isso pode ocorrer a qualquer momento durante o tratamento? Ou está relacionado ao momentos seguintes da ingestão do medicamento?
Posso ter uma embolia durante o sono?
Estado de hiperviscosidade é sim um efeito adverso do tamoxifeno. Pode ocorrer em qualquer momento do uso da medicação. Embora seja indesejável, não contraindica o uso do medicamento que costuma ser bastante seguro. Converse com seu masto/oncologista e esclareça suas duvidas!

Sim, o aumento de risco de trombose e, eventual embolia pulmonar é observado em usuárias de Tamoxifeno. Porém, na indicação da medicação o médico deve ponderar se o benefício é maior que o potencial risco. Outro ponto importante é que o risco é maior em pacientes com outros fatores associados, como por exemplo: idade (após os 60 anos), diabetes, obesidade, fumantes e sedentárias.
Sim , o tamoxifeno pode causar efeitos colaterais graves em qualquer momento do tratamento. Especificamente, trombose em torno de 5% e embolia 0.2%.

No estudo -1 do National Surgical Adjuvant Breast and Bowel Project (NSABP) , foi estudados os efeitos colaterais graves do uso de tamoxifeno, as taxas de incidência por 1.000 mulheres-ano para esses eventos foram estimadas:Adenocarcinoma endometrial: 2,20 para tamoxifeno versus 0,71 para placebo/ Sarcoma uterino: 0,17 para tamoxifeno versus 0,04 para placebo/ AVC 1,43 para tamoxifeno versus 1,00 para placebo / Embolia pulmonar: 0,75 para tamoxifeno versus 0,25 para placebo.

Sempre temos que discutir com o paciente riscos x benefícios do tratamento. Considerando que o tamoxifeno reduzo risco de recidiva do câncer e aumenta a sobrevida do paciente, para a maioria das pacientes já diagnosticadas com câncer de mama, os benefícios do tamoxifeno superam seus riscos!

Espero que tenha ajudado a tirar sua dúvida!