Oi, sofri abusos sexuais dos 5 aos 12 anos, agora com 18 quero tratar isso com terapias, mas eu simp

31 respostas
Oi, sofri abusos sexuais dos 5 aos 12 anos, agora com 18 quero tratar isso com terapias, mas eu simplesmente apaguei inconscientemente da minha memória, o que fazer?
Se eu contar desse abusos sexuais que aconteceram, psicóloga (o) podem contar para algum parente ou não?
Você terá direito a sigilo total.O Psicólogo(a) não deve e nem pode revelar nada a ninguém sem seu consentimento, a menos que corra risco de vida ou alguém ao seu redor relacionado a você . O importante é começar o quanto antes a psicoterapia. Justamente aquilo que evitamos falar ou fugimos por nos assombrar e até muitas vezes traz pesadelo e insônia é o que devemos trabalhar em consultório ou pela telemedicina. Não espere. Cuide-de.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá! De acordo com o código de ética, o conteúdo tratado em terapia é sigiloso, portanto o psicólogo não pode falar para ninguém. Com relação à falta de memórias dos abusos, também não são problema. Durante o processo, o psicólogo vai saber conduzida as sessões para tratar das consequências do abuso em sua vida atual e te ajudará a neutralizar as consequências negativas do abuso em sua vida.
Olá! O sigilo profissional é um dos pilares da psicoterapia, logo psicóloga/o não podem compartilhar seu relato, a não ser que ponha a sua vida em risco e isso será feito cm total transparência, isto é, você deverá ser o primeiro a saber. Na deixe que esse medo te impeça de começar um tratamento. Quanto antes você começar, melhor. Fico à disposição. Abraço!
Reforçando o que os colegas já falaram, o processo terapeutico é baseado na confiança entre paciente e profissional, esta confiança é construida atraves do sigilo total, também, tudo o que for falado , exposto em terapia , permanece dentro do setting terapeutico. Somente em casos especificos , onde o paciente autoriza que alguns conteudos possam ser conhecidos ou em casos graves , onde exista risco de vida do paciente ou outros é que surge a possibilidade de abrir para o conhecimento do que foi tratado em terapia. Fora estes dois eventos , tudo o que for relatado sera e permanecera entre vc e seu psicologo(a). Deixo aqui uma referência ;seria interessante buscar profissionais nas abordagens de EMDR ou Psicologia Cognitiva , que realizam um trabalho muito bom com traumas, mas tb , outras abordagens mostram-se eficazes , o que vc deve fazer é buscar o quanto antes um profissional e iniciar , este percurso . Um abraço , espero ter ajudado .
Olá, sinto muito pelo que passou! Mas quero que saiba, que por mais difícil que seja, você pode superar isso com muita terapia! Mesmo você não esquecendo completamente, isso vai fazer parte de você, mas você pode conseguir se libertar e ser feliz. É um processo longo, doloroso, mas libertador! Comece o quanto antes a psicoterapia. Quanto ao sigilo, como já disseram, o psicólogo não pode sair falando para outras pessoas o que o cliente/paciente conta para ele. Pode ficar tranquilo! O sigilo só pode e deve ser quebrado em casos mais graves, se você estivesse correndo risco de vida ou outra pessoa. Aproveite que agora quase todos os psicólogos estão atendendo on-line, o que facilita o acesso. Estou à disposição, qualquer coisa pode me chamar. Boa sorte!
Não se preocupe, o psicólogo não irá compartilhar a ninguém qualquer situação que você relata em terapia. A relação de confiança entre paciente e psicólogo é fundamental para que o tratamento seja efetivo .
Olá, pode ficar tranquila pois o que você fala com o Psicólogo fica entre vocês. Nós temos um código de ética o qual seguimos e uma das regras é o sigilo.
Como você hoje é maior de idade não corre nenhum perigo de ele falar pra sua família ou pra outras pessoas.
Somente diante dessas situações são permitidas a quebra de sigilo:
-Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros.
-Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes.
-Quando o psicólogo recebe uma ordem judicial
Se você não confiar ir ao um profissional de sua cidade procure um psicólogo online.
A psicologia pode te ajudar nessa questão. Como você já tem 18 anos pode ficar tranquila com a questão do sigilo em relação a esse ponto. Espero ter ajudado. Um abraço!
Olá!!
Fique tranquila!! O sigilo é a base do código de ética da profissão de psicólogo.
Se você apgou essas memórias,aos poucos retornam e com hipnose clínica você pode fazer um tratamento de ressignificação desse trauma bem pontual.
Busque ajuda... Não vale a pena conviver com nenhum tipo de sofrimento!!
Boa sorte!!
Primeiro contrato= sigilo. Terapia para o tratamento de trauma e sofrimentos crônicos= Terapia EMDR + Pain Management. Trabalhamos com todos os recursos online. Seja bem vinda!
Olá! Você tem razão em buscar um tratamento para lidar com os efeitos dos abusos sofridos, pois mesmo que você tenha "apagado inconscientemente da memória", como relatou, um profissional da área da psicologia/psicanálise pode te ajudar nesse caminho difícil que é resgatar e ressignificar esse período de grande sofrimento. Sobre a possibilidade de contar para algum familiar, o psicólogo, de acordo com seu código de ética, deve manter o sigilo de tudo que é conversado durante as sessões, portanto, a única pessoa que pode decidir contar ou não qualquer informação pessoal para um familiar será você mesmo. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Olá. Algumas experiências que são traumáticas para nós, podem ser “esquecidas” ou simplesmente afastadas da nossa lembrança. De certo modo, essa é uma forma do nosso psiquismo nos proteger de que nos provoca angústia. O fato de você não lembrar de algumas determinadas cenas ou situações, não significa que aquela experiência foi apagada. Num processo de análise, com o tempo, é bastante comum que alguns conteúdos antes “esquecidos” possam ser acessados, mas, cada sujeito tem o seu tempo singular. Se você sofreu abusos na infância e deseja poder falar sobre isso, é importante que busque um profissional para começar o processo de tratamento. O sigilo é algo inerente a clínica, então, tudo que é tratado com o seu analista será mantido em sigilo, sem risco de que seus pais (por exemplo) possam saber o que você levou para a terapia.
Olá. Quando sofremos com traumas a tendência é muitas vezes apagar da memória. É uma forma que a mente encontra para se proteger. Quanto a questão do psicólogo falar para alguém da família, ele simplesmente não pode pois deve seguir o código de ética. No código de ética o sigilo profissional é obrigatório. Pode ficar tranquila. Atenciosamente.
Ola! O profissional deverá manter o sigilo absoluto sobre o seu e de seus demais pacientes. Aliás, esse, faz parte de um contrato verbal, realizado nas primeiras entrevistas. Se não sentir-se segura com o profissional contactado, tente outro. O sigilo é uma das regras ética de nossa profissão. Procure sim, um profissional para tratar os conflitos que atormentam a vida. Sucesso e coragem!
Boa tarde! O paciente em Psicoterapia tem o sigilo total sobre as suas demandas . Fique tranquila e confiante, dê o seu primeiro passo para o tratamento, e sentirá no decorrer do tratamento, a minimização dos sentimentos "não muito agradáveis" e aprenderá a lidar com eles.
Boa tarde, meus colegas já falaram sobre o sigilo que os psicólogos respeitam e sobre a necessidade da terapia, o que desejo acrescentar é que tem tb a terapia que usa o Brainspotting que ajuda demasiadamente na cura dos traumas, procure alguém que trabalhe com isso.
O Código de Ética do Psicólogo rege o dever de sigilo do artigo 9º ao artigo 15, regulando a relação entre psicólogo e outros profissionais e, até mesmo, a forma de elaboração e armazenamento de documentos, como anotações e pareceres. A exceção do sigilo profissional O dever do sigilo profissional é inquestionável.
É direito seu ao sigilo, essa é uma garantia sua e isso traz confiança e tranquilidade ao paciente.
Procure ajuda, isso será muito bom para a sua saúde emocional.
Olá.
Não se preocupe sobre a ausência de lembranças. Na psicoterapia você lidará com o significado que esses eventos têm para você. E você tende a se deparar com muitas questões pessoais. E consequentemente tende a ter mais clareza e conhecimento de si mesma.
E quanto ao sigilo, fique tranquila. O psicólogo deve mantê-lo.
Pesquise os profissionais até encontrar o que lhe inspire mais confiança. Nesse tempo de pandemia muitos, como eu, está atendendo online.
Boa sorte na procura.
Um dos pontos mais importantes na terapia é o sigilo. Ele garante que tudo que você compartilha durante o processo está seguro apenas o/a profissional que te atender. Espero ter ajudado!
Olá, você querer se tratar atualmente parece muito importante. Destaca logo nas tuas primeiras palavras que foi abusada sexualmente, portanto tal situação deve te acompanhar de diversas formas atualmente. Teu tratamento seguirá o curso que tu deres, pois, a escolha do que falar será sua. Mesmo que não tenha a memória dos acontecimentos, conforme evolua no tratamento, lembrar poderá ou não ser relevante. O importante será ter um espaço que se sinta segura para falar e reorganizar tua história e seus impactos, sem temer que parentes sejam acionados ou saibam do ocorrido. E isto é garantido pelo código de ética do profissional de psicologia.
Olá!
Não se preocupe, nós psicólogos temos que seguir um código de ética, onde uma das clausulas é a exigência do absoluto sigilo do que é dito no set terapêutico.
Como estamos atendendo on-line, o contrato terapêutico será enviado para você, via e-mail e no meu caso, assim que acabar a entrevista. No contrato que irá receber, além de outras coisas, também fala do cuidado que o paciente precisa ter para manter o sigilo terapêutico, ou seja, ambos , paciente e psicólogo precisam preservar o que pede o código de ética, com relação ao sigilo.
Quanto a apagar da memória o fato em si; não passa de manejo do seu inconsciente para protegê-lo(a) de algo que ainda não consegue encarar, que está escondido na sombra e que pode trazer a memoria muita dor, coisa que um profissional preparado irá manejar muito bem.
Aproveite o momento onde poderá escolher o profissional que quiser, independente da distancia física, entre você e ele, porque os atendimentos precisam ser on-line.
Boa escolha, boa sorte e seja feliz
Antes de mais nada, o que acontece no consultório está submetido a sigilo e dessa forma dever ser tratado pela profissional. Simplesmente nada pode ser relatado a nenhum parente, amigo, conhecido ou desconhecido. Somente poderia ser relatado com a sua presença, autorização e concordância, caso seja importante para o andamento do tratamento. Espero que esse esclarecimento te de tranquilidade para procurar uma psicanalista. Mas sinta-se à vontade para colocar suas dúvidas e esclarecê-las antes de dar início aos atendimentos.
E, está claro que você não apagou da memória esses abusos como pensa, mas trata-se de algo muito difícil de elaborar, porém está se fazendo necessário. Procure ajuda. Uma psicanalista poderá te escutar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
Olá, pode ficar tranquila, o Psicólogo(a) que você escolher será seu vínculo seguro, nos caso este não poderá quebrar o sigilo das suas sessões, o que é falado dentro da sessão fica na sessão. Caso exista necessidade de contactar alguém por algum motivo específico o psicólogo conversará com você e pedirá a sua autorização. As vezes podemos esquecer de memórias dolorosas para sobreviver e dar continuidade a nossa vida, neste caso, te recomendo a busca da Psicoterapia e de preferência alguém que tenha como abordagem a Terapia do Esquema, pois nela você irá trabalhar os possíveis esquemas que você possa ter desenvolvido, suas relações e comportamentos disfuncionais. Espero ter ajudado!
Olá! Uma das premissas da profissão é o sigilo e a ética, sem o seu consentimento nada pode ser repassado a terceiros. A psicoterapia pode lhe auxiliar a verbalizar tal situação e encontrar meios de lidar com sua história. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, Psicólogo tem um juramento ético, o profissional deve te atender com total sigilo , este também e fiscalizado pelo conselho regional de psicologia que estabelece normas e parâmetros para profissão. A Psicoterapia ou a cura pela fala é um processo focado em auxiliar o indivíduo a encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental, ou as suas questões emocionais, tais como ansiedade, depressão, estresse, traumas emocionais vividos na infância, dificuldades de relacionamentos entre outros tantos. A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento e amadurecimento individual, seu atendimento deve estabelecer um processo de autoconhecimento e bem estar com total sigilo e respeito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá, como vai?
Quando sofremos um trauma, é normal que essas vivências não sejam tão claras para nós, em diferentes níveis para cada pessoa. A terapia pode ser uma importante ferramenta para lidar com o impacto dessas questões.
Quanto ao sigilo, o psicólogo deve respeitá-lo a não ser que: o paciente encontre-se em situação de risco iminente de morte ou ofereça risco a terceiros (como suicídio, assassinato, situação grave de violação aos direitos humanos, negligência...). Caso o profissional quebre o sigilo, ele não pode informar nada além do necessário para que as autoridades possam caracterizar a demanda.
Fique tranquila, o psicólogo tem como um dos pilares de compromisso ético de sua profissão manter o sigilo entre ele e o paciente diante de tudo que lhe é dito em sessão. Ele não falará nada que lhe é dito em sessão, com exceção do paciente correr risco de se machucar ou machucar alguém.
Falar sobre abuso sexual com ele vai lhe ajudar a lidar com essa dor. Vejo que conseguiu trazer até aqui essa questão e se propõe agora a tratá-la. A terapia com toda certeza vai lhe ajudar a entender o lugar que esse trauma ocupa em sua vida e a influencia.
Olá!
Quanto a sua questão pode ficar tranquilo, o psicólogo é regido pelo sigilo profissional, tanto por se tratar de uma questão ética, como um pilar do processo de terapia a construção de um vinculo de confiança, tudo que é relatado em sessão de terapia, fica na sessão.
Não deixe que esse medo te impeça de começar um tratamento. Se permita a terapia.
Abç e se cuide.
Existe o sigilo profissional, é proibido ao psicólogo dizer qualquer coisa para outra pessoa.
Olá. O psicólogo deve sigilo quanto aos que é falado na sessão. Pode ser que entrando em contato com o assunto algumas memórias voltem, mas não é primorial que você recorde, até porque mesmo sem essas memórias você de alguma forma sabe o que aconteceu.
Olá, saudações. Desejo formular um ponto de vista distinto do que o dos colegas, que falaram a respeito do que é determinado e preconizado pelo código de ética. Muitos psicólogos, em especial em trabalho com adolescentes que chegam através de pais, compartilham abertamente com estes o conteúdo do que foi falado em terapia. Frequentemente, tal fato se dá sem que o paciente fique a par. Noutras palavras, muitos psicólogos (e também médicos, advogados e psiquiatras) falam abertamente sobre seus casos com quem quer que seja, em especial com pais e com amigos. Entendo que possa parecer chocante. Curiosamente, é uma realidade muito difundida, algo como a corrupção que se sabe existir na política, mas que causa espécie a partir do momento em que é formulada. Tenha cautela.