Olá. A pessoa com Transtorno de Personalidade Esquizóide nunca demonstra emoção? Nem mesmo quando es

3 respostas
Olá. A pessoa com Transtorno de Personalidade Esquizóide nunca demonstra emoção? Nem mesmo quando está com alguma pessoa familiar, que gosta, e fazendo alguma atividade que considera interessante?
A pessoa com transtorno de personalidade esquizoide apresenta reações emocionais atípicas e achatadas ou embotadas, quando se trata de afetividade para com outras pessoas. Mas, o grau de comprometimento é variado e não é impossível que haja algum grau de afetividade - geralmente dirigido a uma ou outra pessoa ou animal. Mas, é restrito.

Olá! Na verdade, não que essa pessoa não demonstre nunca, acontece que as demonstrações de emoções são muito sutis e em pequeno número. Quanto às demonstrações de emoções em família, vale lembrar que uma pessoa com transtorno de personalidade esquizóide, tem pouco interesse pela interação social e estar entre outras pessoas, pode não ser tão emocionante para ela. Quanto às atividades que essas pessoas considerem interessantes, elas perdem o interesse rapidamente por tais atividades. Note que uma pessoa com esse transtorno, evita situações nas quais poderia sair do seu mundo interno, tais como interações sociais, atividades em comum, vida amorosa... Assim, acabam deixando de praticar habilidades sociais e dedicar grandes e variados afetos a outras pessoas e aí está uma explicação para essa afetividade peculiar.
Espero que minha contribuição para responder às suas perguntas possam ajudar. Grande abraço!
Claro que demonstram emoções, mas talvez não do modo como as pessoas em torno esperam. Há, muitas vezes, um turbilhonamento de emoções internas, mas para esse tipo de personalidade fica difícil expressá-las de forma adequada ou como as pessoas normalmente esperam. Essas pessoas são mais reservadas, mais preocupadas em estarem sendo inadequadas, ou às vezes imaginam coisas que realmente não estão acontecendo mas reagem conforme suas percepções internas. Para quem convive com elas, é preciso desenvolver uma boa dose de empatia. E essas pessoas colherão muitos frutos conhecendo suas maneiras de ser e aprendendo novas maneiras de se relacionar através da PSICOTERPIA.