Olá. A pessoa com Transtorno de Personalidade Esquizóide nunca demonstra emoção? Nem mesmo quando es

3 respostas
Olá. A pessoa com Transtorno de Personalidade Esquizóide nunca demonstra emoção? Nem mesmo quando está com alguma pessoa familiar, que gosta, e fazendo alguma atividade que considera interessante?
A pessoa com transtorno de personalidade esquizoide apresenta reações emocionais atípicas e achatadas ou embotadas, quando se trata de afetividade para com outras pessoas. Mas, o grau de comprometimento é variado e não é impossível que haja algum grau de afetividade - geralmente dirigido a uma ou outra pessoa ou animal. Mas, é restrito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Na verdade, não que essa pessoa não demonstre nunca, acontece que as demonstrações de emoções são muito sutis e em pequeno número. Quanto às demonstrações de emoções em família, vale lembrar que uma pessoa com transtorno de personalidade esquizóide, tem pouco interesse pela interação social e estar entre outras pessoas, pode não ser tão emocionante para ela. Quanto às atividades que essas pessoas considerem interessantes, elas perdem o interesse rapidamente por tais atividades. Note que uma pessoa com esse transtorno, evita situações nas quais poderia sair do seu mundo interno, tais como interações sociais, atividades em comum, vida amorosa... Assim, acabam deixando de praticar habilidades sociais e dedicar grandes e variados afetos a outras pessoas e aí está uma explicação para essa afetividade peculiar.
Espero que minha contribuição para responder às suas perguntas possam ajudar. Grande abraço!
Claro que demonstram emoções, mas talvez não do modo como as pessoas em torno esperam. Há, muitas vezes, um turbilhonamento de emoções internas, mas para esse tipo de personalidade fica difícil expressá-las de forma adequada ou como as pessoas normalmente esperam. Essas pessoas são mais reservadas, mais preocupadas em estarem sendo inadequadas, ou às vezes imaginam coisas que realmente não estão acontecendo mas reagem conforme suas percepções internas. Para quem convive com elas, é preciso desenvolver uma boa dose de empatia. E essas pessoas colherão muitos frutos conhecendo suas maneiras de ser e aprendendo novas maneiras de se relacionar através da PSICOTERPIA.

Especialistas

Aline Costa

Aline Costa

Psicanalista, Psicólogo

Santa Cruz Do Sul

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Carlos Eduardo Borbolla

Carlos Eduardo Borbolla

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 69 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.