Olá , A Tontura Perceptual Persistente , tem Origem no labirinto ou no Sistema Nervoso Central ?

3 respostas
Olá , A Tontura Perceptual Persistente , tem Origem no labirinto ou no Sistema Nervoso Central ?
Geralmente esse tipo de tontura tem origem no labirinto.

A Tontura Perceptual Persistente é uma disfunção das conexões dos labirinto no sistema nervoso central. É definida como Tontura com duração de 3 ou mais meses se sem causa orgânica que a justifique. É considerada, portanto, uma patologia de origem central devido ao seu gatilho principal ser o transtorno de ansiedade e outros distúrbios psicoemocionais. Desta forma, deve ser abordada e tratada de forma a corrigir esses distúrbios como a melhora do perfil de ansiedade, o tratamento da insônia crônica, psicoterapia clínica e medicamentosa.
Prezado, esse quadro pode não estar associado a uma disfunção Vestibular Periférica (labirinto). As evidências mostram associação entre esse quadro e ansiedade em alguns casos. Portanto uma interação com o sistema nervoso central. O paciente poderá apresentar um quadro labiríntico ou não.