Olá, gostaria de saber se a hipnose clínica é uma opção viável para o tratamento de fobia social. Se

28 respostas
Olá, gostaria de saber se a hipnose clínica é uma opção viável para o tratamento de fobia social. Se sim, quanto tempo de tratamento ?
A hipnose clínica é um excelente tratamento para fobia social e também para Depressão e transtornos de ansiedades. Na verdade, a hipnose vai na origem das crenças disfuncionais e faz uma reprogramação mental mais positiva, levando o paciente a perceber o mundo, a si mesmo e as outras pessoas de maneira mais funcional e coerente com uma vida mais saudável. Em poucas sessões, o paciente já apresenta melhora e, geralmente, em no máximo 10 sessões ele já passa a não ter mais os sintomas desagradáveis.
Qualquer dúvida estou a disposição!!

A partir da hipnose, conseguimos descobrir, por exemplo, o que causou o trauma responsável pela fobia social. Daí por diante, trabalhamos para dissociar a reação exagerada do acontecimento, que caracteriza o problema.
A dissociação acontece quando conseguimos separar a sensação da memória. Assim, quando se passar na situação que remeta ao trauma passado, ela não terá o mesmo sentimento de antes.
A efetividade da hipnose clínica já foi confirmada pela ciência. Segundo resultados de estudos, a hipnose clínica promoveu recuperação de 93% dos pacientes após uma média de seis sessões.
Nem todos os casos são resolvidos após 6 sessões apenas. O tratamento varia de caso para caso, incluindo aí variáveis como a disponibilidade do paciente, sua convicção no tratamento, o método utilizado e a gravidade do caso.

Espero ter lhe orientado.
Qualquer outra dúvida, estarei disponível.
A hipnose é um bom tratamento para fobias em geral. Mas nem todas as pessoas respondem à hipnose. O importante é procurar um tratamento que seja eficaz, sim, mas acima de tudo que faça sentido e funcione para você. Entre as técnicas mais eficazes para o tratamento de fobias, além da hipnose, existe também o Brainspotting, a AIM (Abordagem Integrada da Mente) e o EMDR.
Muitas pessoas estão aderindo à Hipnoterapia para tratar diversos problemas psicológicos e físicos.
A Hipnose é um estado alterado de consciência que possibilita o acesso ao subconsciente, onde se encontram emoções, sentimentos, hábitos e memórias de longo prazo que não podemos controlar no nível consciente.

Através dela pode se sugestionar ao subconsciente a criar um novo padrão mental, possibilitando inúmeras reprogramações mentais, seja para largar um vício, emagrecer, diminuir o stress e ansiedade, tratar os sintomas da síndrome do pânico e até diminuir dores de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.

Benefícios da Hipnoterapia
1 – Autoconhecimento
raio x da mente
Sendo a hipnose uma terapia que possibilita o paciente fazer uma introspecção ao seu interior, consequentemente, o paciente irá se conhecer mais.

Autoconhecer-se não quer dizer saber seu nome, que horas acorda ou a cor de seus cabelos. O autoconhecimento consiste em saber se controlar, conhecer seus limites, aprender a se amar e adquirir inteligência emocional.

Através da terapia de hipnose, o paciente poderá aprender a se auto-hipnotizar conseguindo sozinho descobrir e controlar seu subconsciente.

2 – Diversidade
homem com ansiedade
A Hipnose pode ser utilizada para tratar diversos tipos de problemas, sejam eles físicos ou psicológicos.

Entre as mais procuradas terapias encontramos tratamentos para: depressão, ansiedade, fobias, vícios, dores físicas, melhora na memória, emagrecimento, disfunções sexuais e desenvolvimento pessoal.

3 – Sem efeitos colaterais
mulher fazendo terapia
O Tratamento de hipnose clínica não possui nenhum efeito colateral, caso o profissional seja capacitado e experiente.

Ao contrário do tratamento psiquiátrico acompanhado por remédios que acabam causando efeitos colaterais, a hipnose é um tratamento totalmente natural, onde a única ferramenta utilizada é a mente humana. Porém, não é recomendada a dispensa de um profissional psiquiátrico para casos mais complexos.

A Hipnose entra também como auxílio no tratamento de doenças psicológicas em pacientes que fazem o acompanhamento psiquiátrico, esta por sua vez, demonstrou alto sucesso no tratamento de diversos casos como veremos abaixo:

4 – Mais eficiente e rápida que as demais terapias
mulher vencedora
Uma pesquisa da revista American Health Magazine feita pelo psicólogo americano Alfred A. Barrios, Ph. D., levantou dados sobre a eficiência de 3 tipos de terapias utilizadas hoje em dia, veja abaixo:

A Psicanálise conseguiu uma taxa de 38% de sucesso na recuperação de pacientes após 600 sessões durando cerca de 11 anos e meio.

A Psicologia Comportamental obteve uma taxa de 72% de sucesso na recuperação de pacientes após 22 sessões durando cerca de 6 meses.

E a Hipnose obteve 93% de sucesso na recuperação dos pacientes após 6 sessões durando cerca de 1 mês e meio.

A Hipnose atua solucionando o problema diretamente no subconsciente, sua eficácia é surpreendente, muitos pacientes conseguem perceber diferenças logo após a primeira sessão.
Normalmente o tratamento dura de 6 a 10 sessões.

Qualquer dúvida, estou a disposição.
A psicanálise pode tratar desse assuntos e muitos outros que são inconscientes e podem estar relacionados com "fobia social". Já atendi esse tipo de caso, tanto na clínica presencial, quanto de forma on-line, na qual, por conta do atendimento ter tido sucesso, o paciente conseguiu vir até a clínica e vencer a "fobia social"... Portanto, estou à disposição para agendar uma consulta sem custo, e você escolhe se, nesse primeiro momento, prefere online ou presencial. Me avise, nadiacarvalhopsico@gmail.com
Bom dia!
Se vc chegou até a hipnoterapia, entendo que você já está vendo algumas opções de apoio e precisa de ajuda para se decidir, sim?
Eu entendo que todas as práticas terapêuticas tem vantagens e desvantagens.
Eu, pessoalmente, já passei por consultas em psicoterapia em abordagem Analítica/Junguiana; cognitiva comportamental; sistêmica.
Também busquei apoio em outras práticas como meditação, yoga, acupuntura laser e eletroacupuntura, homeopatia e antroposofia.
Mudei também minha alimentação para low carb /cetogênica e minha dinâmica de exercícios no sol por 20-30 min x 3 dias p semana.
Tbm busquei apoio em algumas práticas religiosas.
Posso te dizer pelo que vivi de fato. E ainda, posso te dizer pelo que estudo e atendo em consultório, dou treinamentos, sessões de coach, constelacao sistêmica.

Existe uma busca interna, algo nos puxa para uma prática ou tratamento ou mudança de hábitos. E existe uma situação interna que nos empurra para isso, uma ocorrência próxima a nós, ou na nossa família, ou com a gente, mesmo.

Eu gosto de sugerir a constelacao sistemica e psicoterapia na abordagem sistemica. Pois ela vai buscar algo além de sua vivência pessoal. Ela vai olhar o seu "sistema familiar" e te dar ferramentas para usar isso no dia a dia.
De qualquer forma, comece por onde vc se sente confortável. E busque no seu coração a resposta. Pois o atendimento bom é aquele que você está de abrindo, nesse momento.
As vezes, mudar o profissional, as vezes, a abordagem, as vezes buscar outra prática em conjunto.
Confie no seu coração! Coloque isso no seu dia! Abrir um caminho de cura e autoconhecimento!
E você estar aberto para conhecer, aceitar ajuda, dar um passo da sua forma e na sua velocidade.
Tudo isso q te contei, começou por escolha minha, pessoal, aos 15 anos. Hoje tenho 45. E fui cuidando, por alguns desses passos. E também tive época de fazer zero passos. Parar. Deixar de lado isso.
Cuidar, conectado com seu coração, é sempre bom.
Na dúvida, comece fazendo algo por alguém. Seja um pouco caridoso, doe coisas ou seu tempo.
Isso também é muito reparador!
Confie! E peça: que o apoio bom, amoroso, com foco em saúde, está comigo hoje!
Siga! Tudo está aberto para você seguir, da forma possível e boa para você;)
Um abraço, Carolina!
Bom dia, a hipnose clínica é parte de uma psicoterapia diferenciada e mais profunda que as outras abordagens. Se é a mais indicada ou segura para você e em relação ao tempo de tratamento, sugiro fazer uma avaliação psicológica primeiro. Conforme avaliação, o profissional vai sugerir um tratamento que vai de encontro aos seus objetivos terapêuticos e leve em conta seu diagnostico.
Boa tarde, se você levar a sério o tratamento inúmeras abordagens podem contribuir para ajudar com esta questão. Independente de hipnose ou não. Procure o mais confortável e viável a você. Se precisar estou a disposição.
A hipnose é uma otima ferramenta para tratar fobia social, pois ira atras da emoçao negativa por tras desse problema. Contudo não tem como afirmar o resultado desse processo, ja que pode variar de acordo com cada pessoa.
O tratamento da Hipnose é algo valido para determinados casos, porém acredito que é necessário uma avaliação do paciente pelo profissional para verificar se o quadro do paciente se enquadra ao tratamento proposto e se haverá uma adequação do paciente ou não, pois sempre tem que se levar em conta como cada paciente reage a um determinada tratamento. Cada paciente é único e não é apenas uma receita única, devesse avaliar o todo e ver que o paciente é bem mais que uma "doença", mas também um ser humano que fora a Fobia Social pode haver outras situações inacabadas que são necessárias para entender as partes que formam o paciente, quanto a quantidade também é um fator muito singular, pois para alguns um número X pode ser o suficiente e para outros não, acredito que estipular um quantidade é um pouco precipitado e até mesmo anti-ético, procure um profissional habilitado e tente ver como lidar com isso.
Boa tarde
A hipnose é apenas uma técnica, não um tratamento. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental que seja especialista no tratamento da ansiedade social. O tratamento é relativamente breve
Sim, o resultado e tempo vai depender do próprio processo psicotetspeutico e contexto da fobia.
Olá! A resposta é sim! A hipnoterapia é utilizada no tratamento de diversas demandas, incluindo as de ansiedade e depressão. O tempo não é possível estimar, variando de acordo com a resposta do próprio paciente.
Boa tarde!! A Hipnose é uma excelente ferramenta para Fobia Social. O trabalho é voltado para a busca, no sentido, de onde veio a causa desse sintoma.
O tempo é combinado na primeira consulta, de acordo com a necessidade e realidade de cada pessoa.
Bom dia concordo com a psicologa Aline Banchieri a respeito da eficacia do Brainspotting, EMDR e AIM (Abordagem Integrada na Mente)na cura da fobia social, a hipnose é valida mas nem sempre atende todas as necessidades da pessoa
Já tratei muitas pessoas com fobia social e em poucas sessões elas foram transformadas.

Sou hipnoterapeuta, visite meu perfil e conheça mais sobre essa maravilhosa ferramenta que é a hipnose.
Olá!! A hipnose é sim uma ferramenta eficiente para fobias, não é possível usá-la de forma isolada, é necessário o acompanhamento psicoterapêutico para um melhor resultado.
Sei que é possível a hipnose, porém acredito mais na associação livre e consciente do paciente.Para fobia social o enfrentamento pode ser feito de forma consciente e muito eficiente e eficaz. Busque um psicólogo para a psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim é possível combinar terapia com hipnose para tratar fobia social, mas perceba que é necessário terapia somente hipnose, sem terapia para identificar crenças centrais e causa do prolema não será atingida.
Olá. A fobia social pode ser tratada com a psicoterapia convencional. Nem sempre a hipnose funciona, além disso você não se lembrará de nada quando voltar a consciência plena. O próprio Freud abandonou essa técnica. Avalie os prós e contras. Atenciosamente
Sim, pode. Assim como a EMDR, a Terapia Cognitivo Comportamental, entre outras. Veja qual abordagem se encaixa melhor para você.
Olá! Bom dia! Como está? A hipnose é uma das técnicas utilizadas em processos terapêuticos que depende muito da abordagem que o profissional trabalha. Todo tratamento pode ser muito eficaz para o seu caso. Costumo conversar muito com os meus pacientes e pontuar bem, sobre a importância do vínculo terapêutico. O mais importante no processo terapêutico é a questão do vínculo que acontece do paciente com o profissional e do profissional com o paciente. E também é importante a sua identificação com o trabalho do profissional. Espero poder ter lhe ajudado de alguma forma. Boa sorte na sua busca!
A fobia social também pode ser tratada a partir da Terapia Cognitivo Comportamental, em que você poderá entender melhor seus padrões de pensamento, emoções e comportamento nas situações que tem te causado ansiedade, assim como aprender técnicas e habilidades para enfrentar o medo na hora de se relacionar. Em relação a duração do tratamento, dependerá de cada caso, levando em consideração a intensidade e frequência dos sintomas, mas a exposição gradual tem demonstrado ótimos resultados!
Olá! Veja, a hipnose não é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, o que significa que ela não possui substrato científico. Pode ser que dê certo, como também pode ser que não, dependerá do seu nível de sugestionabilidade. O ideal é procurar um psicólogo em qualquer linha/abordagem para lhe auxiliar.
A ansiedade social precisa ser vista não só no campo da remissão de sintomas, mas também buscar entender o histórico que levou a não habilidade da socialização, e o reforço negativo que provocam a evitação de situações aversivas.
É necessário trabalhar algumas habilidades psicológicas juntamente com psicólogo da TCC, em ambiente seguro proporcionando o aprendizado, o treinamento e experienciação de situações sociais com a finalidade de regular as emoções e reestruturar as cognições e modelar o comportamento esperado.
Todos, em algum momento, vivenciará situações de exposição, contextos não muito favoráveis e precisarão de recursos para lidar de forma madura e autoregulado.
A Terapia Cognitivo Comportamental e a Terapia do Esquema são "Padrão Ouro" para esse tipo de tratamento.
O tempo dependerá, porém o aprendizado será parte da sua vivência.
Sim, a hipnoterapia é uma técnica excelente para descobrir e tratar a causa da fobia social. Na verdade outras terapias também são bem eficientes.
Indico que faça psicoterapia para tratamento de fobia social.
não é uma técnica relevante. já está em desuso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100