Olá! Há alguns dias eu tenho sentido muito medo de morrer e de doenças em geral, sinto que vou morre

33 respostas
Olá! Há alguns dias eu tenho sentido muito medo de morrer e de doenças em geral, sinto que vou morrer e sinto diversas coisas estranhas.passo o dia todo me sentindo estranha e tenho muito medo à noite. Pode ser ataque de pânico?
Olá! Não é possível dar um diagnóstico assertivo apenas com seu relato.
Procure um psicólogo para avaliar e te ajudar.

Pode ser um quadro relacionado a síndrome do pânico, mas para uma avaliação melhor é necessário conversar com um profissional. A síndrome do pânico é um quadro relacionado a um transtorno de ansiedade. Tem tratamento e a terapia cognitiva comportamental apresenta excelentes resultados.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! O sentimento generalizado de medo e ansiedade é muito comum hoje em dia. Procure um psicólogo e faça uma terapia. Com certeza vai te ajudar e você não ficará só fantasiando e retroalimentando os seus medos.
Bom dia, neste período de pandemia que nos obriga a ficar trancados em casa essa "coisas estranhas" podem acontecer, nos estamos sendo forçados a ficar em casa e com medo de morrer de covid19; está sendo muito comum este sentimento, converse com alguém sobre isso para tirar suas duvidas, muitos de nos estamos atendendo via internet, procure alguém para conversar sobre isso.
Olá! Tendo em vista o momento que estamos vivendo, provavelmente o que vc está sentindo são sintomas comuns à ansiedade. Porém vale lembrar que não necessariamente trata-se da ansiedade patológica! Caso você perceba que os sintomas se mantenham, seria interessante agendar uma consulta com um psicólogo.
Olá, lhe recomendo a procurar um Psicólogo, este profissional pode avaliar seus sintomas e te ajudar a identificar a causa dos mesmos . Sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a ter uma vida melhor .

Segundo o DSM-IV-TR,3 um ataque de pânico é caracterizado como um surgimento abrupto de intenso medo ou desconforto que atinge um pico dentro de alguns minutos e que envolve pelo menos quatro dos seguintes sintomas:

1. palpitações/taquicardia/ritmo acelerado

2. sudorese

3. tremores ou abalos

4. sensação de falta de ar ou sufocação

5. sensação de asfixia

6. dor ou desconforto torácico

7. náusea ou desconforto abdominal

8. tontura/instabilidade/vertigem ou des­ maio

9. calafrios/calorões

10. dormências/formigamentos

11. desrealização/despersonalização

12. medo de perder o controle

13. medo de morrer
Estamos vivendo em um momento delicado com a pandemia do corona vírus e as normas de isolamento. O excesso de informações também tem levado as pessoas ao descontrole e a insegurança tanto sobre a saúde quanto ao futuro. Esse momento de caos, pode gerar ataques de ansiedade e pânico, até mesmo delírios, agitações psicomotoras, depressão...
Se você está sentindo algum desses sintomas, procure um especialista para te acompanhar e tirar suas dúvidas, chegando realmente a um diagnóstico. Muitos psicólogos estão atendendo online. Boa sorte!
Para se ter um nome para isso que está sentindo, é necessário uma avaliação psicológica. Entendo que você deva procurar ajuda para entender o que está acontecendo e como lidar melhor com isso. Contudo, diante de toda essa situação, não é de se estranhar o aparecimento ou a intensificação de sintomas como esses que relata. Enquanto o diagnóstico e o tratamento apropriado não chegam, procure recursos que te ajudem a respirar para melhor se centrar e lidar com esses momentos. Procure se acomodar confortavelmente e respirar pelas narinas da seguinte forma: inspire contanto até quatro e expire contando até 8. Faça essa respiração com suavidade e, durante essa prática, foque a sua atenção apenas na respiração. Para facilitar a ancoragem, coloque suas mãos sobre a barriga e a observe empurrando suas mãos durante a inspiração e indo em direção às costas na expiração. Você poderá observar uma sensação de maior pacificação emocional e equilíbrio. Não é um tratamento, mas apenas um recurso para se acalmar. Experimente mas não deixe de procurar ajuda.
Olá!
Considerar esse tempo de pandemia do COVID-19, conforme mencionado pelos colegas, é de grande importância diante de seus sintomas. Como você não mencionou se mora sozinha, ou mesmo se está executando alguma tarefa em casa, de trabalho ou mesmo como ocupa seu tempo, melhor não externar nada muito sólido sobre seus sintomas, sendo preciso que você procure um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Vale salientar que a ansiedade é um afeto normal, tornando-se patológica quando ultrapassa os fatos. O transtorno do pânico se caracteriza por ataques de ansiedade. É certo dizer que a ansiedade patológica é considerada como uma revivência de situações arcaicas. Nesse sentido, oriento você a procurar ajuda psicológica. E não deixe de buscar outras maneiras de passar seu tempo, através de coisas que lhe façam sorrir.

Abraço
Olá, seu relato está dentro dos sintomas de um quadro de ansiedade. Entretanto, cabe ressaltar que, diante do atual cenário de isolamento social em função do COVID-19, muitas pessoas têm apresentado sintomas de ansiedade. Por esta razão, para a confirmação do diagnóstico o mais adequado é uma avaliação com um profissional especializado. Permaneço à disposição, caso você resida na região de Curitiba e queira agendar uma consulta. Também realizado atendimentos Online. Abraços
Olá! Olha pode ser muitas coisas e é muito difícil dizer se é pânico pelo seu simples relato. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia, para te ajudar a compreender e tratar. Espero ter ajudado
Veja conforme descreveu muito bem o colega Henrique o ataque de pânico tem aqueles 13 sintomas ou pelo menos 6 deles, você tem que sentir para ser considerado um ataque de pânico, pela sua descrição não me parece, talvez uma crise de ansiedade, muito provavelmente devido ao nosso momento atual, a pandemia e a quarentena, faça consulta com um psicólogo, ele poderá lhe ajudar , a maioria de nós está atendendo on line e não se preocupe o atendimento on line e a mesma coisa que o presencial. Boa sorte. Se quiser entrar em contato pegue meu fone com a Doctoralia
Olá! Neste atual momento que estamos vivendo, de muitas incertezas ter medo é natural, se puder procurar um psicologo para uma conversa seria o ideal para um diagnostico assertivo, busca ajuda e conversar com alguém sobre o que esta sentindo pode ajudar aliviar a tensão e ansiedade. Melhoras.
Olá penso que deva procurar um profissional da psicologia para fazer uma avaliação melhor, no momento só com seu relato não é possível da um diagnóstico preciso.
Olá, situações como essas podem estar relacionados a conflitos internos dos quais é necessário colocar-se a falar para um profissional, tendo por finalidade a busca e compressão de sua dinâmica psíquica, tão logo a elucidação e melhora de seu quadro.
O momento que estamos vivenciando está muito complicado. Mas para melhor entender e descobrir o que se passa com você, seria melhor você procurar um psicólogo. Existem psicólogos que atendem online.
É importante saber se você já tinha estes pensamentos, sentimentos e sensações antes deste momento de isolamento social em que o mundo está vicenciando. Estas informações podem ajudar a ter mais clareza se os sintomas já eram vicenciados por você. O importante é que existe recursos que você pode buscar para entender e tratar seus sentimentos de medo. Estes sentimentos podem ser uma oportunidade de se conhecer mais e tratar os sintomas com um especialista.
Boa tarde! Este momento que estamos vivendo, pelo COVID19 pode ser vivido com ansiedade, medo e sentindo "coisas estranhas", como você coloca. Seria importante poder identificar se estas coisas que estas sentindo vem de antes, e simplemente aumentaram.
Para poder fazer o diagnóstico correto precisaría de mais informações. Um psicólogo pode te ajudar nessa questão. Um bom diagnóstico permite um adequado tratamento. Espero poder ter ajudado!
Olá. No momento que estamos em nosso país é comum sentir medo de morrer, afinal estamos lidando com muitos lutos. A sensação de morte está mais próxima. O interessante é você procurar um psicólogo e um psiquiatra para avaliarem seu caso. Atenciosamente.
Olá, os sintomas que você descreveu podem sim caracterizar crises de pânico, mas para se ter um diagnóstico correto é necessário você passar por uma avaliação com um psicólogo e talvez, dependendo da intensidade e do desconforto dos sintomas, consultar um psiquiatra.
O pânico é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por interpretações distorcidas sobre sensações físicas extremamente desconfortáveis e angustiantes, que faz a pessoa acreditar que ela está perdendo o controle de sua vida, que vai morrer ou enlouquecer.
Alguns tratamentos psicoterápicos são muito eficientes para tratar e curar o pânico.
Olá! Não é possível dar um diagnóstico assertivo apenas com seu relato.
A síndrome do pânico é um quadro relacionado a um transtorno de ansiedade. Tem tratamento e a terapia cognitiva comportamental apresenta excelentes resultados.
Eh bem possível , sim. Pode se tratar de um caso de ansiedade .
Olá! O seu relato está muito muito próximo aos sintomas de ansiedade generalizada, mas como os colegas já citaram a cima é importante passar com um psicólogo para fazer uma avaliação mais precisa e entender a intensidade dessa vivência que você está tendo.
Olá! Parece ter relação com a síndrome do pânico. São sinais importantes de serem observados, como você fez, portanto, leve para seu médico ou psicólogo, procure algum deles se você não tiver que eles farão uma análise diagnóstica da situação. O problema é que alguns sintomas são presentes em mais de um transtorno, por isso com essa análise você poderá entender melhor o que ocorre e iniciar um tratamento que te ajude.
Desejo boa sorte. Abraço!
Olá! Pode sim, mas para afirmar é necessário um avaliação clínica e psicológica. Um abraço e fico à disposição!
Ao que tudo indica é algum fator relacionado a ansiedade, porém seria prematuro fechar um diagnóstico pela internet. Importante buscar ajuda de um psicólogo para um tratamento adequado.
Olá! No momento você está apresentando uma vulnerabilidade a danos e doenças. São pensamentos disfuncionais que surgem, que não te ajudam e você acaba fazendo uma interpretação catastrófica da realidade. Sugiro que busque ajuda psicológica para uma avaliação da sua condição atual. A psicoterapia de linha cognitivo comportamental pode te ajudar a pensar diferente e a identificar os seus medos e enfrentá-los. Um abraço e fico à disposição.
Olá! Para diagnosticar o que está acontecendo será necessário procurar um profissional de saúde capacitado para lhe atender e investigar o que está acontecendo. Porém o mais importante para o momento é cuidar do que lhe está causando sofrimento. E caso seja síndrome de pânico, acredite, tem tratamento tanto psicoterápico como medicamentoso.
Olá! Muitas pessoas, principalmente nesse momento de pandemia, contam que têm esses tipos de sintomas, mas com um relato apenas, sem conhecer sua história de vida e outras informações importantes, não é possível afirmar. Procure atendimento psicológico para que seja feita uma avaliação correta e um tratamento que amenize o que está passando. Te desejo melhoras! Pode contar comigo!
Olá, tudo bem?

O medo repentino e excessivo, e a sensação de que algo muito ruim irá acontecer, é um sintoma típico de crises ou ataques de pânico/ansiedade. Essas crises podem aparecer de maneira repentina, e causar sensações de medo, de perigo iminente, de que a pessoa terá um ataque cardíaco, um AVC ou perderá o controle. As causas são múltiplas, desde causas genéticas até sociais, e devem ser investigadas por profissionais da saúde mental, como psicólogo e psiquiatra.
Porém, antes de tudo, recomendo que procure fazer exames médicos, para verificar se há alguma alteração fisiológica, e não deixe de procurar um psicólogo e/ou psiquiatra para a investigação desses sintomas e a construção de um plano terapêutico que melhor se adeque a você.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Oii bom dia! Como vc está hoje?

Sua descrição pode indicar um Episódio de Pânico, ou medos acentuados. Para um melhor diagnóstico, sugiro a psicoterapia.
Só por esse relato não significa que tenha Síndrome do Pânico, ok?! Muitas pessoas já sofreram de episódios de pânico sem ter um transtorno do tipo, então o primeiro passo é tentar racionalizar. Busque lembrar, mesmo que seja difícil, sobre o que você pensava no momento ou momentos antes desse pico de ansiedade, possivelmente é isso que deverá ser investigado durante a terapia, após investigação da sua história, cotidiano e relações (do presente e do passado). Outro ponto muito comum é que pessoas que sofrem com picos de ansiedade, geralmente se sentem ansiosas com mais frequência do que a maioria, e isso também deve ser avaliado e tratado por psicólogo. A depender do caso, também vale avaliação com médico psiquiatra para o controle dos sintomas com fármacos enquanto você trata as causas com o profissional de Psicologia (sim, a psicoterapia é fundamental para o tratamento).
Sugiro vc buscar um profissional que te faça sentir segura.
Sou a Letícia, sou psicóloga e e coloco à disposição. @leticiafernandespsi
Olá. No ataque de pânico há sintomas físicos como taquicardia, dificuldade de respiração, tremores, sudorese, entre outros que você não trouxe no seu relato, porém seu medo parece estar exagerado e trazendo prejuízos para você. Minha orientação é fazer consulta com psicólogo e trabalhar essas questões. Abraço
Olá, como tem passado?
Pode ser um momento de sua vida interessante de procurar uma terapia, pois parece que esses medos podem estar simbolizando algo, poder falar sobre esse estranhamento, sobre como tem pensado esse medo, o que tem feito você sentir medo, em quais momento e recontar sua história para encontrar esse sentido perdido desses sintomas que tem te acometido. No ataque de pânico existem outros sintomas juntos, como taquicardia, dificuldade de respirar, tremor, sensação de perda de sentido, entre outros, então parece que tem aí umas angústias e uns afetos sem nomes a serem elaborados em uma terapia.
Espero ter ajudado, até mais.