Olá meu nome e Anderson e vivo contando números e repetindo palavras de trás pra frente e virse e ve

30 respostas
Olá meu nome e Anderson e vivo contando números e repetindo palavras de trás pra frente e virse e versa na minha mente pode ser toc?
Olá Anderson! Todos temos nossas manias, por mais estranhas que algumas possam parecer. O que compete a configuração de um transtorno de TOC seria se você estivesse realmente incomodado com isso, se isso estivesse te fazendo mal ou prejudicando seu funcionamento em alguma área da sua vida. Se for esse o caso, busque um psicólogo, pode ser importante para analisar esses fatores. Abraços!

Olá Anderson! Para configurar TOC é necessário de outros critérios como comportamentos repetidos que te traz algum alívio para pensamentos que incomodam. Se esses seus pensamentos atrapalham seu rendimento no trabalho, estudos e relacionamentos, mesmo que não seja um TOC, é interessante a terapia para lidar melhor com pensamentos que te incomodam. Abraços!
Depende, estigmatizamos muito o TOC, por acreditar que este está somente associado a rituais repetitivos, mas o que de fato vai levar a um processo de diagnóstico é a NECESSIDADE destes rituais, para se livrar de algum pensamento obsessor (pensamento absurdo). Ex. "eu preciso contar os números, se eu não fizer isso algo de muito ruim vai acontecer comigo"
Mas cuidado, estatisticamente, pessoas com TOC, buscam ajuda muito tardiamente, quando o transtorno já se transformou em um grande problema e o tratamento precoce além de poder ser mais efetivo, pode te gerar menos sofrimento e maior qualidade de vida.
Se eu pudesse dar uma dica é: procure ajuda profissional já, o tratamento de Psicólogo em alguns casos associado ao tratamento de um Psiquiatra pode te trazer muitos benefícios.
Olá! concordo com a opinião dos colegas acima. Procure um psicólogo para que possa avaliar melhor o caso.
De fato a colega acima tem razão, o TOC não está associado há apenas rituais repetitivos e o exemplo dele é muito coerente.
Tenho que chamar a atenção para as manias que muitas vezes adquirimos, mas não podemos ignorar o seu relato principalmente porque já nos mostra um incomodo, então minha sugestão para você é procurar um psicólogo e/ou psiquiatra para que haja um acompanhamento e se necessário um tratamento.
Saúde emocional é muito sério e precisa de atenção.
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Orientação psicológica - R$ 125
Olá, concordo com os colegas e para ser caracterizado como TOC requer outras características, dessa forma, é interessante uma avaliação mais minuciosa, a sugestão é procurar um psicólogo. abraço, fico à disposição
Boa tarde, seria necessário ter mais informações sobre outros elementos para poder responder a sua pergunta. Pode ser TOC ou podem ser manías. Parece que esta dúvida causa desconforto a você, então, para tirar esta dúvida seria importante recorrer a um psicólogo para uma melhor avaliação. Recomendo um psicólogo especializado en Terapia Cognitivo Comportamental.
Entender melhor os seus comportamentos e (se provocarem disconforto) procurar ajuda para lidar com eles, pode ser importante.
Espero ter ajudado.
Recomendo que você faça uma avaliação com psicólogo, pois para o diagnóstico de TOC existem critérios diagnósticos que caracterizam a condição, tais como pensamentos obsessivos, comportamentos compulsivos, grau de sofrimento, como esses sintomas tem afetado a qualidade de vida, a quanto tempo a presença desses sintomas. É necessário conhecer sua história de vida e como esses sintomas se estabeleceram. Portanto, é necessária uma avaliação acurada de um profissional da área.
Olá! Geralmente, os sintomas do TOC costumam surgir de maneira gradual e, com o passar do tempo, oscilam de intensidade e gravidade. Por isso, o quanto antes puder procurar um profissional para fazer uma avaliação e definir se é necessário tratamento ou não, melhor. Pelo o seu relato, não fica claro se o comportamento de contar números e palavras se repete a ponto de prejudicar suas tarefas do dia a dia (e esse seria um critério importante para fechar o diagnóstico, como alguns colegas citaram acima...). Para responder a essa pergunta é necessário investigar a frequência, intensidade e nível de sofrimento associado a esse comportamento. Só a partir disso, a análise estará completa e será possível entender melhor o que se passa. Portanto, se essa questão tem lhe angustiado, não deixe de procurar ajuda. Cuide-se bem!
Olá.. tudo se torna preocupante à medida que isso começa a atrapalhar seu dia a dia, suas atividades rotineiras. Se ultimamente isso esta te preocupando, intrigando e impedindo de executar algo, é hora de olhar para isso, buscando ajuda com um psicologo.
Olá, Anderson! Somente através de uma avaliação do caso poderá esclarecer essa dúvida. Um sintoma não fecha diagnóstico para toc. Se isso tem sido um problema, busque um psicólogo para ajudá-lo.
Somente é considerado TOC se houver um prejuízo para você (social, pessoal), caso contrário é uma compulsão.
Se isso estiver te incomodando, um acompanhamento terapêutico é bastante indicado para que você consiga parar com esses pensamentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá Anderson! Depende, pode ser ou não um caso de TOC. Sugiro procurar um psicólogo para lhe auxiliar em um diagnóstico. Ainda que não seja TOC, um bom psicólogo pode lhe ajudar a entender os motivos de seus comportamentos e ajudar a ter uma qualidade de vida melhor, caso isto lhe atrapalhe! Abraço!
Olá, Anderson! Você perguntou se o seu caso poderia ser de TOC e a resposta é que sim, poderia ser transtorno obsessivo-compulsivo. O TOC pode ser caracterizado apenas por comportamentos compulsivos, sem a necessidade da presença de pensamentos obsessivos que acompanhem esses comportamentos. Nesses casos, o que você precisa avaliar junto a um profissional de saúde é se esse comportamento ocorre segundo regras rígidas, se toma muito tempo do seu dia (mais de uma hora é um tempo significativo) e se te causa prejuízos emocionais e/ou sociais, se faz você sofrer ou ter problemas no trabalho, por exemplo. Para ter esse diagnóstico, saber mais sobre esse transtorno e sobre como lidar com ele (se for mesmo o seu caso), você pode procurar um psicólogo que vai saber te orientar e vai te encaminhar para o tratamento psiquiátrico inclusive, se for necessário. Se cuida!
Olá Anderson, Primeiro você deve se perguntar o quanto isso está impactando no seu dia a dia.

O que você faz parece ser um ritual, de numero e palavras e isso claro, pode ser uma pré disposição para um toc, onde a energia desses rituais se elevam. Uma terapia vai te fazer entender melhor esses comportamentos além de pré diagnosticar um possível toc. O objetivo é você ter uma qualidade de vida considerável e confortante .
Caro Andreson, hoje em dia é muito comum as pessoas tentarem descobrir se estão com algum problema de saúde, como voce já se mobilizou em buscar uma resposta, sugiro que procure um profissional da área de saúde mental para avaliar seu caso em particular. Assim, além de o profissional responder sua pergunta poderá orientar o tratamento adequado para seu caso.
Tratar de sua saúde mental é investir em qualidade de vida.
Olá Anderson
Você pode ter desenvolvido um quadro de TOC, que pode ter uma ansiedade envolvida, em quais momentos você uma esse comportamento? O que você está pensando quando isso ocorre?
Já se fez essas perguntas?
À disposição...
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Apenas essa "mania" ou hábito não é suficiente para um diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo, porém são sintomas comuns em quadros vinculados a transtornos de ansiedade.
Pode, mas o sintoma de cada pessoa é singular e de pouco serve apenas nomear dentro de uma grande caixa chamada transtorno. "Tua mente" está contando, ao seu modo, a tua história. Sugiro iniciar uma psicanálise para dar voz ao sintoma por via da fala, abrir sentidos nos atos que estão aparecendo.
Prezado Anderson,

Pelo fato de vc ter relatado esses pensamentos, que parecem ocorrer de maneira involuntária, recomendo que agende consulta com um psicólogo e um psiquiatra, para abordar de maneira global. Espero ter ajudado e estou à disposição.
Nilva
Olá Anderson, a primeira vista parece um sintoma TOC , porém o diagnóstico de TOC inclui muitos outros parâmetros pois um único sintoma não fecha um diagnóstico. Sugiro procurar um profissional psicólogo para avaliação do todo que inclui história de vida, genética, sua visão de mundo entre outras coisas que ajudarão a compreender melhor seu funcionamento. .
Qualquer outro questionamento entre em contato !
Olá! Sim. Pode ser. O diagnóstico preciso pode ser feito em consulta psiquiátrica. Abraços.
Olá Anderson,

É possível que a psicanálise possa ajudar a entender o que está acontecendo na sua mente. A psicanálise é uma forma de terapia que visa ajudar as pessoas a entender e lidar com seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Ela pode ajudar a identificar as causas subjacentes de seus sintomas e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com eles. Se você estiver interessado em procurar ajuda, recomendamos que você procure um profissional de saúde mental qualificado para discutir suas preocupações.
Olá, aparentemente se for uma "mania" não há problema algum, mas se te incomoda e atrapalha sua rotina no dia-a-dia e te causa ansiedade, sugiro procurar ajuda de um psicoterapeuta para compreender melhor essa situação.
Estou a disposição. Um abraço.
Olá, tudo bem? Há algum pensamento por trás da contagem dos números? Você imagina que algo pode acontecer caso não conte os números? Você sente que isso gera prejuízos no teu dia a dia? Se sim, pode ser que isso seja característico de TOC. Mas de qualquer forma, é necessário uma avaliação mais detalhada para melhor entendimento. Alguns pacientes usam a contagem de números para tentar aliviar a ansiedade, então neste caso a contagem poderia não ser prejudicial. A psicoterapia pode te beneficiar, propiciando uma melhor compreensão e ajudando no encontro de estratégias saudáveis para lidar com este pensamento/comportamento. Espero ter ter auxiliado!
Olá! É necessário que você busque orientação profissional para um correto diagnóstico, onde outros critérios e informações precisam ser observados por um profissional. Abraço!
Oi Anderson, o que você relatou é compatível com TOC sim, porém o diagnóstico envolve uma avaliação mais complexa que considera outros fatores também. Caso queira uma avaliação deve procurar um psicólogo. ABraço
Olá Anderson, o comportamento de contar números e repetir palavras de trás para frente ou vice-versa na mente é um exemplo de pensamentos intrusivos, que podem ser associados ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O TOC é caracterizado por pensamentos intrusivos, obsessões, que causam ansiedade e levam a comportamentos repetitivos, compulsões, realizados para aliviar essa ansiedade.

No entanto, é importante notar que apenas a presença de pensamentos intrusivos não é suficiente para fazer um diagnóstico de TOC. O diagnóstico de TOC é feito por um profissional de saúde mental com base em uma avaliação completa de seus sintomas, histórico médico e outros fatores.

Além disso, muitas pessoas têm pensamentos intrusivos ocasionais sem que isso represente um transtorno psicológico significativo. A chave para determinar se é um problema que requer intervenção profissional está na frequência, intensidade e no grau de interferência que esses pensamentos causam em sua vida diária.

Se você está preocupado com esses pensamentos e eles estão causando angústia ou interferindo em sua vida, é aconselhável buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo.
Olá, Anderson! Para configurar um diagnóstico de TOC é necessário de outros critérios, tais como comportamentos repetitivos que trazem alívio a que, os prática. Porém, conforme seu relato, acredito que é interessante que busque um atendimento psicológico para lidar com esses sintomas. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, Anderson. Como vai?
Depende! Para ser definido como um transtorno há uma série de critérios. Caso este comportamento esteja com alta frequência, intensidade e trazendo prejuízos para si e outras pessoas a sua volta, cabe uma consulta com psicólogo e psiquiátra para avaliação.
Se cuida. Abraço!