Olá, minha mãe vem enfrentando problemas de insônia e tremores nas mãos. Isso pode ser causado por a

49 respostas
Olá, minha mãe vem enfrentando problemas de insônia e tremores nas mãos. Isso pode ser causado por ansiedade? Qual o profissional adequado para tratar esse tipo de problemas: Psiquiatra, psicólogo ou neurologista?
A principio, um clinico geral ou o próprio médico dela. Transtornos de ansiedade não se manifesta assim.
O problema deve ser metabólico ou mera mente geriátrico.

Olá, é necessário mais dados sintomáticos para se dizer ao certo qual tratamento seguir e que tipo de profissional deve ir. A intensidade e frequência dos sintomas também auxilia muito para um diagnóstico e tratamento.
Os profissionais citados podem fazer o diagnóstico e encaminhar para o tratamento adequado.
O mais comum é que seja trabalhado em psicoterapia e a depender do quadro, acompanhamento psiquiátrico também é recomendado.
Tudo precisa ser avaliado.
É necessário que exames clínicos sejam realizados, e existe também a necessidade de um diagnóstico para o tratamento adequado seja oferecido a tua mãe. Busque primeiro um diagnóstico, na sequência o profissional para o tratamento.
Olá! Pode ser sim um quadro de ansiedade, porém somente um especialista poderá a avaliá-la e dar um diagnóstico preciso. Procure a princípio um clínico geral e um psicólogo. Boa sorte.
Fazer análise é sempre importante, porém, sugiro procurar um clínico para a realização de um check up em paralelo.
É importante procurar um médico para investigar se esses sintomas não tem alguma causa orgânica. O que não exclui a possibilidade de, juntamente, fazer uma psicoterapia, para olhar o que esta acontecendo de um outro ponto de vista.
Espero ter ajudado! Fico a disposição!
É importante q a sua mãe procure orientação médica para descartar as questões físicas q podem estar provocando os sintomas dos tremores e insônia. Posteriormente busque uma psicóloga para tratar a ansiedade.
Assim como falado pelos colegas, é preciso de mais dados para descobrir a verdadeira necessidade de sua mãe.
Apesar de tremores e insônia não estar relacionados somente com a ansiedade podem ser indicativos de alguma questão psicológica.
Descartada as hipóteses mais clínicas, a terapia é sempre uma boa opção.
...sim pode ser ansiedade. Um profissional Psi poderá auxiliar no diagnóstico. Caso a intenção seja a descoberta das origens desses sintomas, o recomendado é um psicanalista.
Olá.
A priori considero importante que busque um clínico geral, ou um geriatra, dependendo da idade.
O clínico depois de uma avaliação, encaminhará para o especialista necessário, que pode ser qualquer um dos três que citou na pergunta.
Abraços!
Olá! Insônia e tremores nas mãos podem ter causas diversas. Faça primeiro uma análise clínica com seu médico de confiança. Veja se existem origens orgânicas. Caso essas forem descartadas, vale a pena procurar um profissional de saúde mental, psicólogo, e psiquiatra caso haja necessidade de medicação psicotrópicas.

Abraço!
Olá,
Insônia e tremores nas mãos são sintomas característicos da Ansiedade, mas também de várias outras patologias. Para um diagnóstico correto de ansiedade é preciso investigar com detalhes de informações todo o contexto do problema atual que sua mãe vem vivenciando.
A princípio é importante realizar uma consulta com um clínico geral para esclarecimento de questões relacionadas a esses sintomas atuais, sendo descartadas hipóteses de saúde física, busquem ajuda de um psicólogo. Boa sorte!
É importante a avaliação de um médico/clínico para que sejam descartadas as possibilidades desse sintomas serem orgânicos e posteriormente, sendo o caso, consultar um profissional da saúde mental, psicólogo ou psiquiatra. É necessário mais recursos para ser realizada essa investigação clínica.
Tremores nas mãos pode tanto indicar um problema neurológico quanto uma ansiedade ou medo subjacentes. Assim como a insonia pode sinalizar alguma questão psiquiátrica como ser a expressão de um componente psíquico. Portanto, neste momento, o importante é identificar qualquer alguma possibilidade desses sintomas serem de origem neurofisiológica e concomitantemente, buscar um entendimento psicológico do processo.
Olá, como está a saúde dela? É bom fazer check-up para ver como estão as vitaminas e também a parte hormonal.
Se tudo ok, está na hora de ir ao psicólogo, se necessário este fará recomendação para avaliação psiquiátrica também.
Olá, vc não falou a idade de sua mãe. Alguns desses sintomas podem ser típico de pessoas idosas. É muito importante começar por um clínico geral ou um geriatra. Uma vez eliminadas as causas físicas o psicólogo seria a indicação correta. Entendo sua preocupação e espero que tudo se encaminhe bem.
Olá! Estes sintomas descritos por você podem caracterizar tanto ansiedade quanto outra patologia. Procure um clínico geral para diagnosticar causa orgânica. E um profissional de psicologia para identificar e tratar os aspectos emocionais envolvidos.
É importante em um primeiro momento procurar um médico/clínico para realizar exames e verificar a saúde física, depois de feito isso, e se for eliminado algum problema físico, em um segundo momento deve buscar a ajuda de um psicólogo para trabalhar as questões emocionais, esses sintomas podem estar ligados à ansiedade sim.
Ola! Descarte as possibilidades de problemas físicos, consultando um médico, que nesse caso pode ser um geriatra, não pq a pessoa é idosa, pois geriatra é um clínico geral muito especializado que cuida em qualquer idade. A insônia pode ter a ver com a insônia, mas não quer dizer que seja. Descartado problemas físicos ou não, deve procurar um tratamento psicólogico com um Psicanalista/psicologo(a), pois todos temos essa necessidade! Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo!
Primeiramente você deve procurar um clínico geral ou até mesmo o neurologista. Caso descarte qualquer patologia neurológica ou orgânica, procure um psiquiatra e psicólogo para investigar a possibilidade de ansiedade ou outras patologias associadas ao aparelho psíquico.
Fico a sua disposição!
Inicialmente seria necessário avaliação por parte de um médico/clínico afim de avaliar a saúde física.
Concomitante recomendaria acompanhamento com psicologo, afim de avaliar as questões emocionais que podem ou não estarem relacionados aos sintomas apresentados.
Vale ressaltar que ambos profissionais psiquiatra, psicologo ou neurologista tem meios de avaliar, e se necessário encaminhar sua mãe para outro profissional que possa lhe dar maior esclarecimento e possibilidade de tratamento.
Olá!!
Seria leviano um diagnóstico baseado somemte nas citações dos sintomas sem um exame físico, feito por um clínico geral de sua confiança. Ele sim, poderá orientá-la com muito mais precisão no que pode está ocorrendo com.sua mãe e indicar o melhor especialista para o caso.
Boa sorte
Olá! Seria interessante consultar o médico/a que acompanha sua mãe, por ter noção do quadro de saúde dela, de forma geral. Nessa consulta, esclareçam as dúvidas e peça eventuais encaminhamentos. Boa sorte!
Olá,

O primeiro passo é consultar um clínico geral que irá avaliar os sintomas e indicar o profissional adequado para este caso.

Melhoras pra sua mãe.

abraços
Andressa Justina
Psicóloga
A primeira coisa a fazer é uma avaliação com o clínico geral. Ele afastará qualquer coisa física. Depois dependendo da avaliação poderá se consultar o psicólogo para iniciar uma psicoterapia para a ansiedade. O psiquiatra se houver indicação para remédios, e o neurologista só se algum dos anteriores indicar.
Faça a primeira avaliação com um clínico geral.
Recomendo que a encaminhe a um neurologista.
Boa tarde!
Inicialmente, um neurologista que faça o pedido dos exames adequados para poder entender os tremores, para excluir (ou nao) causas físicas.
Quanto a insonia, é algo novo ou ela sempre apresentou?
De qualquer forma, a insonia pode ser indicativo de alguma ansiedade/preocupaçao.
Nesse sentido, eu buscaria tambem um psicologo/psicanalista para poder fazer uma primeira escuta.
Um grande abraço!
Sim. A ansiedade pode causar muito mal estar e muitos sintomas anormais. Procure um psicologo especializado em Psicoterapia. Faca terapia.
Consequentemente os três podem ser acionados.
É necessário mais dados sintomáticos para se dizer ao certo qual tratamento seguir e que tipo de profissional deve ir. A intensidade e frequência dos sintomas também auxilia muito para um diagnóstico e tratamento.
Essa questão que você trás pode ser causada por diversos fatores, procure um psicólogo, ele irá te ajudar muito. Abs
Olá! Neste caso, pode ser sim um quadro de ansiedade, porém somente um especialista poderá a avaliá-la e dar um diagnóstico preciso. Busque um clínico geral e um psicólogo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite! É importante uma avaliação feita por neurologista para verificar se há alguma disfunção orgânica, antes dessa avaliação não seria seguro pensar num quadro de ansiedade. Abraço
Olá! Como vai?
Seria legal que ela procurasse um médico de início, assim como um psicólogo para tratar questões relacionadas a ansiedade ou questões com insônia. A ansiedade tem uma expressão sintomalógica de outra ordem, porém seu relato foi breve para qualquer esclarecimento coerente.
Olá! Pode sim, porém é importante fazer uma avaliação com um médico. Sendo descartado problemas fisiológicos, procure por um Psicólogo para auxiliar e trabalhar os conflitos internos que estão desencadeando essa ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para ajudar nesse processo. Fica posto meu convite! Abraço!
Olá, é preciso entender primeiro isso é um problema neurológico ou afetivo, transtornos de ansiedade podem ser facilmente confundidos como doenças neurodegenerativas ou outros problemas médicos. Questões como idade, história da doença, histórico familiar podem ser importantes nesse diagnóstico.
Sou psicóloga especialista em Neuropsicologia e posso ajudar.
Minha agenda está aberta e disponível.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá, boa tarde. Primeiramente, busque uma avaliação médica para averiguar se são sintomas fisiológicos. Caso contrário, busque um psicólogo para que possa a avaliar e começar a tratar das questões emocionais que podem estar gerando esses sintomas físicos. Em muitos casos, o psicólogo consegue tratar sozinho, se for necessário um tratamento multidisciplinar, o próprio a encaminhará. Espero ter ajudado.
Olá, procure a orientação de um médico psiquiatra, ele pode avaliar a real necessidade dela ser medicada e fazer psicoterapia. Uma equipe multidisciplinar é muito importante nestes casos. Além de cuidar do corpo e mente, fazer exercício físico, ter contato com a natureza, meditação, isso ajuda muito a aliviar os sintomas. Espero ter te ajudo, fiquem bem!
Primeiramente é importante descartar as hipóteses clínicas com um neurologista para depois procurar ajuda psiquiátrica e psicológica.
Ansiedade e insônia podem estar diretamente ligadas. Isso porque uma pode provocar o desenvolvimento da outra. Ou seja, um paciente com ansiedade pode acabar desenvolvendo dificuldade para dormir, e um paciente que sofre de insônia pode, por conta disso, passar a manifestar sinais de ansiedade. Os dois problemas podem sim andar juntos. A insônia pode ser um gatilho para a ansiedade em pessoas sensíveis ao transtorno. Da mesma forma, ansiedade é um dos principais fatores que levam à insônia. Se ela sofre com os dois problemas, procure ajuda psiquiátrica e psicológica.
Olá! Primeiramente, é de grande importância procurar por orientação médica, afim de descartar as questões físicas que podem ser causadoras dos sintomas citados. Mas juntamente, sugiro que busque um(a) psicólogo(a) para tratar a ansiedade. Me coloco à disposição! Fique a vontade para entrar em contato.
Olá, como vai? É importante que seja feita uma investigação conjunta. Sugiro que leve a sua mãe ao médico clínico para fazer exames e verificar se existe algum fator orgânico que possa desencadear os tremores, associado a isso, a psicoterapia pode auxiliar a minimizar a insônia e ajuda-la a compreender quais fatores estressantes podem contribuir para estes mecanismos. Boa sorte na sua busca. Um forte abraço.
Olá. Pode ser causado pela ansiedade sim, mas é preciso avaliar questões físicas também. Faça uma consulta com neurologista para avaliar. Abraço.
Olá, como vc está?
Recomendo buscar ajuda medica clinica para ver a questão física de tremor das mãos de sua mãe. Juntamente à isso, recomendo que procure um psicologo clinico, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a resgatar a energia emocional, felicidade e autoestima. A palavra psicoterapia nos remete a um tratamento da psique, ou seja, da alma. O principal objetivo da psicoterapia é auxiliar as pessoas a lidarem com seus problemas psicológicos e emocionais, a diminuir os sintomas que estão prejudicando o funcionamento normal da nossa rotina.
A boa notícia é que vc já deu o primeiro passo: está aqui buscando ajuda para sua mãe. Me chamo Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição se quiser conversar. Abraço
Olá, é possível que os sintomas de insônia e tremores nas mãos estejam relacionados à ansiedade. A ansiedade pode manifestar-se de diversas formas, e os sintomas físicos como insônia e tremores são comuns em quadros de ansiedade.

No caso de sua mãe, seria recomendado procurar um profissional da área da saúde para uma avaliação mais precisa. Geralmente, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico clínico geral, que pode fazer uma avaliação inicial e, se necessário, encaminhar para um especialista específico.

No caso de problemas relacionados à ansiedade, tanto o psiquiatra quanto o psicólogo podem ser profissionais adequados para tratar a questão. O psiquiatra é um médico especializado em saúde mental, que pode realizar uma avaliação diagnóstica e, se necessário, prescrever medicamentos para ajudar no controle dos sintomas. Já o psicólogo é um profissional que realiza acompanhamento psicoterapêutico, trabalhando com técnicas e abordagens terapêuticas para ajudar a lidar com a ansiedade e seus efeitos.

Um neurologista também pode ser uma opção a considerar, principalmente se houver suspeita de outras condições neurológicas que possam estar contribuindo para os sintomas. O médico neurologista é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso.

Em resumo, para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, é recomendado iniciar com uma consulta a um médico clínico geral, que poderá avaliar a situação e encaminhar para o profissional mais apropriado, seja ele um psiquiatra, psicólogo ou neurologista, conforme a necessidade da sua mãe.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Indico que faça uma avaliação médica para investigar se há alguma questão física, mas não deixe de procurar um psicólogo para que a sua mãe tenha um espaço de fala e escuta ativa.
Olá, boa tarde. O importante é encontrar um médico competente, seja psiquiatra ou neurologista para fazer uma avaliação completa para tentar entender se a questão da sua mãe tem origem orgânica ou se existe uma questão psicológica também. E atrelado a essa investigação começar um acompanhamento psicoterapêutico. Espero ter ajuda, qualquer dúvida entre em contato, @psimariajube.
Olá! Esses sintomas são muito gerais e podem denotar os mais diversos problemas de saúde físico e/ou mental. Então, o correto seria que ela vá a um clínico geral de sua confiança, para que exames sejam realizados, e encaminhamentos sejam feitos para outros médicos. E só então após descarte de quaisquer problema físico, ir em busca de um psicólogo e/ou psiquiatra.