Olá, qual a melhor maneira de através de um jogo de tabuleiro fazer a criança autista interagir?

23 respostas
Olá, qual a melhor maneira de através de um jogo de tabuleiro fazer a criança autista interagir?
Olá, para interagir com uma criança autista precisamos entrar no mundo dela. Fazer com que ela se interesse pelo jogo de tabuleiro, se ela não manifestou esta vontade, é difícil. Partindo do reconhecimento do interesse da criança e indo um passo a mais. Se ela tem interesse por sons iniciar por aí ou se o interesse for por imagens ir colocando um pequeno desafio a mais.

Olá, a idade da criança e os interesses dela guiará como você pode interagir com resultado positivo. Busque sempre um tema que ela goste e mostre a atividade de maneira divertida. Outras brincadeiras também podem fazer parte do repertório e ajudar na interação e comunicação.

Olá, inicie com jogos menos complexos, assim é mais fácil prender a atenção dele. Você pode fazer adaptações nos jogos, por exemplo o jogo charadas, quando percebo que acriança ainda não consegue jogar com as regras, eu peço para que ela encontre determinada figura em meio as outras, quando ela consegue achar, eu dou o reforço, (bolinha que vem no jogo. Vou adaptando, até que efetivamente consigamos jogar com todas as regras.
Adisposição.
Primeiramente você pode triar quais comandos do jogo de tabuleiro em questão a criança já desenvolveu habilidades e quais você deseja estimular. É importante "enxugar" informações e adaptar. Jogos de tabuleiro por si só possuem caráter recreativo. Apesar do lúdico ser premissa na clínica infantil -e não só nela - o caráter do lúdico na clínica não é recreativo, existe uma função no jogo. Então, com autistas ou não, crianças ou adultos, sugiro calibrar inicialmente os estímulos à demanda do paciente com foco ao mínimo para aumentar gradativamente. Em relação especial ao autismo algumas dicas são interessantes em relação às crianças: o vínculo terapeuta x criança x instrumento. Esse vínculo precisará se estabelecer de forma muito particular. Algumas sugestões são onomatopeias, músicas, silêncio, esconde -esconde. Escolher o tema preferido da criança, ambiente confortável para ela, e apresentar o jogo de forma não impositiva.
O processo psicoterapêutico com crianças se dá através de jogos, desenhos e brincadeiras lúdicas. No caso de crianças autistas você pode buscar por jogos ou brincadeiras que possibilitem trabalhar habilidades com pistas visuais. Isso vai fazer com que a criança treine os pontos mais comprometidos. Exemplos: esconde-esconde, boliche, encaixes, montagens, amarelinha, túnel, etc. Obrigada!
Amor e carinho ao acompanhar todos as atitudes. Verificar a compreensão das regras. O interesse pode ser apenas pegar a peça, e depois largar. Não existe um método, exige sim sua persistência e paciência com idas e vindas. A melhor forma é descobrirem juntos. O jogo com interesse visual, auditivo, tudo depende do desejo de ambos em fazer as atividades propostas que devem ser livres de tempo fixo. Muitas vezes é recomeçar de onde viu que a criança gostou. Paciência e persistência.
Primeiramente é importante sempre deixar a criança livre para conhecer o jogo, as peças, a qtde que contém, para que através do toque e do visual, faça surgir interesse em jogar. Aos poucos pode incluindo informação sobre jogo, ou peça, o formato, a cor para que serve cada objeto. Assim o adulto vai interagindo com a criança, e quando perceber que está seguro, convidar para jogar. De modo sensível e próximo o interesse dele vai surgindo, ficando mais fácil conduzi lo ao jogo.
Olá, para a criança interagir é preciso que você coloque imagens de personagens que ela ou ele gosta , também sugiro criar um ambiente bem legal como se todos da família ficassem curiosos para a brincadeira, além da criança também ficar curiosa será fácil dela interagir , ou sugiro contar uma história do geito que ele ou ela goste com os jogos que gostam é depois apresentar o jogo nunha caixa como se fosse uma caixa mágica, espero que ajude bjs.
E o mediador é fundamental para auxiliar e ensinar a criança a ser reforçada naturalmente pelas brincadeiras, entrando no mundo dela , prestando sempre ajuda necessária, e essa ajuda deve ser gradualmente esvanecida até chegar o nível de independência no brincar.
Antes da interação, os jogos de tabuleiro requerem raciocínio. Portanto, vai depender do grau de autismo e da compreensão da criança para ela se interessar pelo jogo antes de mais nada. Por isso é importante ter um psicoterapeuta orientando sempre.
A criança como qualquer sujeito desejante, tem seu interesse próprio, é preciso perceber se o jogo de tabuleiro é algo que desperte seu interesse. Não existe uma regra, somente através da observação, paciência e disponibilidade você conseguirá identificar os interesses da criança, a partir daí vocês conseguirão encontrar maneiras de se comunicar e interagir juntos.
Olá, assim como já foi dito acima, é importante levar em consideração, idade, interesse e, mais ainda o grau de autismo da criança! O adulto deve esta atento para perceber se esta é realmente a ferramenta de grande interesse dela!
Sugiro que procure um profissional psicólogo para te ajudar a descobrir as habilidades da criança com segurança!
Abraço
As crianças autistas podem ter dificuldade com jogos que possuem muitas regras, mas as regras podem ser mudadas ou adaptadas. Muitos deles gostam da interação com objetos, dado, dinheiro, brinquedos dinâmicos e que eles possam "acertar", "ganhar", sem necessariamente precisar chegar ao final do jogo para ter esse reforço.
Olá!

A criança com TEA apresenta normalnente déficit acentuado de habilidades sociais. Resistente a mudanças, hipersensibilidade, entre outros, é um mundo singular. É preciso analisar cada caso, você não menciona a idade da criança.
Proporcionar a criança confiança, estímulos. Modelagem/imitação.
Procure tema de interesse dela, crie junto com a criança os personagens que ele goste, as regras para o jogo ex: se gosta de animais ajudar esses animais a chegar no seu hábitat podem fazer isso com cartolinas, desenhar os bichos recortar e fazer deles peças, move-los pelos tabuleiro criado por vocês. O mesmo pode ser feito com super heróis, meio ambiente faça o desenho do planeta e reflorestar pontos do mapa. Explique como funciona a brincadeira, ser inventivo e incentivar essa criança.

O brincar é o modo da criança se manifestar com a mediação do adulto favorecendo o modelo/imitaçao o incentivando proporcionado confiança a criança. Esteja com ela e a ame.
Para desenvolver qualquer tipo de habilidade em uma criança com autismo, é preciso antes de tudo identificar se ela consegue imitar o que vc está fazendo, a partir dessa habilidade de imitação, vc poderá desenvolver outras habilidades em sua criança. Porém é necessário que busque orientação de um profissional que atue com análise do comportamento para te ajudar no processo. Procure um profissional que trabalhe com terapia ABA, Irá te ajudar muito no desenvolvimento da sua criança
Optar por objetos que promovam a interação, a comunicação e a imaginação ajudarão muito neste processo. Se possível, confeccionar os brinquedos em casa, fará com que aumente o interesse para a utilização e exploração.
O primeiro passo é preparar o jogo, desenhe em uma cartolina o percurso do jogo, divida em casinhas nas quais os jogadores moverão suas peças. Coloque o início e um fim. Pinte as casinhas com cores diferentes, sempre alternando as cores. Escreva nas cartas as tarefas para os jogadores, tarefas motivadoras para a criança e que podem incentivá-la a desenvolver habilidades sociais como: o contato visual, a conversação, a flexibilidade, atenção compartilhada e outras habilidades. Sugestão de tarefas: usar perguntas sobre áreas de interesse da criança; ex: se a criança é fascinada por super heróis, inclua uma categoria de cartas que fazem perguntas sobre esse tema.
Qual a razão de se optar por jogos de tabuleiro sem explorar, antes, outras possibilidades lúdicas mais aceitas aos recursos da criança autista?
Há que se delimitar o próprio espectro de aptidões, motivações e, principalmente, o NI ( Núcleo de Interesse) em cada caso particular e privilegiar o que ofereça as possibilidades mais amplas no que se refira à interação social.
Sempre conduzir a propedêutica no sentido da interação social para as habilidades específicas.
Ou estamos falando de AH?
Olá, como está? Uma criança com autismo apresenta limitações na interação na grande maioria dos casos. Os recursos a serem utilizados para que essa interação ocorra precisam ser pensados a partir das condições da criança. Assim, considera-se seus interesses e seu estágio de desenvolvimento cognitivo, o que ela consegue apreender. Um jogo de tabuleiro irá funcionar muito bem se a criança manifestar interesse por ele. No que concerne às regras, estas precisam ser introduzidas de acordo com a receptividade e compreensão da criança. Então, conhecer a criança e respeitar seus limites e seu tempo talvez seja a melhor forma de se iniciar uma dinâmica para maior interação.
À disposição
Zeína
Com crianças o processo psicoterapêutico se dá através de jogos, desenhos e brincadeiras lúdicas. Em crianças autistas podemos buscar por jogos ou brincadeiras que possibilitem trabalhar habilidades com pistas visuais. Isso vai fazer com que a criança treine os pontos mais comprometidos. Exemplos: amarelinha, túnel, encaixes, esconde-esconde, boliche, etc.
Também procure um profissional que trabalhe com terapia ABA, Irá te ajudar no desenvolvimento da sua criança.
Sugiro que busque ajuda, pois a familia toda pode crescer muito com as experiências novas ...
Pessoas com autismo interagem melhor quando existe um elemento concreto. Entretanto a criança deve se interessar pelo jogo. Normalmente qusndo se interessam engajam bem. Mas voce nao disse se a criança é verbal ou nao. E tambem nao se sabe o tipo de dificuldade da criança. O ideal é buscar orientação profissional.
O jogo é uma ferramenta apenas, que em princípio, facilita a interação, mas a interação não acontece por conta do jogo. É precisa observar a criança, entender sua linguagem e fazer convites para interação. Abraço