Olá, tenho 25 anos. Namoro há 9 meses, é normal sentir ciúmes do passado do meu namorado? Eu sou

10 respostas
Olá, tenho 25 anos. Namoro há 9 meses, é normal sentir ciúmes do passado do meu namorado? Eu sou tímido, inseguro e minha autoestima é muito baixa. Qual o tratamento adequado para o meu caso? Obrigado
Olá! Ciúme é um sentimento comum no relacionamento. Ao mesmo tempo, quando se ama, queremos participar da vida da pessoa amada, e não é incomum sentir vontade de ter participado da vida dela antes de a conhecer. O ciúme só é nocivo quando se torna obsessivo, impedindo uma vida normal. Quando o ciúme é maior que a confiança, deve-se procurar ajuda. Não parece ser o seu caso.
Quanto a autoestima, esse é um fator fundamental na qualidade de vida mental. A autoestima é resultado do autoconhecimento. Muitas vezes crescemos com exigência muito grande sobre nós. Por outro lado, experiências pessoais podem levar a impressões errôneas de nossa própria imagem. Confundimos erros com incompetências.
Por isso, sugiro que busques apoio de um terapeuta para iniciar um processo de autoconhecimento. Isso pode ajudar muito a recuperar uma imagem positiva de ti. Ao mesmo tempo poderá auxiliar a reconhecer teus talentos, e a lidar melhor com tuas eventuais limitações.

Psicoterapia pra experiência e o que sente com alguém preparado pra observar distanciadamente, ao mesmo tempo que entra em contato com o seu desconforto, pra re-significar a causa do que te faz sentir-se mal.
Um certo grau de ciúmes, que é tido como sinal de valorização da relação e do ser amado, é normal em qualquer relacionamento saudável. Porém, se esse passa a ser incômodo para os envolvidos, trazendo insegurança e desavenças, que mexem com a autoestima, é aconselhável buscar um tratamento desses sentimentos na forma de psicoterapia, seja individual ou mesmo do próprio casal.No seu caso particular, ao que parece, a terapia individual seria indicada para um processo de autoconhecimento e compreensão das questões individuais subjetivas que trazem essa insegurança e ciúmes de um passado que não lhe pertence. Desejo sucesso. Sempre às ordens!
Boa tarde!
Então, ciúme do passado não é normal, todo mundo tem sempre uma história para contar, você precisa pensar o que te faz sentir inseguro e elaborar, porque se você não superar esse ciúme excessivo, isso vai lhe acompanhar em todas as relações.
Pense nisso!
Bom dia!

Apesar do ciume ser, em certo grau um sentimento muito comum, não deve causar desconforto entre as pessoas envolvidas. Sugiro sessões de terapia para trabalhar a insegurança e autoestima.
Olá! É muito comum sim, já que infelizmente, muitas pessoas sofrem com baixa autoestima e insegurança. Mas não é saudável. Traz angústia e sofrimento, não só para você como também para o seu namorado, afetando o seu relacionamento. Dentro das suas possibilidades, busque por um tratamento de psicoterapia. Você irá se conhecer melhor, fortalecer sua autoestima e ganhar em autoconfiança. Boa sorte!
É normal sentirmos algum nível de ciúmes. O que se deve prestar atenção é quando ele começa a prejudicar o relacionamento e a qualidade de vida do casal e do indivíduo. Quando se chega nessa situação, procurar um psicólogo é uma saída para entender o que se passa e como lidar com isso.
Se comparar ao passado do seu namorado é injusto! É uma luta perdida!
Guarde energia para as batalhas atuais.

Força aí!
Bom dia!! O ciúme em uma certa medida é normal, mas se ele está prejudicando a sua relação e causando desconforto emocional em você, por causa de questões pessoais suas, seria interessante que você procurasse um psicólogo para lhe ajudar a compreender seus sentimentos e seu modo de se relacionar com o outro.
Não é incomum sentir ciumes do passado do seu namorado, isso geralmente vem acompanhado de muita comparação... diretamente ligada a baixa confiança em si mesmo. Todos esses sintomas que você listou tem conexão entre eles. O autoconhecimento é ter consciência das próprias características, sentimentos, inclinações etc. com isso você pode compreender seu padrão de funcionamento, seus padrões de repetição e tomar decisões sobre suas necessidades de mudança, você encontra tudo isso, ou melhor, você SE encontra, num processo de psicoterapia, direcionado e acompanhado por um psicologo.