Olá! Tenho 28 anos e após muitos meses sofrendo de dores na lombar, descobri algumas protusoes por m

5 respostas
Olá! Tenho 28 anos e após muitos meses sofrendo de dores na lombar, descobri algumas protusoes por meio de ressonância. Meu neurologista me receitou Dual 60 para tratamento de dor crônica na lombar (o que ajudou na minha ansiedade e perda de peso, pois sou obesa). Após 2 meses de tratamento, continuei com dores e dificuldade para dormir, então ele aliou Prebictal. Hoje, passado quase 3 meses usando Prebictal, tive aumento de peso e sinto muita vontade de comer doces. Tive perda de libido também e picos de sono em excesso. É normal?
Devido a pandemia, não quero agendar retorno além de não me sentir a vontade de tirar minhas dúvidas pessoalmente. Eu posso parar com o Prebictal?
Visto que estou tomando o Dual 60 há 5 meses, também queria interromper o uso, pois com o repouso feito durante a pandemia, melhorei das dores na lombar.
Quanto a ansiedade, notei maior qualidade de vida após usar o Dual. Qual médico devo procurar para tratamento da ansiedade, neuro ou psiquiatra?
Tanto o Dual* (duloxetina) quanto o Prebictal* (pregabalina) são indicados no tratamento de dores crônicas e, também, ambas as medicações atuam sobre a ansiedade. A duloxetina pode diminuir o apetite no início do tratamento mas, após alguns meses, geralmente normaliza. A pregabalina pode, por vezes, levar a aumento de peso. Porém, este efeito pode ser combatido com dieta adequada e, quando possível, exercícios aeróbicos. A diminuição da libido é frequente com a duloxetina e é possível que haja dificuldades de ereção, com a pregabalina. Sonolência pode ocorrer com a pregabalina e, por vezes, com a duloxetina, porém mesmo que esteja tomando estas medicações, não é possível garantir que seja esta a causa: sintomas depressivos, de ansiedade, sono superficial devido a dores ou por outros motivos e outras causas são frequentes. Dores lombares, além da medicação, frequentemente requerem fisioterapia (se o médico achar indicado) e o fato de ter melhorado não significa que não possa ter recaídas, principalmente se suspender a medicação. Jamais suspenda qualquer medicação sem orientação médica e você deve sempre falar com seu médico pessoalmente. Veja se pode atendê-la telefonicamente ou por vídeo, como muitos médicos estão fazendo, nesta época. É dever dele dar as orientações e não é possível substituir, por respostas neste site, a visão de alguém que conhece você pessoalmente. Em geral, psiquiatras têm mais experiência em tratar ansiedade.

Sei bem o que esta sofrendo, pesei 149 kg900 gramas e gravei no meu canal do YouTube um vídeo com mais ou menos uma hora contando toda minha experiência. O vídeo chama-se Relato sobre a Síndrome do Pânico com a Parapsicóloga e Psicóloga Cida Santos
Entre o Neurologista e o Psiquiatra o segundo é o profissional mais preparado para tratamento de transtornos psíquicos, como é o caso da ansiedade.
Os psiquiatras são médicos e podem prescrever medicamentos, porém, nem todos os psiquiatras fazem terapia. Para o caso da ansiedade, você pode procurar um psiquiatra que seja psicanalista também, ou um psicanalista ou psicólogo a parte. A terapia com psicanalista ou com psicólogo tem excelentes resultados para a ansiedade sem a necessidade do uso de medicamentos (mesmo assim, os medicamentos só podem ser suspensos com a orientação do psiquiatra), que muitas vezes causam inúmeros efeitos colaterais, como você mesmo descreveu.
Olá! É importante mencionar que os sintomas são tratados pelos medicamentos, mas a causa, o controle da sua ansiedade podem ser obtidas somente com a psicoterapia. Em terapia você irá se autoconhecer, identificar e modificar seus pensamentos e comportamentos, aprenderá técnicas para controlar a sua ansiedade. Geralmente, o psiquiatra em parceria com o psicologo obtém grandes resultados.