Ola, venho sentindo dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, principalment

33 respostas
Ola, venho sentindo dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, principalmente ao pé da barriga e sinto nausea e constipação, tenho ansiedade e estou em início de depressão, pode ser por conta da ansiedade ou depressão?
Sim! Muitos dos sintomas acumulados da depressão e ansiedade, como por ex. medo, frustração, insegurança, preocupação excessiva, alteração sono e apetite e falta de energia, etc, acabam se manifestando no corpo como dor física. A orientação é a busca por especialistas que após descartado problemas fisiológicos, possam fazer um acompanhamento medicamentoso e psicoterapico para auxiliar neste momento de grande dificuldade e proporcionar mais saúde ao indivíduo.

Olá, como a colega mencionou, sim estes sintomas podem ser da ansiedade, mas reforço ser importante buscar seu medico, para descartar qualquer problema físico. Aconselho que busque um acompanhamento psicoterápico, caso ainda não esteja em um, para trabalhar as questões da ansiedade e depressão, te trazendo uma melhor qualidade de vida. Estou a disposição.
Oi ambas podem estar associadas.Procure um especialista e faca psicoterapia para aprender a lhe dar com tudo isso de forma adequada.
Olá, boa noite!
Os sintomas que pontuou podem sim fazer parte da ansiedade, porém é interessante marcar uma consulta com especialista para conhecer e entender melhor seu caso.

TRATAMENTO: Para o tratamento de ansiedade e depressão é interessante pensar que precisa de um psicólogo e fazer psicoterapia, assim acompanha-la e aliviar as causas da ansiedade e também ensinar técnicas para o controle da mesma e também da depressão.
Sim,esses sintomas podem ser causados por ansiedade ou depressão,porém sugiro fazer uma avaliação com médico para descartar outros problemas de saúde.Referente a ansiedade,sugiro que faça psicoterapia e acompanhamento com psiquiatra para prescrição medicamentosa,para que ambas possam te ajudar a controlar e melhorar a ansiedade.
Olá, oriento marcar uma consulta com o Psiquiatra para mehor avalição do seu caso. Os sintomas relatados podem sim estar relacionado a um quadro de ansiedade e depressão.

Att, Renata Freitas
Não se pode descartar a hipótese que você levantou, pois depressão e ansiedade além de apresentarem sintomas incômodos no corpo têm relação com o funcionamento do intestino.

Entretanto, ao sentir incômodos físicos, principalmente na região abdominal, que contém inúmeros órgãos, o aconselhável é consultar um médico para a orientação adequada.

Se a situação atual de pandemia em que vivemos dificulta você conseguir uma consulta médica de imediato, você pode buscar alívio para as suas dores bebendo muita água, evitando produtos que facilitam a constipação (como arroz e pão não integrais) preferindo ingerir alimentos que soltem seu intestino como mamão, laranja, pera, aveia, iogurte, feijão e verduras como espinafre, brócolis, alface, etc.

Espero que suas dores passem logo, não seja nada mais grave, , e que você disponha de atendimento especializado!

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Oi!! É sabido, que a humanidade está e sempre esteve sujeita a ansiedade; pelo fato do mundo nunca se apresentar para nós como um lugar seguro. Vivemos ligados por sistemas de relações, de obrigações, por uma série de direitos e deveres velados, aceitos e praticados, criando uma estrutura social que dá origem a um cenário que nos causa "sentimento de insegurança".
O cenário atual criado pela pandemia, nos traz questionamentos e incertezas; estrutura ideal para nos causar ansiedade...depressão...
Sim, seus sintomas podem ser da ansiedade e ter relação direta com as emoções compondo transtornos somáticos expressos no corpo. Você está mostrando claramente, que precisa de um acompanhamento psicológico, mas acho muito importante a ida também ao um médico, para descartar a existencia de alguma questão física.
Trabalho com a abordagem chamada Psicologia Analitica , onde fazemos um aprofundamento no problema, aceitação de maneira criativa com objetivo da não resistência às pressões internas e externas, pois acreditamos que "tudo que resistimos, persiste".
Considero importante você consultar um clínico para fazer uma avaliação das suas dores. Posteriormente, um psicólogo poderá ajudá-lo a identificar os gatilhos para a sua dor, quais as emoções que você tem sentido nos últimos tempos e avaliá-lo com relação a possibilidade de depressão e ansiedade. Desta forma , você poderá realizar um acompanhamento psicológico, visando promover o auto-conhecimento e melhorar a sua qualidade de vida. Abraço!
Olá! Seus sintomas podem sim ser por conta da ansiedade e depressão, porém não é possível ter certeza sem que se faça o exame clínico. É necessário eliminar toda possibilidade de ser questões fisiológicas para poder encaminhar um bom tratamento psicológico.
No entanto, se você já tem um diagnóstico de ansiedade e depressão a psicoterapia certamente é o melhor tratamento.
Espero ter colaborado. : )
Boa tarde, os colegas já deram suficientes sugestões para alcançar a cura e o convite a procurar a psicoterapia, entre as tantas abordagem que temos disponíveis, sugiro a escolha do Brainspotting poque trabalha a parte emocional que envolve o cérebro inferior que controla mais as sensações e emoções, áreas que no teu relato parecem mais afetadas. Se quer saber mais sobre isso pode entrar em contato.
Sim... os sintomas relatados (dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, náusea e constipação) são ocasionados pela ansiedade. Mas para termos certeza é necessário uma avaliação. Procure um médico para verificar se os sintomas são físico ou emocionais. Você também menciona, além da ansiedade, a depressão. Faz uso de alguma medicação? Foi ao médico para ser diagnosticada? Se realmente se tratar de ansiedade e depressão, torna-se necessário do acompanhamento do psiquiatra e psicólogo.
Sem dúvida nenhuma, a mente que interpreta é gatilho e cascata de neurotransmissores que podem aliviar ou intensificar a experiência da dor. Existem vias específicas como isso acontece. Basicamente vias expressas na especialidade Dor. Este mapeamento é fundamental para uma terapêutica eficaz junto com a Terapia EMDR a fim de que ciclos crônicos serem interrompidos no cérebro. Posso te explicar com mais detalhes como isso acontece ouvindo seu caso. Um abraço. Pacientes com mais de 3 meses com dor (e dependendo da lógica dinâmica dela) devem ter uma abordagem completamente diferenciada. Há como melhorar em muitos casos. Um abraço.
Olá. Sintomas que envolvem o sistema digestório podem sim estar ligadas a ansiedade. É mais simples quando se pensa que tudo o que chega a nós é como um alimento que nós ingerimos, e pode ser de fácil digestão, ou nos causar dor e constipação exatamente nesses orgãos. Isso pode se agravar se já houver um doença gástrica e/ou hepática pré-existente. Veja se você não se sente pressionada ou com sentimentos e situações que você "engole sem mastigar". Acredito que essa reflexão possa te ajudar, mas procurar um profissional de saúde que você confie.
Olá! O que ocorre com nosso emocional, especialmente em se tratando de ansiedade e estresse (mas outros sofrimentos também) pode em vários casos se refletir no nosso corpo, como tensões musculares, dores de cabeça, dores de barriga, entre outras manifestações. É importante buscar o auxílio de uma psicólogo, para compreender o que está ocorrendo e transformar a ansiedade e a depressão, através de reflexões específicas e técnicas psicológicas. Existem diferentes estilos/abordagens de psicoterapia, que poderão te ajudar. Fico a disposição para conversar mais a respeito. Abs.
O sistema digestivo pode apresentar sintomas que tem relação com outras áreas, como o psicológico. Quando a gente pensa na origem dos nossos órgãos, os digestivos e os do sistema nervoso possuem a mesma origem embrionária, e estão relacionados.
Como os colegas falaram, é bom descartar doenças no trato digestivo, porém mesmo com uma doença diagnosticada (ex: uma gastrite), fatores psicológicos podem estar ligados com as crises. O contrário, que sintomas somáticos levem a quadros de ansiedade e depressão também é possível. Compreender a relação entre ambos, que é conhecida como psicossomática, pode aliviar os sintomas.
Fico a disposição.
Sim! As dores no corpo podem estar associadas diretamente, a tensão, ansiedade, depressão o corpo reage os impactos emocionais é uma forma de sinalizar que algo não está bem. Sugiro que busque ajuda o quanto antes, tudo pode ser resolvido.
Olá. É interessante você buscar um médico para te ajudar com os sintomas físicos. Eles podem em ser em decorrência da depressão e ansiedade, como também podem não ser. Também é bom você procurar um psicólogo para lidar com esses quadros. Atenciosamente.
Muitas vezes, sintomas físicos, incluindo dores, náuseas, suor frio, palpitações, formigamentos e outros, podem ser originados pela ansiedade e pela depressão. A ansiedade é comum aos seres humanos e pode ser benéfica, quando em níveis adequados, pois nos prepara para o enfrentamento de eventos futuros, nos colocando em alerta. O problema surge, quando a ansiedade alcança níveis altos e se torna constante. A ansiedade patológica se torna persistente (em geral 6 meses ou mais), gerando diversos sintomas físicos, que geralmente prejudicam a qualidade de vida da pessoa. A depressão, por sua vez, tem como característica, o humor triste e o desânimo, que são persistentes e, comumente, não podem ser atribuídos a um motivo específico. É muito comum que a ansiedade e a depressão afetem um mesmo indivíduo, ao mesmo tempo. É muito importante procurar um médico para afastar todas as causas físicas de seu desconforto. Ainda, quando existem causas físicas, a ansiedade e a depressão podem intensificar sintomas Buscar um profissional especializado para tratamento da ansiedade patológica e depressão é essencial para manter a saúde.
Olá! Seria interessante você realizar exames médicos, mas alguns sintomas encaixam sim no quadro de ansiedade, mas seria imprudente manter tal afirmação sem antes procurar um especialista. Boa sorte.
Eh bem possível , sim .
Veja um profissional . Eh muito importante acompanhar isso .
Olá! Os sintomas que relatou são muito frequentes em quadros de ansiedade e depressão. Mas é interessante que você busque um médico para que ele te oriente quanto aos exames a serem realizados para verificar a possibilidade de alguma doença física. Depois de verificada e descartada essa hipótese, dê início ao tratamento com Psicólogo. Se ele sentir necessidade, ele mesmo te encaminhará ao Psiquiatra. A ansiedade em excesso e a depressão são condições que afetam seriamente a qualidade de vida e por isso mesmo merecem atenção e cuidado. A vida é muito curta para não ser vivida bem. Pense nisso. Não permita que esse sofrimento dure mais tempo. Cuide-se bem!
Olá! Sim, podem está associados. Esses sintomas geralmente estão presentes nos quadros depressivos e ansiosos. Primeiramente, sugiro que procure um médico, sendo descartado problemas fisiológicos, procure por um Psicólogo para te auxiliar nesse momento de dificuldade, para trabalhar seus conflitos internos que te causam ansiedade e depressão. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite! Abraço!
Sim! Esse sintoma pode estar relacionado com a ansiedade. Porém, para realizar um diagnóstico psicológico é muito importante excluir a hipótese de algum transtorno fisiológico. Portanto, te recomento buscar um médico para a realização de exames. Independentemente do resultado, recomendo que busque, também, um psicólogo para lidar com as questões emocionais, pois é possível que além das questões fisiológicas, também exista algo da ansiedade relacionado ao que sente.
Olá! Pode sim, mas para afirmar é necessário um avaliação clínica e psicológica. Um abraço e fico à disposição!
Pode ser sim, em todo caso, tenho duas sugestões, vá ao médico e descarte as hipóteses clínicas e a outra é que já que está no começo da depressão, avalie a hipótese de fazer Psicoterapia, o processo além de poder te trazer resultados mais efetivos e mais leve e prazeroso do que você poderia imaginar.
Sim, a ansiedade e depressão podem manifestar vários sintomas físicos causando ainda mais prejuízo ao individuo de acordo com o grau da doença. O mais indicado é que procure apoio especializado para confirmar/descartar os sintomas físicos e apoio para as questões emocionais/psicológicas, são questões que o quanto antes receberem atenção melhor.
Olá. Sim, esses sintomas que você descreveu podem estar relacionados com a ansiedade e depressão. Seria interessante você marcar uma consulta com um médico para descartar a possibilidade de alguma doença física, assim como, buscar um psicólogo para fazer psicoterapia.
Olá
Ambas podem estar associadas, mas antes de tudo porque não procurar por um psicólogo que você se identifique, em um processo de terapia você consegue buscar uma reflexão maior do seu momento atual, e o porque isso está acontecendo, na sequencia buscar um médico também, por desencargo ter uma avaliação a fim de investigar alguma causa orgânica também.

Abraço e se cuide,
Olá! Podem ser sim! Mas te aconselho a buscar um médico para avaliar estes sintomas. E não deixe de fazer acompanhamento com psicoterapia e psiquiatra também. Fique bem!
Olá, como você está?

Esses sintomas podem ser sim, por conta do estado de ansiedade e depressão, pois as emoções e comportamentos influenciam de grande maneira, no funcionamento do organismo. Porém, é importante que você busque realizar um exame médico para verificar a existência de alguma condição que esteja causando os sintomas, mas também, um psicólogo e um psiquiatra, para tratar as questões voltadas ao seu estado emocional.
Não deixe de buscar ajuda!

Espero ter ajudado,

Estou à disposição!

Abraço!
Olá. Espero que esteja bem. Esse relato que você trouxe nos demonstra uma somatização no seu corpo de algo que é psíquico, ou seja, a sua ansiedade, nervosismo são sintomas psíquicos e normais e esperados de acontecer desde que intensidade e frequência equilibradas, mas quando isso está mais disfuncional pode afetar diretamente o corpo (o que chamamos de processo de somatização - meu corpo reagindo a algo que é emocional). O que podemos fazer é identificar quais são os gatilhos que despertam esses sentimentos em um nível mais elevado, o que esses sentimentos despertam em você, quais sentimentos estão associados e a partir disso desenvolver estratégias e manejos de enfrentamento para lidar com isso. E claro, avaliar se há necessidade de uma avaliação médica para essas reações. Fico a disposição
Olá. É possível sim que a gente tenha sintomas no corpo, especialmente quando temos questões emocionais a serem trabalhadas. O ideal é buscar ajuda profissional para ficar bem. Abraço