Operei o LCA e ficou com uma folga residual. O médico sugeriu um reforço para reconstruir o ligamento

3 respostas
Operei o LCA e ficou com uma folga residual. O médico sugeriu um reforço para reconstruir o ligamento ântero-medial com a fáscia lata, já que o excerto tá firme e bem posicionado. Como é feito esse procedimento ? Realmente é bom ?
Sugiro um trabalho de fortalecimento muscular intenso dos membros inferiores antes de pensar em novos procedimentos. Os resultados desses procedimentos não são uniformemente bons e pode acontecer de você ser submetido à cirurgia e não mudar muita coisa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como vc detectou essa "folga residual?". Existem maneiras objetivas de avaliar essa "folga" através de aparelhos como o KT-1000 ou ainda o "rolimetro" ou "artrometro". Algumas reconstruções realmente deixam o LCA um pouco mais "folgado" do que o lado normal, mas a reconstrução considerada normal deve ter uma anteriorização da tibia de até 3 mm a mais do que o lado normal. Alguns autores consideram entre 4 e 5 mm como "quase normal" (eu acho muito) e acima de 5mm de diferença em relação ao lado normal é um LCA incompetente. Se for esse o caso a indicação é de revisão (nova reconstrução do LCA). Se não, concordo com a idéia de se fazer um reforço muscular . Fazemos o LAL em conjunto com o LCA em casos de grande instabilidade ou revisão.
Imagino que ele sugeriu a reconstrução do ligamento Antero LATERAL (lal). Esse procedimento é muito útil e com comprovação muito bem estabelecida na literatura médica, como por exemplo em : 1 instabilidade grave ( pivot explosivo ) , 2 ré ruptura, fratura de aavulsa o do lal, dentre outras.
Também é importante avaliar o eixo dos membros inferiores. Na reconstrução do Antero lateral tenho obtido excelentes resultados quando associada a reconstrução do Lca e nas indicações precisas, gosto muito dos resultados dessa técnica. Mas vale salientar que a musculatura exerce um papel fundamental no joelho e sempre importante essa estar muito fortalecida e equilibrada.

Especialistas

Marcello Castiglia

Marcello Castiglia

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Pedro Araujo Petersen

Pedro Araujo Petersen

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Jose Eduardo Mendonça de Alencar Filho

Jose Eduardo Mendonça de Alencar Filho

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Agendar uma visita
Fabio Bellei Rocha

Fabio Bellei Rocha

Ortopedista - traumatologista

Jacareí

Agendar uma visita
Marcos Bruxelas de Freitas Júnior

Marcos Bruxelas de Freitas Júnior

Ortopedista - traumatologista

Franca

Agendar uma visita
Joaquim Alberto Lopes

Joaquim Alberto Lopes

Ortopedista - traumatologista

Palmas

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 183 perguntas sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.