Operei o LCA e ficou com uma folga residual. O médico sugeriu um reforço para reconstruir o ligamento

3 respostas
Operei o LCA e ficou com uma folga residual. O médico sugeriu um reforço para reconstruir o ligamento ântero-medial com a fáscia lata, já que o excerto tá firme e bem posicionado. Como é feito esse procedimento ? Realmente é bom ?
Sugiro um trabalho de fortalecimento muscular intenso dos membros inferiores antes de pensar em novos procedimentos. Os resultados desses procedimentos não são uniformemente bons e pode acontecer de você ser submetido à cirurgia e não mudar muita coisa.

Como vc detectou essa "folga residual?". Existem maneiras objetivas de avaliar essa "folga" através de aparelhos como o KT-1000 ou ainda o "rolimetro" ou "artrometro". Algumas reconstruções realmente deixam o LCA um pouco mais "folgado" do que o lado normal, mas a reconstrução considerada normal deve ter uma anteriorização da tibia de até 3 mm a mais do que o lado normal. Alguns autores consideram entre 4 e 5 mm como "quase normal" (eu acho muito) e acima de 5mm de diferença em relação ao lado normal é um LCA incompetente. Se for esse o caso a indicação é de revisão (nova reconstrução do LCA). Se não, concordo com a idéia de se fazer um reforço muscular . Fazemos o LAL em conjunto com o LCA em casos de grande instabilidade ou revisão.
Imagino que ele sugeriu a reconstrução do ligamento Antero LATERAL (lal). Esse procedimento é muito útil e com comprovação muito bem estabelecida na literatura médica, como por exemplo em : 1 instabilidade grave ( pivot explosivo ) , 2 ré ruptura, fratura de aavulsa o do lal, dentre outras.
Também é importante avaliar o eixo dos membros inferiores. Na reconstrução do Antero lateral tenho obtido excelentes resultados quando associada a reconstrução do Lca e nas indicações precisas, gosto muito dos resultados dessa técnica. Mas vale salientar que a musculatura exerce um papel fundamental no joelho e sempre importante essa estar muito fortalecida e equilibrada.