Os pais de um autista precisam passar por acompanhamento psicológico junto a criança para poder ajuda

6 respostas
Os pais de um autista precisam passar por acompanhamento psicológico junto a criança para poder ajuda lo melhor? Pois tem momentos que sinto que não vou aguentar a barra sozinha sendo mãe de 4 crianças sendo uma delas com suspeita de TEA
A análise do comportamento aplicada é a terapia psicologia indicada pela OMS como mais eficaz para transtorno do espectro autista. Sugiro procurar um profissional experiente com formação em ABA foco em TEA. Esse profissional vai orientar também você para que seu filho evolua possibilitando você viver uma vida mais tranquila. Caso necessite de um acompanhamento individual sugiro terapia EMDR Brainspotting.

Sendo as coisas tão difíceis para você, seria muito importante buscar ajuda, tanto para lidar com seu filho autista, quanto com todas as outras dificuldades que tornam sua vida tão pesada. Busque atendimento psicológico para você lidar com as questões que te incomodam.
Olá, boa tarde! A psicoterapia é recomendada para crianças autistas, como uma série de outros profissionais, e os pais, consequentemente, precisam entender bem como é o funcionamento de um autista para ajudá-lo. Porém, os pais não necessitam, necessariamente, um acompanhamento psicoterápico por causa do diagnóstico de seu filho. Contudo, esse não é um papel fácil. Ser mãe de 1 já é difícil, ainda mais de 4, sendo que 1 precisa de um maior cuidado. Pode ser frustrante, angustiante e desesperador. Portanto, acredito que você deveria procurar um psicólogo para que possa te ajudar. Até porque, sua saúde mental é importante, também.
Isso que você fala é sobre estar vivendo uma nova experiência com um processo diagnóstico de alguém que você ama, então, há um processo a ser cuidado em você também. Procure profissionais que estejam sensíveis a isto e que lhe deem o suporte e a escuta que precisa. Não é sobre ser uma super herói e salvar o mundo. Sendo ser humano, cuide de você, e escolha para ter por perto quem cuide também. À disposição.
É muito importante quando os pais se encontram engajados no tratamento do filho e também passam pelo processo terapêutico. Por si só, a proposta oferece acolhimento, auxílio na regulação do humor, enfrentamento das frustrações e psicoeducação, que é orientação sobre como lidar com o transtorno, em casa, na escola e na comunidade.
A psicoterapia é recomendada a qualquer pessoa que esteja passando por problemas e situações que não consegue lidar sozinha, que esteja buscando auto-conhecimento, mudança de comportamentos e etc. No seu caso a psicoterapia seria recomendada também para te auxiliar no manejo com o seu filho, mas o espaço seria seu, diversos temas e âmbitos da sua vida seriam abordados, levando assim a uma melhoria na sua qualidade de vida como um todo, não só como mãe de uma criança portadora do transtorno do espectro autista. Cuide da sua saúde mental, faça terapia!