Para fazer o exame de biopendância e necessário 24 horas sem atividades físicas e sem tomar chás?

11 respostas
Para fazer o exame de biopendância e necessário 24 horas sem atividades físicas e sem tomar chás?
Bom dia! Exato! É exigido como protocolo não fazer atividade física, devido que após o treinamento temos um pequeno aumento momentâneo de compartimento muscular, pois o músculo carrega mais água para dentro da célula. E as bebidas estimulantes, incluindo chás também são temporariamente suspensos pré exame.

A bioimpedância é um exame realizado para avaliar a composição corporal, em frações de tecidos magro, gordo, minerais, quantidade de retenção de gordura visceral (usado para avaliar os riscos para doenças cardíacas), seu metabolismo e necessidades de ganho ou perda de peso, tecido de gordura e muscular, assim, para que esse exame seja mais fidedigno, é necessário qualquer adição de nutrientes ou atividades externas que venham interferir nessa avaliação.
O exame de bioimpedância, que analisará a sua composição corporal, requer um preparo para a obtenção de resultados mais precisos: o teste deve ser realizado após um período de jejum de, no mínimo, 2 (duas) horas de líquidos e sólidos; use o banheiro previamente à realização do exame para a eliminação de urina e fezes; não realize atividade física nas 12 horas que precedem o exame; não estar gestante ou no período menstrual.
A bioimpedância é um exame usado para avaliação da composição corporal.Com ele se obtém resultados para quantidade de massa magra e masso gorda, quantidade de gordura visceral, o seu metabolismo e com isso a necessidade de ganho ou perda de massa muscular e de tecido gorduroso.
Para sua realização são necessários alguns cuidados no preparo para que seu resultado seja fidedigno:
-Jejum de pelo menos 02 horas
-Usar o banheiro previamente antes da realização do exame para eliminação de fezes e urina
-Não praticar atividade física nas ultimas 12 horas
-Não estar gestante ou em período menstrual
-Não ter usado bebidas ricas em cafeína
-Estar com roupas leves para que as mesmas não interfiram nos resultados.
Apesar de rápido e simples, o exame de bioimpedância exige algumas medidas antes de ser realizado, como:
-ingerir uma média de 2 litros de água no dia anterior ao exame;
-evitar o uso de medicação diurética no dia anterior ao exame;
-não realizar atividade física pelo menos nas 12 horas que precedem o teste;
-não ingerir bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína;
-não estar gestante ou no período menstrual.
No dia é necessário remover acessórios ou peças contendo metal e fazer jejum de pelo menos 4 horas.
Para a realização do exame de bioimpedância é necessário seguir algumas recomendações:

- Faça jejum de alimentos e bebidas nas 2 horas que antecedem o horário do exame.
- Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame.
- Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) no dia que antecede o exame.
- No dia anterior ao exame não realize atividade física intensa.
- Não estar em período menstrual (mulheres)
- Urine pelo menos 30 minutos antes da realização do exame.
- Indivíduos que usam marca-passo ou possuem peças metálicas no corpo (placas, pinos etc.) não devem realizar o exame.
A bioimpedância é um exame usado para avaliação da composição corporal.Com ele se obtém resultados para quantidade de massa magra e masso gorda, quantidade de gordura visceral, o seu metabolismo e com isso a necessidade de ganho ou perda de massa muscular e de tecido gorduroso.
Olá,
para a realização do exame de bioimpedância para avaliação da sua composição corporal, é sugerido que o paciente não pratique atividade física nas últimas 12h, pois pode levar a alguma alteração nos valores de taxa metabólica basal. Quanto a chá, evitar apenas chás que contenha muita cafeína, como chá preto e chá mate.
Espero ter ajudado! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Bioimpedância - R$ 80
Sim, entre outras recomendações.

Como cortesia, estou dando um exame de bioimpedância para você sem custo algum. Entre em contato para agendarmos.
Sim. O exame de bioimpedância é muito sensível ao preparo que o paciente realiza antes do exame. Alguns chás podem ter efeito diurético e alterar a hidratação do seu corpo, comprometendo o resultado. É recomendável seguir todas instruções do profissional ou clínica onde realizará a bioimpedância.
Sim, para obter resultados mais precisos no exame de bioimpedância, é recomendável seguir algumas orientações antes de realizá-lo. Essas orientações podem variar dependendo do laboratório ou do profissional de saúde que está realizando o exame, mas geralmente incluem o seguinte:

Atividades físicas: É recomendável evitar atividades físicas intensas nas 24 horas que antecedem o exame. Exercícios intensos podem levar a alterações temporárias nos níveis de hidratação e eletrólitos do corpo, o que pode afetar a precisão do exame de bioimpedância.

Hidratação: Beba uma quantidade adequada de água nas 24 horas antes do exame, mas evite consumir grandes quantidades de líquidos antes do exame, pois isso pode afetar os resultados.

Alimentação: Não é necessário estar em jejum para o exame de bioimpedância. No entanto, é recomendável evitar refeições pesadas ou receitas salgadas antes do exame, pois isso pode afetar a retenção de líquidos no corpo.

Chás diuréticos: É recomendado evitar o consumo de chás diuréticos (como chá verde, chá de hibisco, chá de cavalinha) antes do exame, pois eles podem alterar temporariamente o equilíbrio de líquidos no corpo.

Uso de diuréticos ou medicamentos: Se você estiver tomando diuréticos ou outros medicamentos que possam afetar a hidratação ou a retenção de líquidos, é importante informar ao profissional que realizará o exame.

Lembrando que essas são apenas orientações gerais e podem variar dependendo das especificações do laboratório ou profissional de saúde. Certifique-se de seguir as instruções específicas fornecidas pelo local onde o exame será realizado para garantir resultados precisos. Se tiver dúvidas, é sempre recomendável entrar em contato com o local do exame para obter esclarecimentos adicionais.