Passei 3 anos usando aparelho ortodôntico, usei o aparelho de contenção móvel por mais de um ano, mas sempre que tirava o aparelho ficava novamente com diastema. Seria melhor colocar contensor fixo superior ou fechar o diastema (o espaço não é tão grande) com resina? Já uso o contensor fixo inferior. Obrigada!
Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Duque de Caxias
Olá. Sugiro verificar se é o caso de necessidade de frenectomia labial superior. Converse com ortodontista.

Olá, primeiro faria a remoção do freio labial superior com alguém capacitado e depois fecharia o diastema novamente com o aparelho ortodôntico. Caso haja uma nova abertura desse diastema, aí faria o fechamento dele com lentes de contato ou resina composta direta.

Dr. Cid Lopes
Dr. Cid Lopes
Dentista
Belo Horizonte
Caso não comprometa a estética, o mais prático seria fechar com resina. A contenção fixa nessa região nem sempre é possível por causa da oclusão, além de dificultar a higiene.

O ideal seria avaliar se o freio está causando este diastema , se sim , renovação freio, se não for este a causa , teria que avaliar sua oclusão pós aparelho, ou seja , fazer um ajuste oclusal pois pode estar causando está separação por toque, e por último a resina é uma opção, caso não queira voltar com o aparelho

Ola, bom dia!!
O ideal é sempre passar com um profissional para avaliação tendo em vista que o exame clínico é muito importante e o diagnóstico pode variar de um caso para outro.
Pelo seu relato, como o diastema abre sem a contenção, é um sinal de que seu corpo está se adaptando melhor com os dentes nesta posição, que pode ser por ter inserção de um tecido muito fibroso nesta região (indicação de frenectomia, e depois retorno ao uso do aparelho) ou por uma adaptação de oclusão. Em qualquer uma dessas possibilidades, vc tem a opção de fechar esse diastema com RESINA, por uma facilidade de resolução do caso (sendo importante avaliar o tamanho dos seus dentes anteriores e do diastema, para que fique bom esteticamente), para evitar recidivas e, para não ter que usar novamente aparelho + nova contenção. Espero ter ajudado.

Especialistas em Diastema

Ramon Rodrigues Benevides

Ramon Rodrigues Benevides

Dentista

Fortaleza

Miriam Suntaque Cabral

Miriam Suntaque Cabral

Dentista

São José dos Campos

Douglas Nogueira Da Silva

Douglas Nogueira Da Silva

Dentista, Cirurgião geral

Getulina

Fabio de Oliveira Massa

Fabio de Oliveira Massa

Dentista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Diastema

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.