Pessoas que possuem pele com rosácea podem utilizar produtos anti-idade à base de ácido retinoico

3 respostas
Pessoas que possuem pele com rosácea podem utilizar produtos anti-idade à base de ácido retinoico e/ou vitamina C?
Olá, quem tem rosácea em geral tem a pele sensível e avermelhada. Em geral, a pele é seca, mas também pode ser oleosa. A vitamina C não deixa de ser um ácido (ácido ascórbico), e requer cautela. Se sua pele é oleosa, prefira vitamina C em gel; se é mais para seca, dê preferência a outros veículos como os cremes. Quanto ao ácido retinóico, em geral é contraindicado em quem sofre de rosácea, pois pode piorar o ressecamento, avermelhamento e sensibilidade da pele. Para quem é portador dessa doença de pele, outras alternativas de ácidos incluem o ácido azelaico, disponível em gel, creme e espuma. Deve-se dar preferência a filtros solares físicos ou para pele sensível. E quanto a outros tratamentos anti-idade, considere a possibilidade de luz intensa pulsada, que melhora os pequenos vasos da face e ainda estimula o colágeno. Converse com seu dermatologista!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A pele com rosácea requer cuidados específicos e tratamentos adequados. Essa deve ser a primeira linha de abordagem.
Retinoides e derivados em geral devem ser evitados pois podem sensibilizar a pele (podem ser usados em casos selecionados).
Ácido ascórbico (vitamina C) e derivados podem ser usados com cautela e dependerá da tolerância de cada paciente.

Devem ser evitados tônicos e adistringentes, esfoliantes, produtos a base de álcool e mentol
Estou a disposição
Dra Juliana M. Horbilon
Boa tarde. A Rosacea costuma vir acompanhada de sensibilidade de pele e os produtos com acido retinoico e seus derivados devems er evitados pois são potencialmente irritantes neste caso. Existem outros tipos de ácidos que podem ser usados neste caso sem que induza a piora. A Vit C pode ser utilizada mas alem do principio ativo o veiculo de cada produto deve ser considerado pois este tambem pode ser irritante. Uma consulta e expressamente importante para definir qual o grau da Rosacea e de sensibilidade da pele pois e necessário que o tratamento desta condição seja constante para evitar crises. O tratamento anuidade pode ser perfeitamente combinado com o tratamento da Rosacea. O tipo de protetor e sabonete a ser utilizado tambem deve ser especifico pois eles tambem quando utilizados de maneira incorreta podem desencadear a piora do quadro. Espero que tenha ajudado. Um abraço. Dra. Isis Oliveira

Especialistas

Eloisa Maria Prock Pereira

Eloisa Maria Prock Pereira

Dermatologista

Brasília

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Dermatologista

Ouro Preto

Luana Moura

Luana Moura

Dermatologista

Vitória

Jonas Bueno

Jonas Bueno

Dermatologista

São Paulo

Sheila Nascimento

Sheila Nascimento

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 231 perguntas sobre Rosácea
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.