Pode ser esquizóide ou não? Tenho sentimentos como raiva, ansiedade, mas difícil sentir, mas sinto

12 respostas
Pode ser esquizóide ou não?
Tenho sentimentos como raiva, ansiedade, mas difícil sentir, mas sinto quando começam a me obrigar a fazer algo, sinto um tipo de vazio, como se fosse um vento interno, às vezes uma sensação estranha e sem desejo algum por amizade , apenas respondo e nada mais que isso.
A avaliação de ocorrência de transtorno de personalidade é uma avaliação complexa, muitas pessoas se identificam com características do transtorno, porém é necessário preencher uma série de critérios com intensidade de prejuízo significativo. Para esclarecer isso, sugiro uma avaliação psicológica.

Para conseguir um diagnóstico, procure um psicólogo que faça avaliação psicológica ou um psiquiatra. Busque sempre profissionais que tenham boas referências. De qualquer modo, independente deste diagnóstico, pode ser interessante buscar um espaço para que você possa falar mais sobre o que sente, como sente, como isso tudo vem acontecendo...para que seja possível dar algum contorno a esse vento, a esse vazio e talvez assim reencontrar o desejo. Um psicólogo de abordagem psicanalítica poderá te ajudar nesse processo. Se dê essa chance!
Para uma avaliação precisa e eficaz será necessário um profissional de saúde mental ( psicólogo/psiquiatra) avaliar vários aspectos da vida biológica, psicológica e social. Somente através das características descritas não é possível emitir um diagnóstico ou plano de tratamento.
Aconselho uma avaliação com um profissional capacitado.
É necessário fazer uma avaliação psicológica para definir o melhor tratamento para o paciente.
É importante que voce passe por avaliação psicológica, para entender essa forma de se relacionar e sentir.
Antes de termos um Diagnóstico é preciso levar em consideração sua história e sua forma de perceber o mundo.
Para qualquer Transtorno Mental deve se preencher critérios e características.
Procure um profissional de Psicologia para orientação e quem sabe Psicoterapia
Abraços
Como muitos colegas já bem expuseram aqui, um diagnóstico só pode ter coerência se for baseado em uma análise detalhada da sua história e para isso a parceria psiquiatria e psicologia são os melhores caminhos. Entretanto, os sentimentos que você relata sentir são comuns a muitas pessoas e independentemente do enquadre em um transtorno, ou do nome que possamos dar a isso, o caminho do tratamento é o mesmo, a psicoterapia que é o que pode lhe apoiar a entender melhor estes sentimentos e buscar a melhor forma de lidar com eles. Mesmo o uso de medicamentos quando necessários e indicados por um bom psiquiatra são colaborativos ao processo psicoterápico. Procure um psicólogo de sua confiança, boa sorte e conte comigo se precisar.
Olá, o transtorno de personalidade esquizóide apresenta
algumas características como a falta de interesse no contato com as pessoas, embotamento afetivo, um distanciamento quanto a intimidade sexual, apatia e um potencial relevante de imaginação. Qualquer resposta ou diagnóstico sem conhecer a sua história de vida e o que lhe ocorre atualmente, poderá incorrer em avaliação errada. Oriento que você procure um profissional psicólogo (a) / psiquiatra especializado para que seja feito um diagnóstico adequado e possa lhe trazer tranquilidade e bem estar.
Olá. Busque ajuda o quanto antes. Dê preferência a uma escuta psicanalitica .Após a terapia entenda você mesmo suas questões.Caso não fique absolutamente tranquilo procure um profissional da psiquiatria. Sucesso
Seria importante entender como um significante "diagnóstico x" poderia lhe ajudar a lidar com as suas questões. Afinal, o diagnóstico é menos importante do que seus sentimentos de angústia e mal-estar. Você parece viver intenso sofrimento decorrente de seu sentimento de vazio crônico e algumas atitudes. Importante olhar para isso e ser escutado por um bom psicólogo em suas subjetividades. Busque ajuda.
Essa labilidade emocional deve ser investigada juntamente com profissionais da área, psiquiatra, psicólogo... Sentimentos de baixa auto estima devem ser analisados do ponto de vista psicológico. Antes de qualquer diagnóstico é preciso ofertar escuta a todas essas sensações e sintomas que seu corpo e sua mente apresenta. Você ressalta em sua descrição que quando é obrigado a algo sente um vazio. É preciso entender essa intolerância a frustração do ponto de vista analítico. Por exemplo, quando há papeis frustrados em nossa vida podemos explodir facilmente ou nos recolhermos dentro de nós mesmos, quando não acessamos nossos sentimentos de forma a entende-los, muitas vezes absorvermos todo esse mal estar. De forma inconsciente essa descarga é enviada para o nosso corpo, que paga um preço alto tentando sublimar o sintoma. Procure uma terapia para uma elaboração de sentido. Paz. Abraços
Somente pelo relatado não é possível afirmar tratar-se de algum transtorno. Caso a dúvida permaneça recomendo que procure um psicólogo e conte detalhadamente o que está lhe acontecendo.
É muito difícil definir diagnostico sem uma avaliação por um especialista. Na avaliação de transtornos psiquiátricos, além da história clinica, a avaliação do exame mental é fundamental. Para que o diagnóstico seja dado de uma forma adequada é preciso de uma avaliação em consulta. Caso realmente apresente o quadro psiquiátrico transtorno de personalidade esquizoide, o tratamento mais eficaz é através de psicoterapia. Em alguns casos, a psicofarmacologia (atuação do psiquiatra) pode ajudar, mas as maiores evidencias de exito terapêutico para o quadro são através de psicoterapia! Att