porque algumas mulheres nao conseguem chegar ao orgasmo?
 Lorena Dagues Burci
Lorena Dagues Burci
Psicólogo
Maringá
Muitas coisas podem estar ligadas a dificuldades de "chegar ao orgasmo", como:
- preocupações com atividades do dia-a-dia,
- dificuldade de relaxar,
- não conhecer o próprio corpo e não saber quais pontos podem ser estimulados para sentir prazer,
- algum acontecimento relevante na infância,
- experiências ruins ligadas ao sexo,
- não gostar de sexo,
- falta de preliminar,
- remédios inibidores de libido,
- entre outras causas.

Realizando psicoterapia é possível encontrar a real causa e trabalhar isso.

Espero ter ajudado!

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
 Sayonara Machado
Sayonara Machado
Psicólogo
Rio de Janeiro
Como já foi dito pelos colegas as razões são muitas, e precisa ser avaliadas de perto por um psicologo e de preferencia que tenha essa especialidade.

Lembramos que é importante levar em conta todas as questões, emocionais, sociais, comportamentais, religiosa, e familiar.

Att
Sayonara Machado

 Elisângela Ferreira Lima
Elisângela Ferreira Lima
Psicólogo
Fortaleza
Além de todos esses fatores citados anteriormente (questões emocionais, sociais, culturais,...), é importante atentar que existem várias questões relacionadas com esse tema. As disfunções sexuais podem ser definidas como uma pertubação nos processos que caracterizam o ciclo de resposta sexual ou por dor relacionada ao ato sexual. Então é necessário investigar se realmente a falha está sendo na fase de interesse sexual, excitação, na do orgasmo ou relacionada a outros motivos (como vaginismo, dispaurenia).

É importante também verificar quando começou, qual a extensão do problema, se é com todos os parceiros ou se só com o atual, se sempre teve o problema ou começou depois de um período de atividade sexual...

Dessa forma, sugiro verificar com um ginecologista se pode ter alguma questão orgânica que esteja comprometendo o ato sexual, e também procurar um psicólogo para trabalhar as questões emocionais envolvidas com esse sintoma, para um trabalho simultâneo.

 Talita Martínez Foglino
Talita Martínez Foglino
Psicólogo
São Paulo
Como a colega de profissão disse em cima , os motivos para que uma mulher tenha dificuldades para chegar no orgasmo são diversos, existem motivos pessoais de cada individuo que podem dificultar no momento da relação, procurar ajuda psicólogica é o primeiro passo para que estes motivos se esclareçam e a mulher possa aproveitar da relação sexual. Se for necessário após de uma avaliação psicológica é possivel que seja necessário a ajuda de um psiquiatra ou de outro médico especialista.
Abraços.

 Cristiane Yumi Suzuki Da Silva
Cristiane Yumi Suzuki Da Silva
Psicólogo
São Paulo
Como já citado pelas colegas acima, existem fatores físicos e psicológicos que podem resultar na anorgasmia. Se você já consultou um ginecologista e descartou causas físicas, talvez seja interessante procurar um psicólogo/psiquiatra para avaliar o que acontece. Com isso, você passa a se conhecer melhor e pode começar a entender os motivos da dificuldade em chegar ao orgasmo.

Olá, boa tarde, tudo bem? Respondendo a sua pergunta, para ser sincero é muito difícil responde, visto que cada mulher pensa, sente e se comporta de uma determinada forma (assim como os homens também), dentre esses fatores que podem causar uma dificuldade de ter o orgasmo podem estar: fatores biológicos, pessoais, sociais, psicológicos, espirituais, entre outros...

Grande abraço!

 Mayara Cristina De Oliveira
Mayara Cristina De Oliveira
Sexólogo, Terapeuta complementar
Goiânia
Energia Vital é energia sexual, é a energia motriz para voce sobreviver neste planeta, ou seja, é a mesma energia que te faz acordar pela manha, tomar banho, escovar os dentes e seguir a vida. O quanto realmente desta energia, voce tem utilizado para fazer escolhas que lhe dão prazer? Falta de orgasmo na cama, é um reflexo de escolhas que você tem feito e que geralmente não tem o prazer incluso. Muito de nós pela cultura patriarcal não fomos permitidas as experienciar o prazer no corpo, e achar que o prazer é apenas vinculado a questão sexual - Prazer pode está presente em tudo na sua vida. E quando voce for para cama, de alguma forma ele irá aparecer. Uma boa dica é: Experiemente intensificar a sua respiração, e não fique presa ao fato de criar uma expectativa para ter orgasmo - pois está é consequência de sua consciência corporal....Que partes do seu corpo voce tem negado?

Dra. Conceição Leite
Dra. Conceição Leite
Psicólogo, Sexólogo
Montes Claros
Olá. a resposta Sexual Humana é composta por fases: desejo, excitação e orgasmo...se as primeiras fases não funcionam bem, não acontecem como deveriam, o orgasmo que é o âpice não acontece.
Observando que vários fatores pessoais estão envolvidos e somente em uma consulta especializada pode-se investigar a causa. Abraço

Dra. Tânia Passos Dickie
Dra. Tânia Passos Dickie
Psicanalista
Petrópolis
Vários fatores envolvem a dificuldade de algumas mulheres chegarem ao prazer. Uma das mais observadas, é a inibição, a falta de liberdade com parceiro para dialogar e relatar suas preferências durante a relação. Sem dúvida a ajuda psicológica irá ajudar em cada caso. Pois são muitos e para viver plenamente seus desejos e chegar ao ápice na relação sexual, todas precisarão de obter mais segurança e liberdade. A psicanálise ajuda sempre.

Dr. João Paulo Vieira
Dr. João Paulo Vieira
Psicólogo, Sexólogo
Fortaleza
Esta questão pode ser muita subjetiva e muitas vezes é no uma a uma, ou seja cada mulher com sua particularidade pessoal e sexual. As causas que podem evitar uma mulher de sentir um orgasmo vão desde fatores corporais biológicos hormônicos até fatores psicológicos e sociais. O que dá para dizer a você são pontos essenciais e de extrema importância, são estes:

- observar o que lhe causa prazer;

se não há o habito de se auto tocar, recomenda-se que faça isso para se autoconhecer as suas zonas de prazeres erógenos;

- perceber se o parceiro está lhe tocando devidamente como você gosta ou se ele(a) presta atenção no que você gosta;

- Estas são algumas dicas importantes, se houver alguma resistência ou bloqueio mental, recomenda-se buscar ajuda de um Terapeuta com enviesamento em Sexualidade ou um Sexólogo.

Abraço! Cuide-se!

Especialistas em Terapia sexual

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 85 perguntas sobre Terapia sexual

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.