Porque tristeza demais ,causa esquecimento ?

25 respostas
Porque tristeza demais ,causa esquecimento ?
A tristeza ela é um sentimento que pode ser oriunda de perdas, de sensação de menos valia. E esse sentimento só vem à tona quando nós buscamos ele Mesmo muitas vezes sem querer. Quanto mais ficamos tristes mais pensamentos negativos temos e como consequência mais triste ficamos. Veja isso é uma bola de neve. Essa bola de neve gera uma ansiedade e essa ansiedade pode gerar um esquecimento. Entretanto é importante você buscar uma avaliação psicológica para o melhor diagnóstico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na depressão há um desbalanceado do funcionamento químico do indivíduo. Há muito foco e atividade em algumas áreas e pouca atividade em outras. Tratando a depressão a memória tenderá a também melhorar.

Olá! Entende-se que todo excesso é, de alguma forma, adoecedor. A tristeza é uma emoção natural do ser humano e quando sentida em excesso, gera uma doença. A depressão tende a trazer culpas, saudades, arrependimento, mágoas por vivências relacionadas nosso passado, logo, quem revive momentos dolorosos do passado, consequentemente, viverá menos no presente. Logo: uma pessoa que está deslocada do seu tempo real, terá dificuldade para memorizar. O caminho é ressignificar o passado para viver com saúde no presente. Sugiro que busques uma psicóloga ou psicólogo para te ajudar nesse processo. Abraço!

A tristeza profunda gera pensamentos repetitivos que tiram o foco do que é essencial no momento, no aqui agora, e assim pode provocar esquecimentos.
Abraços

A tristeza está ligada à depressão e dessa forma à falta de interesse pelas coisas em geral. A pessoa torna-se apática, chora com facilidade e muitas vezes se esquece de tudo e de todos. Então o indivíduo tem que buscar ajuda de um psicólogo e muitas vezes também de um psiquiatra para trabalhar suas emoções e buscar seus objetivos na vida e dessa forma voltar a ficar atenta a tudo que a cerca e principalmente ao seu interior.

Olá!
É importante entender como chegou-se a conclusão de que tristeza demais "gera" esquecimento.
Se foi uma análise clínica, por um psicólogo, certamente outros fatores devem existir e, nesse caso, seria importante também compartilhar conosco.
Se for uma avaliação/percepção pessoal, é imprescindível um processo terapêutico para identificar as verdadeiras interações de sintomas, causas, possibilidade diagnóstica, etc.
Boa sorte e fico à disposição.

Olá! Tristeza é uma condição passageira, podendo acontecer a qualquer pessoa em qualquer momento da vida, é um sentimento que sempre virá com um motivo, já a depressão é uma doença com intenso sofrimento, não precisa ter um motivo aparente.Pessoas depressivas ou com intensa sensação de tristeza podem ter esquecimentos, devido a lentificação dos pensamentos, assim como outros fatores também estão associados, como sono, drogas,ansiedade, deficiências de vitaminas, etc. Espero ter ajudado. Coloco-me a disposição!

Olá ! A depressão está associada à tristeza profunda e entre seus sintomas consta o esquecimento e a dificuldade de concentração. Basicamente, isso tem relação com mudanças fisiológicas cerebrais, no hipocampo, especificamente, e com a dificuldade de interesse na vida de um modo geral, pois a pessoa passa a se concentrar no que está sentindo e isso pode dificultar o acesso a lembranças e compromissos. Espero ter ajudado. Fico a disposição, Gislaine Chaves.

Olá! A depressão diminui a atenção geral de quem vive o transtorno, o que dificulta a retenção de novas memórias, uma vez que a pessoa se encontra mais voltada aos seus estados interiores.

No geral o tratamento da depressão demanda acompanhamento psiquiátrico e também psicoterapêutico.

Caso tenha mais dúvidas, fico às sua disposição

A tristeza pode gerar a diminuicao da energia e isto pode afetar tudo em voce. O normal e que a tristeza passe com um tempo normal de luto pelo que gerou a tristeza. Se esta tristeza se prolonga demais indica ser depressao e precisa ser tratada. Existem muitas fontes de ajuda : 1. Um psicologo especializado em psicoterapia 2. Ajuda psiquiatrica 3. cultivar Saude espiritual 4, exercicios fisicos 5. Sono sadio etc. Existe cura.

Tristeza é um afeto normal e da vida e por si não traz outros prejuizos. Não existe um prazo estipulado e nem um quantum de tristeza que cada um de nós deve sentir. Determinado evento afeta mais um do que outros e isso faz parte da psique humana. No mundo contemporâneo, existe um empuxo à felicidade: o que deveria ser uma busca, passa a ser obrigação. Se você não está feliz como é esperado pelo outro, você é diagnosticado com uma patologia. Se sua tristeza é demais para você, se afeta teus relacionamentos amorosos e teu trabalho ou estudo, se está inibindo suas atividades e te deixando inerte, procure um Psicólogo Clínico ou Psicanalista e inicie um tratamento. Caso contrário, não. Um dos maiores Psicólogos, depois de 2 anos de luto pela morte da esposa, quando os amigos sugeriram que estava com depressão, respondeu que não havia um tempo pré-determinado para alguém chorar por uma perda, logo o pesar que sentia era absolutamente normal.

Sabemos que estresse, ansiedade e depressão são inimigos da memória, já que estão envolvidos com o hormônio do estresse o qual afeta a área do cérebro responsável pela gravação e manutenção das nossas lembranças. De maneira que sim, tristeza demais pode em médio e longo prazo causar problemas de memória. Esse é mais um motivo para quem está passando por algum momento de profunda e persistente tristeza procurar ajuda profissional e não continuar a viver isso sem a ajuda devida.

Olá. A tristeza não causa esquecimento em si. Não há nada disfuncional do ponto de vista neurológico.
O esquecimento é um resultado possível (nem todos o experimentam), em razão de ficar hiperfocafa na sensação interna resultando em baixa concentração e displicência.
Não se preocupe. O esquecimento é passageiro. No entanto, se você precebe que a tristeza está evoluindo, é recomendável procurar um profissional em sua cidade.

Abraços

Olá, a tristeza é uma emoção que denota dificuldade de aceitação da realidade. Em casos de perdas, frustrações faz parte da natureza humana. No entanto, se perdura por muito tempo, pode causar esquecimento, fadiga levando a depressao. É importante buscar ajuda de um psiquiatra e psicólogo. Psi Cristina

Olá.
É importante uma avaliação detalhada dos sintomas. Caso essa sua tristeza seja um dos sintomas de depressão, significa que há um foco em pensamentos negativos sobre você, os outros e o futuro. Desta forma, outras questões acabam se tornando concorrentes com os pensamentos negativos, por isso você se esquece de outras coisas.
Na depressão, há um desequilíbrio neuro químico e consequentemente dificuldades de concentração. Procure estes dois profissionais: psicólogo e psiquiatra.

Olá! Sabe-se que emoções e estados de ânimo são reguladores de aquisição, formação e evocação de nossas memórias. Então a tristeza demasiada pode estar afetando sua memória, mas existem outros fatores que podem estar gerando este esquecimento. Procure um Psicólogo ou Psiquiatra para que possam te avaliar. Abraço.

Com novas pesquisas neurológicas sobre o transtorno depressivo pode-se verificar seu impacto em áreas do processamento cognitivo do cérebro que estão ligadas ao hipocampo, uma das áreas responsáveis pela memória. Isso interfere e traz prejuízos à memorização e acesso às lembranças já registradas. Lembrar que todo trabalho terapêutico juntamente com o medicamentoso pode trazer benefícios em como manter atenção e foco no que precisamos registrar. terapia não impacta somente no humor, mas também nos processos cognitivos dos pacientes.

Olá! A tristeza que você está sentindo já se prolonga por meses? Se a resposta for sim, te aconselho procurar ajuda de profissionais na área de saúde mental pois você provavelmente desenvolveu um quadro depressivo. A tristeza é momentânea, já a depressão persiste nesses sentimentos de tristeza profunda, bem como outros sintomas fazem parte do quadro como: cansaço fácil, insegurança, pensamentos negativos, irritabilidade, angústia, desânimo, esquecimento e dificuldade de concentração, entre outros. Indico procurar um psiquiatra para que ele possa medicar e um psicólogo para que possam ser trabalhadas suas questões emocionais que contribuíram para o desenvolvimento do transtorno.

Tanta tristeza faz com que a gente fique “preso” aos mesmos pensamentos e acabamos deixando de lado tantos outros que estão no nosso dia a dia. E isso às vezes faz com que fique mais triste, por possivelmente sentir que “está sem o controle da situação.” É importante saber que a tristeza é comum e vamos ter que encarar ela varias aos longo da vida, mas temos que ficar atentos quando dura muito tempo e começa a atrapalhar no seu dia a dia, na sua rotina. Espero ter ajudado :)

As memórias são um processo que dependem do estado emocional de um individuo, se estamos contentes nos lembramos de coisas boas , mas quando estamos depressivos , tristes as memórias que nos invadem são negativas. Nosso cérebro fica super ativado para uma imensidade de acontecimentos amargos e cegos para o que acontece de bom ao nosso redor. Como nosso hipocampo apresenta-se diminuído quando estamos tristes e deprimidos e funcionado em modo letárgico , nossa resposta para os eventos se torna lenta, isso não quer dizer que estamos perdendo as memorias, mas a resposta cerebral é mais lenta . Tanto o Hipocampo ( sede das memórias ) , como Amígdala ( nosso botão de pânico ) estão diminuídos e atuando deficitariamente. Aqui entram os profissionais psiquiatras e psicólogos , sim precisamos dos dois; os primeiros para equilibrar quimicamente o cérebro e os segundos para ensinarmos a sairmos do ciclo vicioso de negativismo que se instala quando estamos deprimidos e tristes.

A tristeza profunda contínua e os esquecimentos são sintomas, entres outros, da depressão. Existem explicações sobre a química dos neurotransmissões e alterações funcionais do cérebro que provocam a demanda. Tendo em vista estes fatores vale salientar a necessidade do diagnóstico e do tratamento medicamentosos psiquiátrico até mesmo pra certificar se de fato é a depressão ou demandas de outra natureza. A Psicoterapia será fundamental como recurso terapêutico, facilitando meios de superação dos sintomas recorrentes, trabalhando as habilidades, as crenças e os comportamentos que reforçam os sintomas e suas alterações funcionais do cérebro, ou caso, estes efeitos sejam resultados orgânicos. Fico a disposição.

A depressão mexe também com a parte cognitiva, todo o nosso cérebro funciona de forma mais lenta, por isso a pessoa pode ter problemas de atenção, memória a curto prazo, raciocínio lógico e até a de movimentos, no caso do idoso pode ser confundido com demência, se não tiver uma boa avaliação.

Tristeza é um sentimento momentâneo e saudável até certo ponto, entretanto se esse sentimento não passa, e começa a surgir, apatia, desesperança, falta de prazer pela vida esses podem ser sintomas de depressão.
A depressão pode sim causa esquecimentos.
O ideal é buscar auxilio de um psicólogo ou psiquiatra para o tratamento dessa questão.
Os estudos sobre o temas já são vastos e os tratamentos cada vez mais eficazes.

Boa noite. A tristeza tem sempre algum motivo. E na maioria das vezes a pessoa tem esquecimento em alguns casos devido ao fato de querer esquecer algo que tenha acontecido. Na terapia a pessoa vai se descobrindo e reconhecendo os dispositivos que estão fazendo ela ter esquecimento. É claro que na consulta com um psicologo você poderá entender melhor.

Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!

Especialistas

Ana Paula Moreira

Ana Paula Moreira

Psicanalista

Ilha Do Governador

Jenifer Longo de Carvalho

Jenifer Longo de Carvalho

Psicólogo

São Paulo

Madson Lima de Oliveira

Madson Lima de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Ana D´Araújo

Ana D´Araújo

Psicanalista

Natalia Reic

Natalia Reic

Terapeuta complementar

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 822 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.