Porque vocês psicólogos e/ou psiquiatras acham que o bullying é predominante no ambiente escolar,

10 respostas
Porque vocês psicólogos e/ou psiquiatras acham que o bullying é predominante no ambiente escolar, ou seja, é praticado mais por crianças e adolescentes?
O praticamente de bullyng não tem uma idade específica, o que ocorre é que em crianças ou adolescentes por terem menos recursos de defesa são mais enfatizados os cuidados e danos psíquicos que podem ocorrer. Mas o adulto, idoso também podem sofrer.Porque o bullyng é um problema social, toda a sociedade está sujeita, enquanto não houver respeito pelo outro.
Gd abraço!
Denise

há também o fato de que no cenário escolar há maior vigilância, dos profissionais envolvidos e dos pais, bem como a importância das questões relativas à identidade e relacionamento com os pares na idade escolar. Abraço!
O anglicismo "bullying", também passível de tradução para "assédio", "intimidação", e que tem uma correspondência com a palavra "bulir", muito comum no nordeste do Brasil, representa, na sua origem em inglês ameaça ou efetivo dano a alguém mais fraco a fim de forçá-lo a alguma coisa. Nesse sentido, podemos ver que o "bullying" pode acontecer, e efetivamente acontece, em diversos outros contextos além do escolar, como no trabalho, na política, no ambiente militar em geral, etc.
Isto posto, creio que a impressão de maior incidência de "bullying" no ambiente escolar esteja ligada ao uso mais frequente deste termo nas mídias, sendo certo que o "bullying" entre adultos, por exemplo, costuma ser chamado de assédio moral.
De certo é que este é um problema frequente em diversos campos, e que deve ser enfrentado ao menor sinal.
Espero ter ajudado. Sempre às ordens.
O homem é um ser político e social , o Bulling pode ocorrer em qualquer idade , ambiente e cultura , e se trata de uma perversão social abominável de prejuízo amplo individual e coletivo , com sérias consequencias e sequelas.
Faço minhas as palavras do colega Sandro de Souza Mesquita.
Olá!
Bullying pode ocorrer em qualquer idade, infelizmente. Também pode ocorrer em diversos contextos sociais e não apenas na escola. Já tive casos nos quais os irmãos e família em geral praticavam bullying.
Acredito que as escolas estejam cada vez mais atentas à essa realidade, debatendo o tema, buscando caminhos educacionais para evoluirmos e alcançarmos relacionamentos mais saudaveis.
Talvez seu questionamento expresse visões mais isoladas.
É uma questão de nomenclatura. Na vida adulta em ambientes de trabalho este mesmo fenômeno costuma ser chamado de Assédio Moral na literatura científica. Claro que o fenômeno no ambiente escolar e no trabalho tem suas peculiaridades, porém estamos falando do mesmo fenômeno.
Deixando diferenças linguísticas de lado que, por exemplo, em inglês já não procedem, procuro adivinhar o motivo da sua pergunta. Pois tenho que assumir que você não sabe o quê está perguntando, mas isto, não posso imaginar.

A minha resposta é simplesmente sociológica. Falar de adolescentes está na moda, pois os pais se preocupam. Acho importante tambêm que nos outros ambientes onde o bullying é frequente, ou seja, no trabalho e na família, as hierarchias estão claras, e quem tem poder pode ser o bully sem ser considerado culpado salvo casos graves. Quantas crianças sofrem de bullying em casa e ninguém liga! Em casos de bullying horizontal, como acontece entre trabalhadores e entre irmãos, o bully costuma ser coberto pela autoridade. Não existe bullying horizontal num senso estrito, pois quando acontece, a autoridade competente não interveio como devia e deve ter motivos para isto. Na escola, no entanto a autoridade se mantêm afastada. Ai aparece o bullying. Mas é hipocrisia.
Fala-se muito do bulling no ambiente escolar, pois é um dos ambientes onde a prática é mais frequente, porém não existe uma idade específica ou mesmo um ambiente específico para o bulling ocorrer.
Alguns podem ser muitos nocivos já outros nem tanto.
Agradecendo sua pergunta, digo que seu comentário é muito pertinente. O bullying é um fenômeno presente também em outros cenários além da escola. Um funcionário, por exemplo, pode sofrer bullying por outros colegas de trabalho ou por um superior hierárquico. O bullying nada mais é que uma modalidade de violência física ou psicológica praticada de forma continuada. Na escola, os prejuízos são psicológicos e na aprendizagem. Cada caso de ocorrência de bullying merece intervenção e análise em todas as suas peculiaridades.