Posso utilizar a hipnose para resgatar a memoria e lembrar o que aconteceu em determinado dia?

9 respostas
Posso utilizar a hipnose para resgatar a memoria e lembrar o que aconteceu em determinado dia?
Sim, é possível resgatar memórias do passado utilizando técnicas de regressão de idade com a hipnose.

A regressão de idade é útil para detalhar as lembranças que estão na consciência da pessoa, ou para trazer à superfície memórias que não são lembradas de modo consciente.

É importante buscar um profissional especializado em hipnose, seja ele médico ou psicólogo.

Respeitosamente,

Olá!
Concordo com o Dr. Fábio e também com a Cristiane, mas é importante ressaltar o quanto a hipnose, em psicologia, servirá apenas como um instrumento a mais para o tratamento.
A hipnose possibilita a revivência de situações com cargas emocionais doloridas sem a presença da emoção perturbadora, ou seja, se você tem um trauma, por exemplo, e não consegue falar sobre ele, em um processo hipnótico você conseguiria falar.

Hipnose não deve ser vista como terapia, mas como parte dela.

Cordialmente,
Gisele Lloret. - Psicóloga da Infância e Adolescência.
Sim, é possível resgatar memórias do passado utilizando técnicas de regressão de idade com a Hipnoterapia, para trazer à superfície, memórias que não são lembradas enquanto estamos conscientes . É importante buscar um profissional especializado em hipnose, ( curso presencial com certificado), não importando sua graduação, apenas procure se informar sobre o profissional. Aproveite a experiência!
Sim a regressão de memória pode ajudar na acesso as memórias ... concordo com alguns colegas. A hipnose é uma ferramenta muito eficaz na maioria dos casos é o paciente precisa ter consciência de que ele é peça fundamental para obter êxito do que precisa. E lembrando da importância de procurar um profissional qualificado ...
Bom dia. Apenas com uma avaliação presencial se poderia determinar a eficácia da hipnose no caso específico que você descreve. Procure um psicólogo adequadamente capacitado e exponha a sua questão, para receber melhores esclarecimentos sobre essa técnica e suas possibilidades. Abraços!
A Hipnose facilita a recuperação de memórias, mas em todo caso essa recuperação precisa ser muito bem avaliada.

Toda vez que estamos lembrando de algo nós estamos reescrevendo essa memória de alguma maneira que, dificilmente será absolutamente precisa no seu conteúdo.

Assim, este conteúdo pode ser mascarado, redesenhado, sobreposto, transformado, causando uma sensação de lembrança que na verdade pode ser falsa. (Exemplo: Posso me recordar que o piso da casa da minha avó era vermelho, mas na realidade nunca foi vermelho, mas por algum motivo quando eu me lembro de um evento específico eu o vejo na minha memória tendo o piso vermelho).

Com todos os devidos cuidados, o acesso à memórias é facilitado pelo uso da hipnose.
Existe técnicas nas eficiente para resgatar memorias, como processo de regressão ou ate mesmo microfisioterapia. Procure um bom terapeuta que lhe ajude neste conflito e lhe indique a melhor técnica a ser aplicada.
Caso esta memória tenha uma carga emocional alta, sendo positiva ou negativa, sim é possível resgatar mais detalhes sobre a memória, se sua mente permitir.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me chamar pelo WhatsApp. O número está no meu perfil.
Pode sim. Sou hipnoterapeuta.