Possuo uma hérnia lombar L5S1 extrusa. Fazem 3 meses e 15 dias que estou em uma crise (primeira ocor

7 respostas
Possuo uma hérnia lombar L5S1 extrusa. Fazem 3 meses e 15 dias que estou em uma crise (primeira ocorrência) com dores muito fortes. Tenho tomado Dorene (2 capsulas de 75 mg) e amitprilina (1 comprimido de 75mg) 1 vez ao dia. Além disso, tomo tramal 100mg ou codeína 2 vezes ao dia para aliviar as dores. Comecei Pilates (2x na semana) e fisioterapia (2x na semana) há 1 mês e meio. Em todos os locais que pesquisei encontrei a informação de que após 3 meses a dor passa a ser crônica. Isso é uma certeza ou existem casos de recuperação posterior a esse período? No caso de hérnia extrusa as chances de reabsorção são maiores?
Dr. Rian Souza Vieira
Ortopedista - traumatologista
Ribeirão Preto
Olá, não é certeza que se torne crônica. A imensa maioria das hérnias não necessita de tratamento invasivo. Sim, hérnias extrusas , principalmente as sequestradas tem maior chance de reabsorção. Mantenha seu seguimento e reavaliação periódica. Existem muitas opções antes de uma cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Siga as orientações do seu médico.
Dr. Vagner Paiva
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Boa noite. Após 03 meses de dor essa tem uma grande chance de se tornar crônica. Medicação adequada, fisioterapia e infiltrações na coluna podem aliviar as dores sem necessariamente realizar cirurgia.
Dr. Amir Daher
Ortopedista - traumatologista
Pindamonhangaba
Quanto antes dizer o tratamento melhor é o resultado. A cirurgia, dependendo da técnica utilizada, é resolutiva, acaba com todos esses sintomas indesejáveis que está apresentando. Após 3 meses de dor ela passa ser crônica, é a definição de dor crônica: dor por mais de 3 meses seguidos. Procure seu médico e pense que a conduta cirúrgica resolve o seu problema com baixíssimos riscos. Agende sua consulta para melhor tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta ortopedia e traumatologia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Ewerton Borges de Souza Lima
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Olá! A dor causada por uma hérnia de disco lombar L5-S1 extrusa pode, sim, melhorar após 3 meses, mesmo que já esteja considerada crônica. O tempo de recuperação varia muito entre os pacientes e depende de fatores como tamanho da hérnia, resposta ao tratamento conservador e estilo de vida.

Estudos mostram que hérnias extrusas têm boas chances de reabsorção espontânea pelo organismo ao longo do tempo, principalmente se estiverem associadas a fragmentos migrados para o canal vertebral. Esse processo pode levar de 6 meses a 1 ano.

O importante é continuar com o tratamento conservador, incluindo fisioterapia adequada, fortalecimento muscular e controle da dor. Se os sintomas persistirem ou houver piora, pode ser necessário avaliar a possibilidade de intervenção cirúrgica.

Agende uma consulta para analisarmos seu caso com cuidado, ajustar o tratamento, e, se necessário, solicitar exames complementares para avaliar a evolução da hérnia.
Dr. Iann Alas Pavan
Ortopedista - traumatologista
Cariacica
Boa tarde! Entendo totalmente sua preocupação — e você está se cuidando muito bem até aqui.

A dor passar de 3 meses não significa que será crônica para sempre. Muitos pacientes com hérnia extrusa melhoram mesmo após esse período, especialmente com fisioterapia e pilates bem conduzidos. E sim, hérnias extrusas têm maior chance de reabsorção natural com o tempo, em comparação com protusões menores.

Se a dor ainda está muito intensa mesmo com todo esse tratamento, vale reavaliar com imagem recente e discutir outras opções como infiltração, bloqueio ou, em último caso, cirurgia.

Se quiser uma avaliação cuidadosa e orientação personalizada, fico à disposição pra te ajudar — tanto presencialmente quanto por telemedicina!
Dr. Thiago Tronco Salerno
Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor
São Paulo
Olá, tudo bem? Isso é pertinente e exige mais conhecimento do seu caso em específico para orientação personalizada. Inclusive tenho um programa que otimiza os resultados na recuperação e reabilitação de pacientes com essa e outras questões ortopédicas. A melhor forma de tratar adequadamente e evitar uma possível cirurgia é realizando acompanhamento próximo com orientações precisas ao paciente e demais profissionais (fisioterapeuta, educador físico, demais médicos especialistas). Muitas vezes podemos ainda aproveitar recursos como infiltrações para atingir o resultado definitivo. Nos casos que realmente a cirurgia é a melhor opção, quanto antes isso for esclarecido e o paciente souber dos riscos e benefícios, melhor para economizar tempo e dinheiro. Posso fazer uma avaliação com diagnóstico qualificado e apresentar quais seriam as melhores opções de tratamento para seu caso. Meu objetivo é deixar o problema no passado e fazer você retornar suas atividades sem essa perturbação. Fico a disposição para seguir ajudando de forma ativa.

Especialistas

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Carolina Lanzanova Duré

Carolina Lanzanova Duré

Cirurgião pediátrico, Cirurgião geral

Santa Cruz Do Sul

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Stephanie Pedrazza

Stephanie Pedrazza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Londrina

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Hernia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.