Prescrever FLORAL BACH é exclusivo de um psiquiatra? E quais efeitos colaterais pode causar?

10 respostas
Prescrever FLORAL BACH é exclusivo de um psiquiatra? E quais efeitos colaterais pode causar?
Não é exclusivo de médico psiquiatra.
Terapeutas florais são pessoas que se especializaram nesse tipo de tratamento e o preescrevem com base em seus sintomas e sistema de crenças e enfrentamento.
Para conhecer mais detalhadamente sobre este tipo de compensação, converse com um profissional habilitado,que esclarecerá suas dúvidas, baseado no tratamento indicado especificamente para você.

Boa sorte e grande abraço

Olá!

Não é exclusivo dos psiquiatras porque a legislação brasileira não considera os florais como medicamentos. Sendo assim, diferentes profissionais (e muitos que não são da área da saúde) prescrevem esse produto sem ter uma preparação para isso.
Apesar de parecerem inofensivos, é possível ter o que os terapeutas florais chamam de "reação catártica" que poderia se manifestar com vomito, diarréia e até piora do quadro inicial. Por isso é tão importante que o profissional tenha, de fato, uma formação e experiência com os florais.
Já os medicamentos homeopáticos podem ser prescritos não só por psiquiatras, mas também outros médicos e também dentistas.
Abraço!
A prescrição medicamentosa (alopatica e homeopática) é de uso do profissional médico. Florais são medicamentos à base de essencias de flores. O Conselho de Psicologia não aprova que profissionais da área façam qualquer prescrição desse tipo.
Florais são vendidos em famácias de manipulação e qualquer um pode ter acesso, assim como medicamentos alopáticos que não dependam de uma prescrição médica. O importante é sempre consultar um profissional habilitado na área para analisar e entender os sinais e sintomas que o paciente está apresentando. Deve-se ter muito cuidado com a automedicação.
Suzana Lyra
Neuropsicóloga
Não é exclusivo de Psiquiatra, é tratamento alternativo, eu credito que melhor para trabalhar com isso é médico Homeopata,pois além da formação no conhecimento se do funcionamento do ser humano médica, tem a capacidade de unir outros conhecimentos, com o todo e normalmente vão além, tem conhecimento de medicinas orientais, tipo chinesa, indiana etc.. onde há uma integralização maior entre o sintoma e os órgãos, e assim, tem mais capacidade de orientar e observar, o tratamento com resultados mais pareados com os resultados desejados.
Esta é só uma opinião, que possa somar na tua tomada de decisão.

Abraços
Maria Perpétuo
As respostas das colegas são muito boas só gostaria de acrescentar que medicamentos (Alopáticos, Homeopáticos e fitoterápicos) devem serem prescritos por médicos e, alguns poderão ser indicados por um(a) farmacêutico(a).

Florais são remédios, assim como canja de galinha, colo de mãe, também, são remédios. Por isso, não é exclusivo que a indicação seja de um psiquiatra.

Remédios são todos os recursos terapêuticos que agem para a promoção do equilíbrio do indivíduo. Contudo, é melhor confiar sua indicação para pessoas que tenham conhecimento amplo dos mesmos. Pois, uma simples canja pode não contribuir para atenuar a dor de uma úlcera de estômago, por exemplo. Espero ter ajudado. Forte abraço!
Os Florais de Bach não são exclusivos da medicina. Por não se tratar de remédios, qualquer pessoa pode manejá-los mas é conveniente que sejam profissionais que tenham estudo de corpo e experiência neles. São retirados de flores e seu uso bastante benéfico principalmente se receitados por médicos homeopáticos .
Olá, há pessoas que atende a este tipo de terapia que geralmente fazem cursos sobre isso. Mas sei que o Conselho Federal de Psicologia não aprova a prática pelo Psicólogo no Brasil. Porém, veja qual a sua necessidade junto a um profissional de Psicologia. Desta forma é possível pensar num plano de tratamento adequado a sua situação. Espero ter ajudado.
Olá! Floral de Bach é um tratamento no campo das terapias alternativas, assim como a acupuntura, reiki, entre outros, que utiliza a essência das flores para ação terapêutica. Profissionais que utilizam os florais devem ter passado por cursos livres para atuarem nesse campo, independente de sua formação acadêmica, portanto não é exclusivo e nem principal ferramenta do psiquiatra.
Os florais são indicados para tratar desordens num campo mais sutil , não atuam no campo físico, embora seus efeitos sejam percebidos no todo da pessoa. Assim quem está autorizado a prescrever esta terapeutica são aqueles que tem formação nesta ferramenta e principalmente tenham a sensibilidade de entender as desordens nos campos mais sutis.
Os florais foram estudados e desenvolvidos por Edward Bach que era patologista e bacteriologista e ele tomou conhecimento da obra de Christian Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia e ficou surpreso quando Hahnemann percebeu há 150 anos atrás assim como ele a importância da personalidade do indivíduo na doença sofrida pelo mesmo. Bach então combinou tais princípios com seus conhecimentos da medicina ortodoxa e desenvolveu os 7 Nosódios que são vacinas orais feitas a partir de bactérias intestinais que purificam o trato intestinal como efeito para o estado geral de saúde do paciente. Bach ao invés de realizar exames bacteriológicos para determinar qual vacina tomar ele analisava as condições emocionais do paciente e a personalidade do mesmo. Em um dado momento ele quis substituir as vacinas por um método mais natural, suave e puro. Ele passou a estudar as plantas e desenvolveu seu método de forma homeopática e as prescreveu segundo a personalidade de seus pacientes tendo resultados satisfatórios imediatos.
Os florais de Bach são prescritos por terapeutas que estudam e tem o conhecimento de manejar as essências energéticas extraídas das flores e que tem como objetivo transformar estados mentais emocionais negativos em positivos.
Um psiquiatra ou psicólogo só pode prescrever os florais de Bach tenho o conhecimento e a formação em terapia floral. Portanto, independente de sua formação acadêmica é crucial o profissional ser um terapeuta e saber manejar as essências.

Espero ter ajudado