Psiquiatra ou psicologo? qual se deve procurar quando esta com suspeita de depressão.

17 respostas
Psiquiatra ou psicologo? qual se deve procurar quando esta com suspeita de depressão.
Os dois profissionais são igualmente habilitados para fazer a primeira avaliação. Caso você procure inicialmente um(a) psicólogo(a), que entenda que seu caso necessita de medicação, ele lhe encaminhará para um(a) colega psiquiatra. Caso você procure um(a) psiquiatra que entenda que é necessário psicoterapia, lhe encaminhará para um(a) colega psicólogo(a). Mas de um modo em geral, o tratamento costuma ser conjunto, ou seja os dois ao mesmo tempo. Existem evidências científicas que, para quadros moderados de depressão a psicoterapia sozinha funciona, assim como a medicação sozinha funciona, porém psicoterapia+medicação tem um resultado melhor do que uma das modalidades sozinha. Espero que tenha ajudado na dúvida. Um abraço.

O psicólogo tem a capacidade de avaliar o grau da depressão e o quão impossibilita a vida do paciente.
A procura pelo psiquiatra deve ser feita apenas quando a psicoterapia sozinha não é suficiente, pois os medicamentos tem a capacidade de aliviar os sintomas, dando a falsa sensação de que a questão está sob controle.
É importante a combinação dos dois, ambos profissionais desempenham um papel fundamental no tratamento da depressão procure profissionais indicados por conhecidos isso facilita.
Tu pode procurar qualquer um dos dois, tanto faz, mas acho que sempre é importante procurar a psicoterapia do que somente a medicação. A conversa é extremamente terapêutica e muitos estudos apontam que a medicação pode ser inclusive perigosa se a psicoterapia não é realizada junto. Em muitos casos, a medicação não é necessária.
Ambos os profissionais tratam a depressão e podem fazer uma avaliação inicial. Em geral, estes profissionais trabalham em conjunto. Para casos leves a graves a psicoterapia está bem indicada. Para casos graves( por ex, com ideaçao e risco suicida) o tratamento medicamentoso, acompanhamento psiquiátrico e uso de antidepressivos+outras medicaçoes é fundamental. Deve-se ficar atento para a diferenciação entre depressão unipolar ou bipolar, pois o tratamento medicamentoso muda.
Faça o conjunto dos dois tipos de tratamento. Sairá com mais eficiência deste tormento.
Tanto o psicólogo como o psiquiatra são profissionais que podem auxiliar no tratamento da depressão ou diagnosticar sua suspeita.
O psicólogo ajudará nas questões emocionais que são de extrema relevância na ajuda do tratamento.
A depressão não só envolve o emocional, mas a parte física, pois envolve também a parte química do corpo.
Dessa forma, dependendo do grau em que a doença se encontra, o paciente pode se encontrar em profunda apatia não conseguindo reagir e procurar ajuda por esforços que dependem da vontade e disposição física.
Nesse caso a ajuda de medicamentos o ajudará a reagir e a iniciar um tratamento médico e psicoterapeutico, ambos de considerável importância. Um abraço.
O tratamento da depressão pode envolver os dois profissionais dependendo da gravidade do transtorno, o tratamento multidisciplinar é sem dúvidas muito mais eficiente. A primeira consulta pode ser feita por qualquer um das especialidades e certamente um bom profissional irá indicar a outra especialidade concomitantemente durante o trabalho terapêutico.
Olá!! Vale ressaltar que a psiquiatria busca aliviar os sintomas da depressão com uso de medicamentos. Já a psicoterapia feita pelos psicólogos, vai tratar o sintoma propriamente dito, de forma a buscar o entendimento das causas e alívio de forma geral!! Em alguns casos é fundamental o tratamento com o psiquiatra juntamente com o psicólogo para um melhor resultado!
Procure um Psicanalista na sua região para dar encaminhamento a essa questão.
Os dois especialistas citados são essenciais. Como tratamento você pode ter muitos benefícios com o uso do bio e neurofeedback, em conjunto com os profissionais questionados.
A depressão não cura sozinha.

Quando esta doença se instala, faz-se necessária a intervenção especializada para não correr o risco da depressão evoluir interferindo negativamente na sua qualidade de vida

Para fazer um tratamento adequado, você deve procurar um médico ou psicólogo.

Caso vá a um psicólogo este, se necessário, te encaminhará a um psiquiatra para que você faça de forma concomitante o tratamento psicológico e o farmacológico.

Se inicialmente você for a um psiquiatra este analisará se será preciso prescrever medicamentos ou se será suficiente você procurar um psicólogo ou psicanalista para tratar a doença sem a utilização de remédios (esta possibilidade existe no caso de depressão leve e portanto você deverá procurar ajuda o mais rápido possível evitando que a enfermidade se agrave).
Para melhor eficiência no resultado. Procure os dois.
Inicialmente você pode procurar qualquer uma das duas áreas, porém no caso de depressão geralmente é feito um tratamento conjunto, terapia com um psicólogo e medicamentoso com um psiquiatra.
Olá, boa tarde
Depressão é uma doença que deve ser levada a sério. Você deve procurar primeiro um psicólogo, este fará uma avaliação para descobrir qual o grau depressivo que você está. Se estiver num nível alto, será muito recomendado a entrada de um psiquiatra no tratamento. Este irá te receitar medicamentos para ajudar a tratar dos sintomas causados por essa doença. Assim, você estará recebendo os melhores cuidados neste momento difícil.
Olá, o ideal é que acompanhamento seja tanto psicológico quanto psiquiátrico, são tratamentos que se complementam
Você pode procurar primeiro o profissional que esteja mais acessível pra você, ou seja, um psicólogo ou psiquiatra que você já conheça e confie. Ou um profissional que alguem próximo a você lhe indique. Muitas vezes almejamos o que não está imediatamente acessível por um mecanismo de fuga mental. Por exemplo, talvez você conheça um bom psicólogo, mas deixa de consultar com ele por um pensamento do tipo: "Acho melhor procurar um psiquiatra!" E entao, às vezes, acontece, de voce postergar e acabar não agendando nenhum dos dois.
Sempre há sinais no nosso caminho indicando aonde ir, basta aprendermos a identificá-los.