Quais são os sintomas da esquizofrenia?

4 respostas
Quais são os sintomas da esquizofrenia?
A esquizofrenia, assim como uma quantidade significativa dos problemas psicológicos descritos e catalogados nos manuais diagnósticos, tem por base a tensão/ansiedade, podendo ir ao delírio, a sensação de estar fora do corpo, etc. Mas importante para o paciente do que conhecer o nome do problema, é perceber se está padecendo prejuízos emocionais na sua vida de relações de todos os dias. Se estiver sofrendo, é importante procurar ajuda terapêutica. O auto diagnóstico não ajuda propriamente o paciente, pois o que ele quer e precisa é superar a situação que lhe incomoda. E para isso é necessário psicoterapia, muitas vezes aliada a medicamentos, que farão apenas o apoio ou bengala química, para que a pessoa possa recuperar-se e retirar o uso do medicamento. Portanto, sempre que a pessoa estiver padecendo de sofrimento emocional ela deve procurar ajuda profissional. Os diagnósticos são apenas um modo dos profissionais classificarem a variação dos problemas. O importante é tratar!

Complementando o que a colega Ana Manzzon comentou, existem também os chamados sintomas negativos da esquizofrenia como a apatia, falta de iniciativa, perda de prazer nas atividades que antes davam prazer (anedonia), alogia (que é produzir menos " pensamentos"), isolamento social. Não necessariamente um paciente com esquizofrenia vai apresentar todos estes sintomas (tantos os citados pela colega, quanto os sintomas negativos). Tanto é que muitos profissionais utilizam a divisão da esquizofrenia em vários Subtipos, como a Paranóide (que existem mais delírios e alucinações), Hebefrênica (que existe uma grave desorganização de todos os aspectos do paciente), Catatônica (em que o paciente pode, por exemplo, ficar parado por dias na cama sem fazer nada, sem se higienizar, alimentar-se, sair da mesma posição). Estes fatores vão fazer com que, pacientes com quadros muito diferentes, tenham todos o diagnóstico de Esquizofrenia. Atenciosamente
Os sintomas da Esquizofrenia podem ser basicamente ser dividos em positivos( delirios e/ou alucinações com perda de contato com a realidade e desorganização do pensamento) e negativos(apatia, embotamento ou achatamento dos afetos, negativismo, catatonia).
A Esquizofrenia é considerada como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizada pela alteração do contato com a realidade (psicose).
É um trastorno psíquico caracterizado por dois ou mais dos seguinte sintomas por pelo menos um mês:
-Alucinações ( visuais, sinestésicas ou auditivas);
- Delírio;
- Fala desorganizada (incompreensível);
- Catatonia e / ou sintomas depressivos;
- Paranóia.