Quais são os sintomas da esquizofrenia?

4 respostas
Quais são os sintomas da esquizofrenia?
A esquizofrenia, assim como uma quantidade significativa dos problemas psicológicos descritos e catalogados nos manuais diagnósticos, tem por base a tensão/ansiedade, podendo ir ao delírio, a sensação de estar fora do corpo, etc. Mas importante para o paciente do que conhecer o nome do problema, é perceber se está padecendo prejuízos emocionais na sua vida de relações de todos os dias. Se estiver sofrendo, é importante procurar ajuda terapêutica. O auto diagnóstico não ajuda propriamente o paciente, pois o que ele quer e precisa é superar a situação que lhe incomoda. E para isso é necessário psicoterapia, muitas vezes aliada a medicamentos, que farão apenas o apoio ou bengala química, para que a pessoa possa recuperar-se e retirar o uso do medicamento. Portanto, sempre que a pessoa estiver padecendo de sofrimento emocional ela deve procurar ajuda profissional. Os diagnósticos são apenas um modo dos profissionais classificarem a variação dos problemas. O importante é tratar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando o que a colega Ana Manzzon comentou, existem também os chamados sintomas negativos da esquizofrenia como a apatia, falta de iniciativa, perda de prazer nas atividades que antes davam prazer (anedonia), alogia (que é produzir menos " pensamentos"), isolamento social. Não necessariamente um paciente com esquizofrenia vai apresentar todos estes sintomas (tantos os citados pela colega, quanto os sintomas negativos). Tanto é que muitos profissionais utilizam a divisão da esquizofrenia em vários Subtipos, como a Paranóide (que existem mais delírios e alucinações), Hebefrênica (que existe uma grave desorganização de todos os aspectos do paciente), Catatônica (em que o paciente pode, por exemplo, ficar parado por dias na cama sem fazer nada, sem se higienizar, alimentar-se, sair da mesma posição). Estes fatores vão fazer com que, pacientes com quadros muito diferentes, tenham todos o diagnóstico de Esquizofrenia. Atenciosamente
Os sintomas da Esquizofrenia podem ser basicamente ser dividos em positivos( delirios e/ou alucinações com perda de contato com a realidade e desorganização do pensamento) e negativos(apatia, embotamento ou achatamento dos afetos, negativismo, catatonia).
A Esquizofrenia é considerada como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizada pela alteração do contato com a realidade (psicose).
É um trastorno psíquico caracterizado por dois ou mais dos seguinte sintomas por pelo menos um mês:
-Alucinações ( visuais, sinestésicas ou auditivas);
- Delírio;
- Fala desorganizada (incompreensível);
- Catatonia e / ou sintomas depressivos;
- Paranóia.

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.