Quais são os sintomas de aviso que caracterizam alguém com Transtorno da personalidade borderline?

4 respostas
Quais são os sintomas de aviso que caracterizam alguém com Transtorno da personalidade borderline?
O transtorno borderline se caracteriza por uma instabilidade generalizada do humor, relacionamentos pessoais, da identidade e impulsividade. Alguns sinais de aviso são: sentimentos crônicos de vazio, irritabilidade crônica e hipersensibilidade a críticas, descontrole da raiva e agressividade, atos de auto-mutilação como mecanismo de alívio da dor psíquica e um constante medo de abandono nos relacionamentos íntimos.

As principais características para o TBP são: Medo de abandono, Raiva Intermitente, Mudanças de Humor, Vazio existencial, Impulsividade, Auto Mutilação, Ideações suicidas
Lembrando que para um individuo ter TBP precisa apresentar pelo menos 5 características apresentadas acima.
Instabilidade nas relações interpessoais , na autoimagem, dos afetos e de impulsividade acentuada que surge na vida adulta e esta presente em vários contextos .Alguns comportamentos são:
Esforço desesperado para evitar abandono, impulsividade, gestos ou ameças suicidas ou de comportamento automutilação , sentimento cronico de vazio, raiva intensa e inapropriada ,
No transtorno de personalidade borderline esses padrões se apresentam como difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos.
São observadas 5 características principais:

- Desregulação emocional: reações emocionais intensas, muitas vezes relacionadas a episódios depressivos, crises de ansiedade, irritabilidade e crises de raiva intensas;
Desregulação interpessoal: relações intensas e conflituosas, muitas vezes marcadas por inúmeras tentativas para evitar o abandono de pessoas importantes;
Desregulação cognitiva: despersonalização, dissociação e delírios após eventos estressantes.
Desregulação comportamental: comportamentos de ameaça de suicídio, parassuicidio, comportamentos autoagressivos e impulsivos (como por exemplo: uso excessivo de substancias, sexo, compras, entre outros);
Desregulação do self: Definido como uma percepção volúvel de si mesmo, marcada por frequentes expressões de sentimentos de vazio e solidão.