Quais são os sintomas de uma pessoa que tenha transtorno de personalidade bordeline?

2 respostas
Quais são os sintomas de uma pessoa que tenha transtorno de personalidade bordeline?
A pessoa apresenta, ao longo da vida, com início ao final da adolescência ou começo da vida adulta, uma grande instabilidade, em várias áreas: emocional, profissional, interpessoal. Estas pessoas tendem a idealizar os relacionamentos e, com isto, a ter picos de amor e ódio; sofrem frequentemente de sensações de vazio intenso; têm em geral grande medo de perder relacionamentos mas, por seus comportamentos, frequentemente os perdem. Frequentemente iniciam várias áreas de estudo ou trabalho e passam de uma para a outra, por não se sentirem satisfeitas por períodos tão prolongados quanto as pessoas normais. Frequentemente sofrem de fases de ansiedade intensa, sintomas depressivos e mesmo, eventualmente, sintomas psicóticos. A frequência de uso de drogas também é maior nesta população, assim como reação atípica a medicamentos, com muito efeito placebo (sentir-se bem de modo não correspondente à ação farmacológica da medicação) e nocebo (sentir efeitos ruins da medicação que não são compatíveis com seus efeitos colaterais). Na prática, não é raro vermos com diagnóstico errado de transtorno borderline, pessoas que na verdade apresentam transtorno bipolar, pois o transtorno bipolar não suficientemente controlado também pode levar a muitas oscilações e sintomas como os acima descritos.

Bom dia! A pessoa com transtorno de personalidade borderline ficam no limite entre neurose e psicose, seu comportamento, humor, afeto, relações objetais e autoimagem são demasiadamente instáveis. Surge no início da vida adulta uma instabilidade extrema nas relações interpessoais, da autoimagem, da impulsividade e dos afetos. É possível que esteja presente em 1 a 2% da sociedade e duas vezes mais frequente em mulheres do que em homem. Comum apresentarem em seus parentes de primeiro grau depressão grave, uso abusivo de álcool e outras drogas.