Quais transtornos mentais não impedem que o indivíduo seja hipnotizado? Alguma 'forma ou intensidade

11 respostas
Quais transtornos mentais não impedem que o indivíduo seja hipnotizado? Alguma 'forma ou intensidade' de Alzheimer ou sindrome de down não impossibilitam a hipnose?
A hipnose, atualmente, raramente é usada como intervenção. A hipnose tem vários estágios e os resultados almejados também diferem. Certamente, naquilo que exigir uma integridade total das capacidades mentais, tanto o Alzheimer quando a s. de Down podem interferir. O grau de interferência depende do que se quer atingir com a hipnose e do grau de comprometimento cognitivo da pessoa.

Quaisquer pessoas que não tem a capacidade de atender as recomendações do hipnoterapeuta ficam impossibilitadas de passar pelo processo, não somente as pessoas que tem Alzheimer ou Down mas também aquelas que se recusam ou tem medos ou bloqueios. Sou hipnoterapeuta e tenho muita experiência em lidar com pessoas que tem esse tipo de bloqueio. Normalmente, com alguns minutos de conversa eu consigo eliminar esses medos e explicar que a hipnose é somente um estado natural da nossa mente.
Não há uma regra geral para quem consegue ser hipnotizado ou não. O que influencia e muito é a qualidade do vínculo terapêutico, a confiança depositada no hipnoterapeuta para a realização do processo e a capacidade de seguir as instruções do hipnoterapeuta.
<boa tarde- concordo com o prof. Marcos pessoas que tem dificuldade de comprensao estao impossibilitadas de realiyar hipnoses e gostaria acrescentar que precisa tambem o interesse e desejo da pessoa se envolver no processo. Fico a sua disposicao. sou pos graduada em hipnoses ericksoniana.
A hipnose clinica e uma estrategia de neurociência sugestiva cognitiva, portanto qualquer rebaixamento ou perdas de neurônios não vai responder com eficiência as técnicas.
Olá boa tarde!! A pessoa p fazer hipnose precisa estar aberto ao objetivo do trabalho. Provavelmente, a pessoa com Alzheimer e Down dependendo do grau, não terão esse entendimento. Portanto, provável não atingiram o objetivo do trabalho.
A experiência com a hipnose é subjetiva, cada pessoa reage de uma forma e depende muito de como será a forma da indução, existem diversas formas de estabelecer um transe hipnótico, acredito que é válido se permitir independe do rótulo do diagnóstico que foi dado, pode ser uma experiência muito terapêutica se aplicada de forma ética.
Talvez o Down com leve comprometimento consiga sim entrar no transe hipnótico almejado na hipnoterapia. Seguindo instruções. Na realidade quando estamos focados em algo, profundamente concentrados , estamos em transe hipnótico. Um filme interessante que me absorve. Já a doença de Alzheimer muito comprometida fica bem difícil usar sugestões. Está bem debilitado cognitivamente.
Na verdade não é uma questão de pontuar pessoas com determinado tipo de transtorno ou diagnóstico, mas o quanto ela consegue utilizar a escuta focada, atentação e concentração para absorver os comandos transmitidos pelo terapeuta.
A hipnose erickssoniana permite vários níveis de indução, a eficácia do tratamento depende muito da compreensão de linguagem, podendo o terapeuta conseguir o engajamento do paciente para uma psicoterapia semanal, com uma boa vínculação ocorre o rebaixamento de resistências e o aproveitamento desde recurso. Ericksson costuma dizer, "todo paciente contém em si a chave para sua própria cura" é preciso encontrar um terapeuta hábil em manejar a técnica. Boa sorte!
A única contra indicação para a hipnose são os transtornos mentais graves...Alzheimer também, por não fazer distinção entre a imaginação e a realidade,.tendo em vista que a memória de curto prazo está prejudicada;No caso da Síndrome de Down é possível realizar a hipnose avaliando a capacidade imagética do paciente.