Qual abordagem usar para alguém, cuja orientação seja homosexual e a mesma sofre preconceito na sociedade

9 respostas
Qual abordagem usar para alguém, cuja orientação seja homosexual e a mesma sofre preconceito na sociedade e, principalmente na família ?!
Indico a Psicanálise Lacaniana, que tem como princípio ético e técnico possibilitar um espaço de escuta possibilitando o sujeito de afirmar no seu estilo na Cultura.

Att

Danilo Alves da Cruz

Prezad@,

As diferentes abordagens de psicoterapia podem contribuir para esta situação desde que conduzida por um profissional qualificado. Como uma das maiores dificuldades encontra-se na família, uma abordagem que trabalhe com família pode vir a ser uma boa opção.

Segue a nomenclatura de algumas abordagens de psicoterapia:

Terapia Cognitivo Comportamental
Psicanálise
Terapia Sistêmica
Terapia Corporal
Gestalt

Fico à disposição para outras informações
As escolhas da vida têm suas implicações. Com frequência as pessoas que tem condutas que se distanciam ao da maioria sofrem preconceito. Em relação a sexualidade pior ainda. O peconceito existe sim mas talvez a pessoa nao consiga lidar bem com a propria homossexualidade. um tratamento pode ajudar nisso e ai todas as abordagens sendo bem conduzidas podem resolver.
Dr Claudio Ferreira
Salvador Bahia
Primeiramente devemos investigar se a pessoa em questão está em conflito ou em harmonia com suas escolhas. O trabalho com a família é recomendado mas não mandatório. A Psicanálise e um trabalho bem desenvolvido de Individuação podem ajudar esta pessoa a lidar com sua família e com a sociedade.
Fiquei em duvida se a sua pergunta se refere a abordagem psicológica mais apropriada ou a maneira melhor de uma pessoa homossexual lidar com esses problemas. Responderei nos dois casos. Todas as abordagens psicológicas podem ajudar alguém que passe por essa dificuldade, basta que o profissional tenha uma boa formação e siga os aspectos éticos da profissão. Para quem sofre esse tipo de preconceito a minha orientação é reconhecer que vivemos em uma sociedade ainda com muito preconceito, o que causa muita violência e sofrimento. Existem algumas formas da pessoa tentar diminuir tal sofrimento, seja em estratégias coletivas, como por exemplo a participação em coletivos, formação de uma rede de amizades que possa dar suporte, procurar orientação em instituições educacionais que possam orientar a família sobre a homossexualidade; ou estratégias individuais, tais como a psicoterapia. Essa pode ajudar o homossexual servindo como um suporte para viver nessa sociedade preconceituosa.
Entre as opiniões e sugestões dos meus colegas me reservo de sugerir também a abordagem psicodramática na qual se pode trabalhar o grupo familiar por inteiro e pode facilitar a compreensão e respeito das diferenças de cada membro da família. Nossa sociedade ainda é muito preconceituosa, aceita a homossexualidade mas...basta que não comigo o us meus filhos. Procure ajuda de um psicologo/a para não estar ou se sentir sozinho.
Olá, boa tarde.
Escolher uma abordagem é algo muito pessoal, todas funcionam de uma maneira diferente. Você precisa ver com qual você mais se identifica. Eu atendo nas linhas: Gestalt - Terapia e Terapia Sistêmica, esta última seria muito importante, você buscar, a terapia sistêmica tem como foco principal o indivíduo integrado ao seu contexto relacional. Nós somos seres em relações. Essa abordagem enfatiza olhar o quanto o indivíduo impacta o seu meio e o quanto o seu meio o impacta, propondo um distanciamento da visão linear de mundo para uma visão voltada para suas redes e suas relações, sejam estas familiares, profissionais, escolares, de amizade ou amorosas. Durante as sessões, o cliente começa a aumentar sua consciência a respeito de si mesmo e de como sua história pessoal, e principalmente familiar, interferem em seu modo de ver, entender e relacionar-se com a realidade. Através dessa linha terapêutica, adquire-se a capacidade de enxergar os fatos de diferentes perspectivas, de forma a tomar as melhores decisões para levá-lo à mudança e à melhoria nos relacionamentos.

Acho que seria interessante você buscar um profissional com esta linha, pois você está tendo problemas familiares.

Quanto a homossexualidade a Gestalt- Terapia desenvolve no cliente o auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança, algo importante para você neste momento.
Olá, acredito que uma psicoterapia de família poderia ajudar nas relações entre os familiares, para que a família possa entender melhor e aceitar a homossexualidade. Mas nem sempre isso ocorre e caberá, então, ao homossexual aprender a lidar e viver com isso, se aceitando e se entendendo. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Olá, a psicoterapia pode auxiliar essa pessoa a aprender a lidar com situações diversas da vida, inclusive com seus familiares. Espero ter ajudao.