Qual diagnostico diferencial entre Parkinson e Esclerose Múltipla?

3 respostas
Qual diagnostico diferencial entre Parkinson e Esclerose Múltipla?
Imagino que sua dúvida seja o que é usado para diferenciar essas duas doenças, e isso encompassa:

- Os sintomas (D. Parkinson tem tremores de repouso, lentidão dos movimentos, rigidez e desequilíbrios, enquanto Esclerose Múltipla tem déficits focais, o que significa perda de alguma atividade neurológica - visão, equilíbrio, força de um braço ou perna, etc),
- A evolução (D. Parkinson é lentamente progressiva, enquanto a maioria das formas de esclerose múltipla ocorre como "surto-remissão", o que significa que são episódios de instalação rápida de um déficit - perda súbita de força, de coordenação motora, etc - retornando depois, talvez não por completo,
- Os exames (excetuando cintilografia com trodat-1 - exame novo no nosso meio, dispendioso e nem sempre necessário - não existem exames específicos para D. Parkinson, e o diagnóstico é clínico. Na Esclerose Múltipla, há lesões cerebrais e/ou medulares na ressonância, alterações no líquor, etc).

Um abraço!

Olá! As duas são doenças bem diferentes: Esclerose múltipla, na maioria das vezes, acomete mais mulheres jovens, causando "surtos" de fraqueza muscular, formigamento, alterações visuais. O exame de ressonância mostra lesões cerebrais e até medulares.

Parkinson acomete mais pessoas em idade pouco mais avançada, em geral, gerando sintomas mais lentamente progressivos, com lentidão de movimentos, rigidez muscular, dificuldade de marcha e na maioria das vezes o tremor em repouso.

Grande abraço!
As 2 condições são bem diferentes, apesar de teoricamente ser possível de ocorrer lesões da esclerose múltipla que podem cursar com parkinsonismo. O neurologista deve avaliar criteriosamente com um exame físico detalhado, um história clinica completa e analisar com cuidado a ressonância para chegar a conclusões.